O Quebra-Nozes

O Quebra-Nozes Alexandre Dumas
E. T. A. Hoffmann

Resenhas - O Quebra-Nozes

Carvalho 15/12/2023

"Como Marie, você pode encontrar lá todo tipo de coisas maravilhosas, se tiver imaginação para vê-las."

Marina.Castro.F 29/12/2022

Duas histórias em um livro
Apesar de gostar de livros infantis, esse não me prendeu muito. Acho que o fato de serem duas histórias semelhantes em um mesmo livro (apesar de trazer a tona a interessante diferença de perspectiva dos auditores) tornou a experiência cansativa. Destaco aqui os papéis de gênero tradicionais enfatizados por Dumas, e a necessidade da criação de uma cultura alemã durante o processo de unificação na versão de Hoffman como os pontos que mais me chamaram atenção. No mais, gosto mais das adaptações para o cinema e para o ballet do que da história em si.

Edilaine 03/12/2022

Uma leitura rápida e fluída. Gostei bastante desse clássico. A escrita foi gostosa de acompanhar. Uma história fofa.

luizasouzan 27/12/2023

De volta a infância
Esse livro me fez simplesmente voltar a infância, a forma que ele retrata a história da Marie, a história do quebra nozes e simplesmente incrível

Leitura extremamente fluída, um livro que te prende ( tirando uma parte que é um pouco chata por conta da forma minuciosa que ele descreve o local)

Uma leitura que todos deveria fazer desde crianças a adultos. Um clássico né?!
liamoraess 28/12/2023minha estante
Pretendo ler mais clássicos pro ano que vem, vou adicionar na lista!

Ana Paula Carretiero 03/01/2024

Esta edição da Zahar apresenta duas versões: a original de Hoffman e a versão francesa de Alexandre Dumas.
Dumas insere alguns elementos da cultura francesa, mas eu gostei mais da versão original, que é mais objetiva e muito bem escrita.

Tiago 19/12/2022

Um livro clássico essencial...
Sempre me chamou atenção a história do famoso soldadinho de chumbo, essa edição é um pequeno primor, duas versões de uma história, duas maneiras de refletir a época afetiva do ano. Essas histórias sempre nos lançam um desafio, preparar os olhos e o coração pra embarcar no espírito da época...

belless 29/12/2023

O quebra nozes
Neste livro lemos as duas versões do conto Quebra Nozes, a clássica e a original.
Os dois contos são muito bons mas esperava que fosse um pouco mais natalino do que realmente foi.

Marcela 21/02/2020

Recomendo
Um ótimo livro para passar o tempo, com detalhes maravilhosos de uma história fascinante...

Vicente 31/01/2023

O quebra-expectativas
Não dá pra dizer que um clássico é ruim, se o fosse não teria se tornado um classico, mas posso dizer que não gostei.
O Quebra-nozes é uma leitura entediante, terminei por mais por uma questão de honra que por gosto. O que chama a atenção é o fato de ter sido concebido como literatura infantil, como as crianças da época liam coisas rebuscadas... Mas acredito que vale conhecer por ser um clássico. Recomendaria mais a versão de Dumas do que a original de Hoffman, pois apesar das diferenças serem poucas, Dumas consegue mexer na cadência da história, deixando-a mais ritmada.

estherdeos 20/01/2023

O livro é bom mas pra mim acabou ficando cansativo terem as duas versões, é interessante conhecer as duas mas também acaba sendo cansativo na segunda por ser a mesma história kk
Mas de forma geral gostei das duas histórias, as diferenças são mais nos detalhes, o enredo geral é o mesmo e gostei de conhecer a história do clássico que é O Quebra-Nozes.
A primeira acabou sendo mais interessante pra mim justamente pela novidade..
Mas vale a leitura

liliane.angelo 31/12/2020

Na véspera de Natal, Marie e seu irmão Fritz ganharam de seu padrinho Drosselmeier um quebra nozes em forma de boneco, ao qual Marie rapidamente se afeiçoou. Porém, depois que todos da casa já foram para a cama e apenas Marie ainda está na sala à meia luz, os brinquedos ganham vida e, liderados pelo quebra-nozes, travam uma grande batalha contra um exército de camundongos, sob o comando do rei dos camundongos, um pavoroso rato de sete cabeças. Por trás dessa história existem coisas que Marie jamais imaginaria e cabe a ela, e somente a ela, ajudar o seu pequeno e amado quebra-nozes.

Fiz questão de ler na época do Natal e amei a experiência. Fiquei muito envolvida com a história e terminei rapidinho. Essa edição da Zahar traz tanto a versão original, do alemão E.T.A. Hoffmann, quanto a versão do francês Alexandre Dumas, que popularizou a história e inspirou o Ballet russo, composto por Tchaikovsky.

Sofia889 10/06/2024

Foi um dos meus primeiros contatos com a literatura,eu tinha uns 7 anos quando li e fiquei obcecada,pensava no conto por dias e noites e comentava toda hora com meus pais

@thereader2408 27/12/2021

A origem de um grande clássico
"O quebra-nozes" é um dos grandes clássicos da literatura, da cultura pop, do cinema, do balé e foi incrível conhecer a origem dessa bela história que se tornou um símbolo do natal. A @editorazahar nos presenteou com as duas versões do conto, uma adaptada e traduzida para o francês pelo Alexandre Dumas, pai (1844) e o conto alemão original de 1816 criado por E.T.A. Hoffmann, autor de romances fantásticos e de terror.

Acredito ser impossível nunca ter ouvido falar dessa história, seja por um filme da Disney, da Barbie ou de outro estúdio de animação, como foi o meu caso, um especial de natal, teatro, uma outra história adaptada ou até mesmo em alguma apresentação balé.

Inclusive, o balé foi fundamental para a popularização do conto. O Quebra-Nozes é um dos três ballets compostos por Tchaikovski (além de O lago dos cisnes e A bela adormecida). Estreou em 18 de dezembro de 1892 no Teatro Mariinski, em São Petersburgo, a capital da Rússia imperial, e teve como base a versão de Alexandre Dumas. O ballet se tornou uma grande febre após a versão de Balanchine de 1954 para o New York City Ballet e após ter sido televisionado em 1957 e 1958. Depois disso, especialmente nos EUA, se tornou quase obrigatório apresentar “O Quebra-Nozes” na época do Natal.

Como temos as duas versões nesta edição é impossível não comparar as duas, eu tenho a minha favorita, mas confesso que foi ótimo conhecer dois olhares sobre a mesma narrativa e os dois se complementam bem. Dumas é mais detalhado (não pude não lembrar de Vitor Hugo) e ele explora os vácuos deixados por Hoffman, já este bem conhecido por suas histórias de horror, apresenta um conto mais curto, objetivo e sombrio, típico conto de fadas alemão.

No geral podemos dividir as versões de Dumas e Hoffman em três atos: a guerra, a história do Quebra-Nozes e a exploração de outro mundo. No conto, a pequena Marie (Clara ou Marsha, depende da versão) ganha um boneco de presente do seu padrinho na noite de Natal: um quebra-nozes. E é esse brinquedo que a conduzirá em uma grande aventura que sobreviveu à passagem de gerações!

@thereader2408

Pam 27/12/2021

Leitura divertida!
Desde a infância conheci a história do quebra nozes pelos filmes ( que são incríveis), porém nunca tinha parado para ler o livro e resolvi incluí-lo na minha tbr natalina esse ano. E gostei bastante dessa versão. A narrativa é fluída e divertida. Certamente quero conhecer as outras versões em breve!