O Milagre

O Milagre Emma Donoghue

Resenhas - O Milagre

1 | 2 | 3 | 4

Thais.Carvalho 05/04/2023

Uma história intrigante de uma menina que afirma fazer jejum há 4 meses e o caso pode ser considerado um milagre.

Liliane 31/03/2023

Em.1859, uma enfermeira (Lib) é convocada a integrar uma "comissão", para observar juntamnete com uma freira, se há um milagre por trás do fato de Anna O'Donnell não se alimentar a alguns meses.
Num lugar inóspito, entre pessoas que professam a fé católica, cercada por mais mistérios que explicações, Lib se ver envolta na missão mais difícil e impactante de sua carreira.
Fraude ou milagre? O que acontece de fato na casa dessa pobre família de agricultores?
Com uma virada incrível, essa história foi adaptada às telas e encontra-se disponível na Netflix, com bem menos detalhes que no livro, porém com imensa maestria e um cenário e ambientação incríveis.

Ebenézer 11/03/2023

Fanatismo pode ser fatal
Religião é bom ou ruim? Pode se constituir um bem ou um mal, como tudo na vida, dependendo da forma como somos influenciados ou nos deixamos persuadir.
O grande problema surge quando exageramos a dose de qualquer coisa que deveria nos servir para dar algum sentido à existência.
O livro O Milagre aborda a questão religiosa cuja ênfase extrapola os limites da razoabilidade. O drama-trágico concebido pelo livro não se limita tão somente às angústias vivenciadas pelas personagens. Na verdade, o livro retrata com bastante propriedade como as questões de natureza religiosa podem afetar perigosamente a sobrevivência de pessoas inocentes levando-as a situações irremediáveis, inclusive à morte.
Não é de data recente que o cultivo do fanatismo religioso tem levado multidões ao desespero mais profundo, deixando marcas indeléveis em qualquer que a ele seja submetido.
Há, entretanto, muitos casos que são detectados, graças à percepção e ao trabalho incansável de pessoas ?iluminadas? que contestam muitas práticas absurdas, intervindo a tempo.
Um ótimo livro.

Débora 23/02/2023

Reflexivo
Diferente de tudo que já li, demonstra de maneira muito triste como é a realidade da religião quando mal interpretada. Um livro desolador que retrata como uma criança pode ser vítima daqueles que deveriam amá-la, levada a acreditar através da religião erroneamente interpretada de que os pecados dos outros podem ser perdoados através do seu sacrifício. Um final digno para aqueles que realmente a amavam.

Juliana do @jdeoliveiraa 22/02/2023

Bom suspense...
O suspense é muito bom mas quando descobri o que a Anna tinha, a tristeza foi tão grande que gostaria de ter sido avisada antes, sabe? ?
Não funcionou pra mim pois não faz meu estilo de leitura, mas a escrita da autora é maravilhosa e fiquei feliz com o final!

Karina.Calheiros 06/02/2023

Não consegui parar de ler
Em alguns momentos a leitura foi arrastada, mas a curiosidade me fez continuar lendo e me surpreendi completamente com o final. Uma ótimo livro!

Ju Dacoregio 26/01/2023

Gostei bastante, apesar de no início ficar incomodada com a forma que Lib é apresentada, cheia de preconceitos e desconfianças. Claro que havia motivo para isso, mas parece que a todo momento a autora quer frisar o quão cética a enfermeira é. Porém do meio para o final da história todo aquele reforço sobre as desconfianças de Lib é justificado e passei a torcer muito pela personagem.

Ellen Cassiano 25/01/2023

Foi uma leitura bastante reflexiva e com uma premissa envolvente. A autora soube conduzir muito bem a história e em alguns momentos eu pude sentir a frustração, a raiva e todo esse misto de emoções que a Lib (a protagonista) sente.
É um livro que, ao meu ver, se faz muito necessário, principalmente para debater temáticas como o fanatismo religioso e a fé cega que conduz algumas pessoas a cometerem atrocidades iguais a que encontraremos em ?O milagre?.

Eduardo1304 02/01/2023

O Milagre
Anna O'Donnell, de onze anos, se recusa a comer e, apesar disso, sobrevive há meses, aparentemente sem graves consequências físicas. Um milagre, dizem os habitantes do vilarejo profundamente enraizado na fé católica.
Mas o fim é surpreendente !

Profe Ariely 23/11/2022

Um livro perturbador e revoltante. Até que ponto o ser humano chega por causa de suas convicções e imposições! Nos faz refletir sobre muitas coisas da vida.

Eduarda Duarte 16/09/2022

O MIlagre, Emma Donaghue
Achei a história interessantíssima. O que foi um alívio, já que é uma obra que muito possivelmente trabalharei na dissertação.

Na obra de Donaghue, escritora também de Quarto (Room), é contruida uma narrativa de suspense, entremeado com o fanastismo religioso da vila de Athlone, na Irlanda versus o agnostismo da britânica Lib, enfermeira encarregada de vigiar Anne O'Donnell, que alega não se alimentar há mais de 4 meses.

Conforme LIb (e os leitores) vai conhecendo a família O'Donnell percebe que o fanatismo religioso é o de menos. Constata a negligência dos pais da garota e indo contra o que foi contratada, tenta aos poucos conscientizar a garota que caso não se alimente irá morrer.

O final é sem dúvida um desfecho perfeito para um romance que em alguns momentos, foi sim, arrastado.

Wellington 17/11/2021

Surpreendeu
Estava ali na estante a uns bons meses, bons meses mesmo. Começou uma leitura mais lenta e de suas 100pg em diante ficou cada vez mais difícil largar o livro. Mistério, acontecimentos inesperados. Foi uma ótima leitura, me agradou bastante, tem N reflexões a serem tiradas dele, uma leitura que vale a pena.
Só conhecia a autora por conta do livro anterior lançado aqui no Brasil, Quarto, que posteriormente foi lançado nas telinhas como O quarto de Jack. E posso dizer que a autora manteve a qualidade da escrita e envolve o leitor.
E vale lembrar que as histórias são temáticas bem diferentes mas muito envolventes.

ollem 05/10/2021

A FÉ NOS CEGA
ESTA HISTORIA EXPÕE QUE A FÉ TEM GRANDE PODER SOBRE AQUELES QUE A TEM. A FÉ PODE NOS CEGAR, NOS TORNAR OMISSOS A SITUAÇÕES GRAVES.

Dani.Costa 11/07/2021

Leitura arrastada porém muito boa
Lib é uma enfermeira designada a trabalhar por alguns dias para uma comissão que está investigando um caso de um possível milagre com uma garota, a Anna de 11 anos que não come há meses, junto com uma freira elas precisam revezar em turnos de 24hrs por uns 15 dias e acompanhar Anna o tempo todo para certificarem a veracidade de que realmente ela está sobrevivendo sem alimento nenhum.

Mais da metade do livro é bem arrastada e maçante, parece que a história não desenrola, mas um pouco mais da metade quando vamos descobrindo o que está havendo fica muito bom e surpreendemente triste.

1 | 2 | 3 | 4