O Quebra-Nozes

O Quebra-Nozes Alexandre Dumas
E. T. A. Hoffmann

Resenhas - O Quebra-Nozes

Ana Paula Carretiero 03/01/2024

Esta edição da Zahar apresenta duas versões: a original de Hoffman e a versão francesa de Alexandre Dumas.
Dumas insere alguns elementos da cultura francesa, mas eu gostei mais da versão original, que é mais objetiva e muito bem escrita.

CrAsley0 08/01/2022

Hoffmann é genial
Neste livro de realidade fantástica temos duas versões do clássico Quebra-nozes (a versão clássica e a versão original).

Não existem muitas diferenças entre as duas versões, mas de forma alguma isso torna a leitura de ambas as versões entediantes.

O livro é leve, encantador, com uma pitada de macabro e de ironia. A leitura flui muito bem.

Nas duas versões o narrador interage com o leitor, o que na minha humilde opinião, torna a leitura mais prazerosa.

Ratinha de Biblioteca 16/01/2022

Um conto de fadas um pouco monótono: no início, há bastante descrições e, ao final, a uma aceleração para o final da história. Mas, tem sua graça.

Priscila 10/03/2023

??
Já tinha assistido desenhos e filmes do quebra nozes, mas não conhecia a história por trás dos filmes. Adoro contos de natal e adorei esse! Só essa edição que ficou um pouco cansativa pois tem duas versões do quebra nozes, com poucas diferenças de uma pra outra; mas não tira o mérito do livro. Achei encantadora a história.

Laura 25/01/2022

Interessante
Sempre quis ler O Quebra-Nozes. não fazia nem ideia de como tinha surgido o boneco, achei interessante o livro, algumas partes um pouco cansativas, mas mesmo assim vale a leitura, lembrando sempre que é um conto.

@jaquepoesia 26/01/2022

• O Quebra-nozes
• versão original de E.T.A Hoffmann
• + versão clássica de Alexandre Dumas
• Editora Zahar @editorazahar

Obra do escritor alemão E.T.A Hoffmann que foi traduzida e recriada por Alexandre Dumas (autor dos clássicos Os três mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo, entre outros).

A narrativa se passa na véspera de Natal, em que Marie e seu irmão Fritz aguardam ansiosos pelos presentes. Aguardam em especial os presentes do padrinho Drosselmeier que por ser relojoeiro e inventor costuma presentear as crianças com as mais fantásticas criações.
No entanto as crianças não ficam muito contentes em receberem uma casa cujo os habitantes possuem uma mecânica de movimento. Fritz não consegue esconder seu descontentamento, já Marie de coração bondoso com medo de magoar o padrinho apenas fica quieta a respeito do presente.
Mas não demora muito para que Marie se encante com um boneco quebra-nozes, que também é um presente de Drosselmeier para ela ela e o irmão. Cuidosa Marie escolhe as menores nozes para que o boneco quebre, no entanto seu irmão Fritz escolhe as maiores, o que faz com que o maxilar do quebra-nozes fiquem em frangalhos.
Marie decide então que será a protetora do quebra-nozes até que ele esteja absolutamente recuperado, mas nem imagina que irá viver uma experiência de contos de fadas com seu presente.

Confesso que gostei muito mais da versão de Dumas do que da versão original. Embora em ambas tenha achado que de fato a obra possua certos ares sombrios. Maldições, beleza transformada em feitura, rato de sete cabeças, enfim, rs ainda bem que não li na infância!

Trecho da apresentação de Priscila Mana Vaz: O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos (Nussknacker und Mausekönig) foi escrito no ano de 1816 e publicado pela primeira vez em um volume intulitulado Contos de fadas infantis (Kindermärchen).
O mais interessante sobre o Quebra-Nozes de Hoffmann é justamente o fato de ele atrair crianças e adultos, demonstrando assim que o autor não escreveu para um único público.
Leiam esse clássico!

vbkaioldr 30/01/2022

Clássico
Um ótimo clássico e uma ótima data para se comemorar. Se passando o Natal, o quebra-nozes realmente é encantador, uma escrita formal, mas bem fluida, mas creio que o final seja meio insuficiente e com uma leitura desgastante para algumas pessoas.

Dré 21/12/2022

Quebra nozes
Gostei da história, mas tinha uma ideia diferente de como seria, talvez pela influência da história contada nos filmes. O livro é curto e tem muitas ilustrações. Vale a pena ler

Anne Balbueno 17/11/2023

Um clássico
Amei essa edição por conter as duas histórias desse clássico. Com um prefácio muito legal, uns dos meus balés preferidos ganhou meu coração.

É um conto de fadas antigo e me deu a sensação de ser criança assistindo ao Barbie Quebra-Nozes de novo.

Amei muito e as ilustrações são lindas!

Tiago 19/12/2022

Um livro clássico essencial...
Sempre me chamou atenção a história do famoso soldadinho de chumbo, essa edição é um pequeno primor, duas versões de uma história, duas maneiras de refletir a época afetiva do ano. Essas histórias sempre nos lançam um desafio, preparar os olhos e o coração pra embarcar no espírito da época...

Edilaine 03/12/2022

Uma leitura rápida e fluída. Gostei bastante desse clássico. A escrita foi gostosa de acompanhar. Uma história fofa.