Os Frutos da Terra

Os Frutos da Terra Knut Hamsun

Resenhas - Os Frutos da Terra

kiki.marino 12/06/2022

Esta é uma obra bem tradicional e simples comparado aos outros trabalhos de Hamsun, em escopo e construção psicológica dos personagens, talvez por ser sobre a gente simples ,que ara a terra, pouca educação, porém uma força de vontade e amor à terra que sobrepõe tudo. São a fibra e alicerce que são construídas uma nação.
É a estória davida rural de um homem na Noruega, Isak um desbravador, que encontra uma terra inóspita e a faz frutificar com o seu trabalho .
Épico não diria que é,mas certamente tem seu valor cultural para os noruegueses por ser uma obra do cânon literário do país.

Picón 17/03/2021

No começo você acha um tanto descritivo demais, sem muita psicologia dos personagens. Mas à medida que a história vai se desenrolando, vemos que o modo como os personagens lidam com a natureza e as circunstâncias que os cercam evidenciam seus pensamentos. Vamos nos apegando aos personagens de modo que quando o livro acaba, ficamos querendo mais (apesar de ser um livro um tanto longo).
Os livros de Knut Hamsun merecem uma edição melhor. A editora Itatiaia edita ótimos livros (ótima curadoria), porém as edições deixam a desejar no quesito conforto: páginas alvas, letras pequenas demais, mancha da página grande, capa molenga e alguns pequenos errinhos de revisão.

jota 10/01/2021

ÓTIMO (um fruto especial da cultura norueguesa, a ser saboreado com muito prazer, com “fome” mesmo de grande literatura)
Lido entre 31/12/2020 e 09/01/2021. Minha avaliação: 4,7/5,0

A Noruega, pequeno país em território e população é, no entanto, uma grande nação, reconhecida por seus invejáveis índices de desenvolvimento humano, além de ter dado ao mundo grandes artistas em vários setores da cultura. Caso do dramaturgo Henrik Ibsen (1828-1906) e do escritor Knut Hamsun (1859-1952), dois dos mais prestigiados autores noruegueses de todos os tempos. Hamsun é mais conhecido entre nós por um livro de 1890, Fome, mas foi Os Frutos da Terra, de 1917, que o fez merecedor do prêmio Nobel de literatura em 1920, “uma obra monumental” segundo a Academia Sueca.

O que tornou a Noruega um rico país foi a força de sua gente, que se iguala à dos personagens do livro de Hamsun. Que usa como exemplo de luta pela existência a família de Isak: ele, sua companheira, depois sua esposa, Inger e seus quatro filhos. No início, sozinho, Isak, homem grande e forte, ao mesmo tempo inocente e ingênuo, toma para cultivo e moradia um pequeno pedaço de terra sem dono, próximo da fronteira com a Suécia. Aos poucos transforma o lugar: constrói uma cabana rústica, prepara o terreno para o plantio de víveres, adquire alguns animais e trabalha incansavelmente em meio a condições pouco favoráveis oferecidas pelo meio ambiente. Mesmo quando algumas coisas dão errado ele não amaldiçoa a natureza, ele a compreende e se conforma...

Um dia aparece por ali uma desconhecida, Inger, acolhida por ele, que o ajuda nos pesados trabalhos e que lhe dará filhos. A terra é boa para com Isak e sua família, recompensa por seus grandes esforços, e a vida progride, segue em frente, ele doma novos pedaços de terra, aumenta suas posses. Outras pessoas vão se estabelecendo ou adquirindo terras nas proximidades, outros negócios chegam à região (mineração de cobre) antes desabitada e com isso, novos personagens são incorporados à trama. A história de cada um deles vai sendo contada sem pressa por Hamsun, construindo uma teia de relações entre todos. Mas nem todos são como Isak, simples, honesto, trabalhador, nem mesmo Eleseus, seu filho mais velho, muito diferente do irmão Sivert, nem mesmo alguns conhecidos ou vizinhos.

Nesse caso, marcam presença especialmente Oline, uma velha senhora curiosa e fofoqueira, que consegue mandar Inger para a prisão durante oito anos, enquanto se aproveita de algumas coisas de Isak, ou Brede, um funcionário público preguiçoso e invejoso, pai de outra personagem importante, Barbro. Ela se envolve com seu patrão Aksel, outro trabalhador rural da região, e coloca a liberdade dele em perigo. Quer dizer, ao mesmo tempo em que vemos triunfar o trabalho árduo e a bela relação de Isak com a natureza, o amor pela família, a solidariedade entre vizinhos etc, diante dos nossos olhos desfilam outras facetas nada admiráveis dos seres humanos, como apontou o leitor Itin (@onlyforbooks_): “mesquinharia, inveja, preguiça, infidelidade” etc. E mesmo alguns crimes são cometidos por duas personagens...

