Rede de Sussurros

Rede de Sussurros Chandler Baker

Resenhas - Whisper Network

Caroline1402 13/03/2024

6/10
A história narra o cotidiano de uma grande empresa, mais especificamente um departamento, no qual trabalham advogados... A autora capta exatamente o sentimento de mulheres ao estarem ali, sejam elas separadas, estáveis, com filhos pequenos e adolescentes. Me senti ali muitas vezes.

Não é uma leitura ruim mas senti um pouco travada em alguns momentos. Não me agradou o final, pois queria mais justiça por elas, mas fiquei feliz com o geral.

Indico a leitura.

Heloisa 29/03/2021

Interessante
A narrativa que a autora constrói é incrível. Vc se envolve com as personagens e quer sempre saber o que vai acontecer no próximo capítulo.
Minha única ressalva é que, as coisas acontecem paulatinamente durante o livro, numa velocidade espantosamente lenta, quanto que no final o livro é super emocionante.
O tema é incrível, se vc for mulher, vai se identificar demais.
Vale muito a leitura.

Lari 06/09/2020

Sloane, Ardie e Grace, três mulheres incríveis, amigas e advogadas, que entram em uma luta pelas mulheres e pelo que acham certo, para defender a união feminina, contra homens que se acham no direito de fazer o que quiser por serem homens ou ter uma posição de poder no local de trabalho.
Esse é o tipo de livro que toda mulher deveria ler, tem amizade, tem desentendimento, tem união e feminismo. Me arrependo de ter demorado tanto pra ler!

@entre.as.paginas 03/05/2022

Espero que um dia consigamos parar de sussurrar com medo. Espero que um dia possamos falar em alto e bom som o que sofremos sem sermos julgadas ou culpadas pela violência que cometeram contra nós. Espero que um dia ser mulher não seja tão amedrontador.

fernanda antonella 20/06/2020

Obrigatório
Que obra necessária, urgente e importante!

Entrar em contato com esse livro é como ouvir uma história assombrosa de uma amiga que amamos; prestamos atenção com fascínio por ela ter passado pelo o quê passou, e com peso no coração por saber como essa ferida dói.

E nós amamos essas mulheres. Nós somos elas.

Tudo nesse livro é mulher, as protagonistas, as histórias, as frases, os desfechos, a narradora, etc.

Entrou para meus favoritos da vida.

Natty - @oblogdanatty 13/07/2020

Ficção mas que parece tão real!
Três mulheres, Sloane, Ardie e Grace.
Três mães e mulheres bem sucedidas profissionalmente.
Uma empresa chamada Truviv altamente conhecida pelo profissionalismo.
O diretor da empresa veio a falecer e a pergunta que todos fazem é: quem irá tomar o seu lugar? Uma apreensão toma conta por conta de um suposto nome sugerido. O que teria Ames que tanto causa esse medo que ele assuma a direção?
Mas o que escondem as mulheres que ali trabalham?
O que acontece naquele ambiente de trabalho?
O que seria a planilha CILADA?
Histórias interligadas. Quase todas tem algo em comum. Já foram assediadas de alguma forma e naquele local.
Um suicídio ou um assassinato? Ou ainda um acidente?
Nesse livro conhecemos a história não somente destas três mulheres mas algo muito mais profundo, que mesmo sendo uma ficção, se trata de algo tão real, o assédio sexual sofrido pelas mulheres, o seu silêncio e os seus sussurros.
"Estávamos guardando os segredos de quem, afinal?
Os nossos ou os deles?
Que interesses eram protegidos pelo nosso silêncio?"
"Queríamos ser tratadas como homens no ambiente de trabalho pelo mesmo motivo que as pessoas têm smartphones: porque isso facilita a vida."

*Nota pessoal: Interessante por ser um livro de ficção e que ao mesmo tempo parece tão real. Ouvimos essas histórias no decorrer de nossas vidas. E infelizmente por muitas vezes as vozes das mulheres são vistas como mentirosas. Gostei do livro e da forma como foi contado, do suspense e da revolta que nos causa.
Faria uma pequena ressalva pelo começo ser um pouco confuso, mas nada que te impeça de prosseguir. E outro detalhe que me incomodou um pouco durante a leitura, foi por em cada capitulo você começar sem saber quem estava falando, senti falta de em cada capitulo não ter o nome do personagem no título.

Instagram @chacomlivrosdanaty

Patrícia 28/05/2020

Livro super favoritado
Esse livro me prendeu desde as primeiras páginas, eu só queria descobrir o que e como tinha acontecido e além disso é um livro com assuntos muito relevantes.
Ele fala sobre assédio, na história esse assédio acontece no departamento jurídico de uma grande empresa, temos também sororidade e feminismo.
A única coisa que tenho pra falar sobre esse é: LEIAM REDE DE SUSSURROS!!!

