Literatura

Literatura Marisa Lajolo

Resenhas -

MarcosQz 14/07/2023

Não costumo fazer resenhas de livros técnicos, já que uso para estudos particulares, mas é impossível não falar de Literatura - ontem, hoje, amanhã, de Marisa Lajolo.

Maria escreve de forma deliciosa, o que torna ainda mais gostosa a leitura, não considero o livro nem como exatamente técnico, já que é mais como uma conversa com as pessoas leitoras que se interessam pelo tema, pois ela escreve de forma aberta, simples, sem floreios e palavras difíceis, além de exemplificar tudo o que o diz.
Em seu livro ela no explica o que pode ou não ser literatura, o que depende da época, do período, do lugar, além de contextualizar o que é e o que foi "clássico" e porque são chamados dessa forma.
O livro apresenta várias dicas de outros livros e escritores durante a leitura, o que o torna ainda mais enriquecedor.
Para quem gosta de literatura, esta obra é essencial.

Reader Za 06/03/2023

Uma deliciosa viagem no tempo ?
Um livro de literatura para leigos, com uma linguagem acessível. Parece uma conversa com aquela amiga próxima, sobre livros, autores e sobre a literatura, não só como matéria escolar, mas como organismo vivo.

A história que começa muito antes dos livros, que vem lá dos pergaminhos e papiros, dos mitos contados de geração em geração, até virar material escrito, primeiro para poucos e depois para muitos.

Relato poético, do que foi e ainda é considerado literatura no mundo, e com carinho especial pelo Brasil, seus autores, autoras e cultura tão rica.

Outro tópico interessante trazido pela autora é o porque tantos consideram algum tipo de autor ou obra literária superior a outras? com tiradas e frases espirituosas. ?

Uma pena que é introdutório e não aprofunda muito nos assuntos. Mas quem sabe no futuro a autora nos presenteie com um novo livro mais avançado?

Dafne.Allane 12/01/2023

O que é literatura?
Ótima introdução sobre os estudos de teoria literária, apresentando uma linguagem leve e descontraída que faz excelente uso da relação entre o locutor e o interlocutor.

Biblioteca Álvaro Guerra 07/12/2022

O livro faz uma imersão até a antiguidade e passeia pela historia dos gêneros literários, explorando-os.
Lajolo passa de Homero ao rap paulista, de novelas de cavalaria à crônica de jornal, do soneto ao haicai. E, com todas as cartas em jogo, já de volta à era digital, dos hipertextos, da computação gráfica, o leitor é levado a uma imagem mais nítida do que se poderia entender por literatura hoje.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788539307227

Yara Prado 10/09/2022

Um livro rápido e despretensioso, bem humorado e repleto de citações ótimas. Foi uma leitura enriquecedora e com questionamentos interessantes, gostei muito.

Clari 14/04/2022

Livro fantastico pra quem eh da area de letras, literatura ou mesmo da area da educacao. Eu tive que ler por causa da faculdade, mas acabei adorando

Victor.Mendes 08/03/2022

Linguagem, Língua, Literatura & Letras...
Este livro introduz o leitor a Literatura, proporcionando uma boa base sobre a história e sobre os fundamentos da matéria. A autora aplica o bom humor e a quebra da terceira parede para conduzir o leitor durante a narrativa. Muitas referências e informações valiosas são usadas neste livro.

Leituras di Macondo 01/02/2022

Bate-papo sobre a literatura e leitura
Lajolo traz uma conversa, ela passa o livro todo a nos convidar à leitura, nos questionar, nos elucidar aspectos a respeito do livro e da literatura no decorrer da História. Suas muitas acepções de possibilidade de representação. Apresenta, sempre nesse tom divertido e acessível, aspectos históricos que envolvem o universo do livro, leitura e literatura. Traz diversas referências classicas e contemporâneas, explica termos que podem parecer difíceis e afugentar leitores iniciantes de maneira leve, fluida, jovial e bastante envolvente.

Achei bem didático e acredito que esse livro pode ser jma ferramenta bem gostosa para ser usada por professores e alunos.

Thiago Duarte 29/01/2022

O que é Literatura?
Antes de começar, preciso dizer que o que escrevi aqui pode ser um pouco de resenha e até mesmo de relato. Mas enfim, te dou a liberdade de enquadrar no gênero textual que quiser.
Sempre defini o objeto Literatura de acordo com o que meus livros didáticos me ensinaram: "Literatura é a manifestação da arte através da escrita". Ou seja, a Literatura, até umas horas atrás, para mim, era um tipo de arte que ocorre através de meios que se utilizam das palavras escritas. Por que eu digo que isso foi até umas horas atrás? É justamente por conta dos conteúdos que tive no meu pequeno progresso enquanto aluno do curso de Letras concomitantemente com a leitura que fiz desse maravilhoso livro “Literatura ontem, hoje, amanhã”, (Note o recurso linguístico “gradação” no título do livro e vai entender melhor ainda) de Marisa Lajolo, onde percebi que essa definição, a qual os materiais didáticos me impuseram, não era nada mais nada nada menos que uma forma de limitar o que de fato é a Literatura.