Bem, eu não conseguiria descrever aqui todas as qualidades de Os Frutos da Terra, e menos ainda resumir algumas das várias e interessantes histórias que Hamsun reuniu nessa obra envolvente do início ao fim. Os defeitos que encontrei nesse exemplar de 2004 foram na tradução direta do norueguês por Guttorm Hansen, mas que não interferem no entendimento do texto, a capa, que tem uma ilustração nada atraente, assim como a nem tão bem cuidada edição da mineira Itatiaia. O prefácio de Aluízio Medeiros equivale a uma pequena biografia de Hamsun, útil para quem desconhece o premiado autor norueguês.

AleixoItalo 12/12/2020

Tal qual uma semente humana lançada no Jardim do Ėden, Isak chega numa terra erma e começa a "se multiplicar", construindo com os próprios braços o que viria ser o seu lar. A partir daí acompanhamos a chegada de novos moradores, o crescimento da região, da família e o mais importante, o desenvolvimento destes ao passar dos anos.

Utilizando-se de um molde universal da literatura, replicado infinitas vezes (como em Cem Anos de Solidão), Frutos da Terra é um ode ao desenvolvimento e mostra a luta do homem contra a natureza, o surgimento de um assentamento humano que progride inexoravelmente a medida que seus personagens vão ficando pra trás.

Contrapondo outras obras, onde o conflito humano é mais tempestuoso e a natureza mais inclemente, vemos aqui uma obra idílica, um quadro do campo pintado nas suas cores mais vistosas. O avanço humano sobre a montanha é cadenciado, mas inexorável. As mazelas do dia a dia nada mais são do que meros incômodos na vida do homem, criação perfeita de Deus e fadado a dominar os elementos.

Grande destaque do livro é a miríade de personagens que povoam suas páginas. Tais quais peças de xadrez, homens e mulheres memoráveis se espalham pela montanha e desempenham funções diferentes no crescimento da região, cada qual com características e anseios próprios. Personalidades ímpares que expandem a humanidade presente no livro e várias vezes contrapõe a vida pastoral com a modernidade.

Frutos da Terra é uma obra de caráter identitário retratando um povo em sua época e mesmo idealista, Hamsun não falha em criar humanos reais: mesquinharia, inveja, preguiça, infidelidade, infanticídios (seria Hamsun espalhando os pecados capitais no seu Éden?), dão a esse épico suas necessárias nuances!!!

Cília 04/07/2012

Um hino em louvor ao homem do campo.
Li este livro há mais ou menos trinta anos e agora fazendo a releitura constato que, mesmo com as folhas meio amareladas,continua belíssimo.
A história é toda contada ao redor do personagem-símbolo Isac, um homem quase primitivo, com uma força monumental e um caráter de igual tamanho. Procurando um lugar para iniciar uma vida, encontra uma encosta cercada de floresta onde constroi uma cabana para ele e suas cabras.O lugar é no norte da Noruega, ermo e isolado, sendo que a vila mais próxima fica a alguns quilômetros distante.Acompanhamos durante o livro inteiro a relação de Isac com Inge, sua mulher, seus filhos, a tia Olie e seus vizinhos que aos poucos vão se estabelecendo ao redor da propriedade Sellanraa.Para Isac, nada era mais importante que o campo: o campo era o seu mundo ,e o trabalho, a pecuária e a lavoura eram as suas aventuras, a sua vida.
Além desse personagem fascinante temos: Inge, uma mulher de seus trinta anos,forte,com lábios leporinos que é uma companheira, ajudante e incentivadora perfeita para Isac; a alegria que demonstra quando aos poucos conseguem adquirir um relógio,uma máquina de costura,um porco ou um ferro faz com que Isac se encha de orgulho.Ela sofre, vai presa mas seu lugar será sempre Sellanraa.
Oline, a tia de Inge,vive se intrometendo,astuta traz sempre novidades da vila mas foi de grande ajuda durante a prisão de Inge.
Os filhos de Isac, um igual ao pai, outro que não gosta do campo.
Acompanhar a saga dessa família por muitos invernos e verões foi um dos momentos mais prazerosos que tive neste ano.
Claufe 28/12/2016minha estante
Knut Hamsun é um dos maiores escritores de todos os tempos. Dele, além de "Os frutos da terra", vale muito a pena ler "Fome" e "Vitória"

Maurano 01/04/2018minha estante
Conheci Knut Hamsun aos quinze anos, quando, como sócia do Club do Livro, recebi o livro "Um vagabundo toca em surdina",. Me apaixonei. Li depois "Fome", "Pan" e, para mim o melhor de todos, o inesquecível "Frutos da Terra". Minha admiração pelo escritor só ficou abalada quando soube que ele apoiou a invasão da Noruega, sua terra natal, pelos nazistas. Mas, mesmo assim, minha admiração por sua obra não ficou abalada. Excelente! Lea

PY3LTK - Twitter @py3ltk 03/08/2020minha estante
Estou interessado em conhecer. Descendo de alemães agricultores.