Lucas 30/08/2020

Mulheres unidas.
Este é um livro sobre feminismo.

A história tem todos os elementos que gosto num livro: personagens bacanas, trama bem escrita, um mistério, mulheres mais velhas e independentes e uma narrativa bem fluída.

Rede de Sussuros é um livro sobre mulheres e o apoio que uma deve ter na outra. Gostei demais da história de Ardie, Grace e Sloane e como elas se apoiam no momento mais difícil da vida. Sororidade é a palavra; uma busca por companheirismo e apoio no sexo feminino. Um dos melhores livros de 2020.

Nati Lìma 06/02/2020

Rede de Susurros
Eu demorei 4 meses pra ler este livro! Sinceramente, um livro otimo! Seria perfeito se não fosse tão enrolado! Mas após o término, cheguei a conclusão que toda a enrolação era necessária! Só não dei 5??, pelo fato de ter inicialmente abandonado a leitura!

Janaina.Granado 27/08/2020

Uma leitura necessária
Nos tempos que estamos vivendo acho a leitura desse livro muito necessária, aborda a situação da mulher em muitas áreas, seja profissional, maternidade, mostra como somos subestimadas... Enfim... Se puder leiam.

Priih | Blog Infinitas Vidas 17/05/2021

Tema muito necessário, mas com personagens que não cativam
O mistério do livro inicia com alguém que cai (ou é empurrado?) do alto do prédio de uma grande empresa de artigos esportivos, a Truviv. Em seguida, a narrativa passa a alternar entre os acontecimentos prévios à misteriosa queda e as investigações, que são focadas em três amigas, Sloane Glover, Grace Stanton e Ardie Valdez.

À primeira vista, Rede de Sussurros parece ser narrado em primeira pessoa, ainda que não saibamos por quem. Antes da queda fatídica acontecer, há outra morte importante: a do presidente da Truviv, cujo acontecimento funciona como a primeira peça de um dominó, que em seguida derruba todas as outras, pois quem está sendo cotado para substituí-lo é Ames, chefe das três mulheres. Enquanto grande parte da empresa o enxerga como um excelente nome e alguém competente e adequado ao cargo, Sloane e Ardie sabem que Ames é alguém incapaz de de respeitar limites – especialmente se quem os coloca é uma mulher. Quando uma nova funcionária é contratada pelo próprio Ames, Sloane sente um ímpeto de protegê-la dos avanços do chefe e, motivada por esse desejo, ela acrescenta o nome de Ames a uma planilha que tem circulado anonimamente, em que homens são denunciados por assédio sexual (sem saber que isso desencadearia uma série de graves consequências para todos).

O livro é bem contundente nas descrições sobre desigualdades de gênero. Ao longo das páginas, o leitor percebe que não é nenhuma das personagens principais quem está narrando a história, mas sim um coletivo – o “nós”. Esse estilo narrativo se faz valer desse afastamento com a trama em si pra trazer aspectos mais gerais do “ser mulher” no mercado de trabalho. Situações como o fato de que mulheres precisam se preocupar com o envelhecimento enquanto homens são levados mais a sério conforme os anos passam são um exemplo disso. [...]

A história do livro em si é bastante previsível: é fácil acertar quem é o corpo na calçada, assim como é fácil prever o que aconteceu com Rosalita, uma personagem cuja importância vai crescendo ao longo da trama e é um exemplo claro de silenciamento feminino. Mas, apesar da história não conter grandes reviravoltas, o grande mérito de Rede de Sussurros é evidenciar o abismo que existe entre homens e mulheres – no ambiente de trabalho, sim, mas também na vida. O assédio sexual é o principal tema, claro, mas a trama também expõe os absurdos aos quais as mulheres precisam se submeter para conseguirem ser bem sucedidas. A narradora coletiva fala sobre o nosso perfeccionismo, já que mulheres sofrem com a pressão de serem boas em tudo: boas profissionais, boas mães, boas donas de casa. Temos que nos provar três vezes mais para atingirmos o mesmo patamar de um colega homem, e tendo o cuidado de não sermos lidas como agressivas ou teimosas (o que, no caso deles, é visto como firmeza e confiança). Precisamos voltar ao trabalho pouco tempo após parir, mesmo com o nosso corpo e nossos hormônios pedindo por descanso pois, caso contrário, seremos deixadas para trás na guerra corporativa. Essas são apenas algumas situações que Rede de Sussurros expõe de forma precisa e, infelizmente, relacionável.