Pense comigo: dizer que a Literatura é a manifestação artística por meio da escrita, faz com que ela seja limitada, tendo em vista que isso acarreta na exclusão cultural e social, como é o caso dos povos de línguas ágrafas, isto é, povos que não se utilizam da escrita. Essa problemática definição, além de preconceituosa, faz com que esses povos fiquem à margem desse conceito, pois dá a entender que eles não podem ter a literatura como um elemento de composição de sua cultura. Outrossim ainda é que esse conceito conservador faz com que muitos ditem o que pode e o que não pode ser literatura, já que algo pode ser literatura se for apenas clássicos ou se tiver em formato de livros físicos, esnobando assim as novas formas como os e-books, as novelas, o teatro...
Depois que terminei essa incrível leitura, acabei por excluir esse pensamento limitado que acabava acarretando em diversos preconceitos. Gostaria de ressalvar que estou tentando melhorar a cada dia para ser mais distante do conservadorismo, pois ele apresenta diversas falhas, vide essa parte a respeito dos povos de língua ágrafas, pois eles acabam sendo tratados como inferiores por não terem um sistema gráfico para representar a sua língua; logo, não são capazes de produzirem Literatura. O que é uma visão errônea. Puxando um pequeno gancho para o que aprendi nas aulas de Linguística, entro no caso de falar que nós humanos antes de tudo precisamos entender que a escrita é um produto artificial da fala. Nesse sentido, a escrita só existirá enquanto houver fala, pois, senão houver fala, não haverá escrita. A partir disso, podemos ver que a Literatura, além de acontecer na forma escrita, acontece também na forma oral, fazendo com que aquele conceito seja totalmente errado se utilizar.

Além disso, um dos pontos que achei majestoso na leitura é o modo que Lajolo a conduz de forma bem simplória o que facilita e até diverte o leitor. Vale ressaltar ainda que ela a nenhum momento estabelece o que é a Literatura, muito pelo contrário, ela explica se baseando numa linha do tempo de como a noção desse objeto foi evoluindo dos gregos e latinos até a contemporaneidade, fazendo com que o leitor não procure uma resposta exata, mas sim reflita sobrea Literatura.

Desse modo, não adianta definir o que é Literatura ontem ou hoje, pois amanhã existirão outros meios que farão com que essa definição já não sirva mais. Ao meu ver, o melhor modo de se entender a Literatura é pensar de duas formas as quais refleti com as palavras de Lajolo. A primeira é entender que a Literatura tem múltiplas linguagens que vão evoluindo e/ou existindo com o passar do tempo. Por sua vez, a segunda é a de que o que vai fazer algo ser tratado como Literatura ou não é o contexto, a situação em que tal objeto for inserido. Não se atente a procurar uma definição para ela. Na via das dúvidas, se você quer mesmo entender o que é Literatura, Lajolo dá a dica: “O melhor é mergulhar na própria.”

Marília 23/12/2020

Para quem quiser começar a ler sobre livros
Eu resolvi ler esse livro para tentar começar a entender um pouco mais sobre literatura e consequentemente sobre os livros que eu leio e tentar fazer uma crítica melhor.

Acredito que tenha sido uma boa escolha para iniciar porque a autora escreve como se estivesse numa conversa com a gente, o que facilita bastante o entendimento, mostrando a história e deixando vários questionamentos para o leitor.

julia 25/09/2020

Li esse livro pro meu TCC e fiquei absolutamente encantada. O jeito que a Marisa Lajolo fala sobre literatura, ressaltando a importância da gente entender o conceito historicamente sem rejeitar as concepções mais amplas, é absolutamente tudo pra mim.

O texto em si é maravilhoso. Ela conversa com o leitor e não comete os maiores erros de textos acadêmicos: deduzir que temos as mesmas referências que ela e usar uma linguagem rebuscada. Eu aprendi um monte e foi uma leitura prazerosa e essas duas coisas nem sempre andam de mãos dadas.

Virou um dos meus livros favoritos, porque eu sei que volta e meia vou pegar ele de novo pra folhear e pensar em literatura.

Priscila.Pieper 25/02/2020

LITERATURA ONTEM, HOJE, AMANHÃ
Quem nunca se perguntou o que é literatura? Quem nunca ficou confuso com as diversas discussões em torno do futuro da literatura? Se você ama os livros e é daqueles leitores vorazes, com certeza já se deparou com esses questionamentos. .

Neste pequeno manual, a professora Lajolo nos acompanha pela maravilhosa história da literatura. Iniciando com a famosa pergunta, o que é literatura? ela nos guia pela jornada do entendimento e descobrimento das diversas facetas que esta palavra tem. .

Com sua linguagem informal e descontraída, ela nos mostra como e onde surgiram os primeiros textos, na antiguidade clássica, passando por diversos autores clássicos da literatura mundial, em especial da nossa literatura tupiniquim, até chegar ao dias atuais, a era digital. .

De forma sutil, Marisa nos apresenta a literatura de uma perspectiva diferente, provando que a arte é daquelas coisas atemporais, como os vinhos, que com o passar do tempo só melhoram. E se combinados então? Nem precisamos dizer que uma taça de vinho e um bom livro, são capazes de melhorar o humor de qualquer carrasco. .

Mas voltemos…. Voltemos…. Literatura Ontem, Hoje, Amanhã não se limita apenas aos estudantes das letras, ou os letrados, como dizem por aí… Mas é um convite ao conhecimento e à curiosidade dos leigos apaixonados pela arte escrita. Uma verdadeira aula de literatura compilada em 170 páginas, recheada de muita diversão, dicas e leitura, é claro!

Preparem-se, pois a viagem já vai começar! Boa leitura!

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/