Se por um lado a crítica social é competente, a trama peca por sua lentidão e por seus personagens nada marcantes. Não consegui me afeiçoar e nem torcer por nenhuma das protagonistas, e isso é um fator que eu levo bastante em consideração ao avaliar uma leitura. Senti falta de um mistério que perdurasse por mais tempo, além de ter me cansado com a futilidade de Sloane. [...]

Rede de Sussurros não atingiu todas as minhas expectativas e acabou sendo uma leitura bacana, mas mediana. Minha recomendação se concentra muito mais nos fatos abordados pela narradora coletiva do que pela trama em si, porque esses sim precisam vir à luz para serem cada vez mais combatidos. [...] O mérito do livro está nessas discussões, e sempre serei a favor de tramas que toquem em pontos delicados que já deveriam ter sido vencidos há muito tempo. E deveríamos fazer isso sem sussurrar, mas gritando aos quatro ventos mesmo.

Resenha completa no blog. Te espero lá! ♥

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2021/05/02/resenha-rede-de-sussurros-chandler-baker/

Andrielle Gomes 25/05/2020

Rede de sussurros
Grace, Ardie e Sloane são amigas que trabalham a anos no setor jurídico de uma das marcas esportivas mais famosas do mundo. Elas possuem como chefe imediato, um executivo de postura reprovável no trato com as funcionárias.

Infelizmente, não é incomum mulheres terem chefes opressores e passarem (ou conhecerem outras mulheres que já passaram) por situações de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.

A figura feminina é sinônimo de luta e resistência na sociedade. Ser julgada como o sexo frágil e ter que se provar diariamente em busca de espaço é uma realidade que muito conhecemos não é?

É ainda mais difícil ter que lidar com o machismo feminino e o descrédito quando reinvidicamos nossos direitos e expomos situações de intimidação, chantagem e violência.

Mas "quando outra mulher se oferece para ajudar, você aceita." (BAKER, 2019). Em Rede de sussurros, a autora faz referência ao termo "whisper network" e ao movimento #MeToo que funciona como uma rede de mulheres que se apoiam, passam informações e divulgam crimes cometidos por homens poderosos.

Rede de sussurros é uma obra de DESABAFO, RESISTÊNCIA e SORORIDADE. Temos um enredo ficcional que incomoda dada a veracidade dos fatos narrados. Temos uma pitada de thriller também, mas o foco do livro não é esse e o desfecho deixa um pouco a desejar.

Por meio de personagens fortes e inspiradoras, Rede de sussurros reforça a afirmação de que podemos ser e fazer o que quisermos e que devemos nos unir e usar nossa voz, seja para sussurrar umas com as outras ou gritar para o mundo ouvir.

Fer 28/11/2020

Livro extremamente necessário! Demorei um pouco pra terminar de ler, pois em alguns trechos sentia uma tristeza profunda por coisas que aconteceram comigo muito atrás. Foi difícil não se identificar com quase todas as situações ou descrições de coisas que somos obrigadas a fazer por sermos mulheres. Enfim, sou muito grata a essa leitura.

Joao Lira 30/05/2021

Resenha de Rede de Sussurros - Chandler Baker
Terminei de ler a nota da autora ao fim do livro e achei interessante. Um livro escrito por uma mulher que constrói uma narrativa feminista sobre mulheres enfrentando todos os seus problemas pessoais e os do mercado de trabalho, principalmente o assédio, não poderia dar errado.
Gostei demais do livro, apesar de achar algumas partes demoradas. Porém essas partes mais lentas são importantes para conhecer os personagens e gerar empatia por eles.
Agora, sobre os temas relacionados à mulher no mercado de trabalho e todas as suas dificuldades, eu achei que foram tratados de formas bem didáticas e, além de aprender, pude até me identificar com alguns deles, enquanto filho de uma Mulher que está presente no mercado de trabalho mas que sofreu mais dificuldades por ser mãe.
É importante dizer que Minha personagem favorita é a Rosalita, porque eu senti muito carinho nela e também uma grande força após ela tomar decisões importantes e depois tem um capítulo específico que ela conversa com outra personagem que se chama Crystal que mostra a potência da personagem de uma forma sutil e isso me encantou.
Enfim, esse livro é um thriller, então acontece algo suspeito e óbvio que as mulheres serão questionadas e culpadas, e como diz, o prólogo do livro, bastava que ouvissem elas e nenhuma tragédia teria acontecido, no entanto como no nosso dia a dia elas são ignoradas, e as consequências é essa história trágica, com várias posicionamentos e vozes feministas importantes mostrando como é viver nesse ambiente de serviço cheio de problemas e de machos escrotos (que não deixam de ser problema, talvez sejam até piores).
Por fim, achei leitura é muito interessante e apesar de eu não estar imerso, empolgado e nem muito apegado com outras personagens em certos momentos da história, eu gostei bastante da experiência em geral.