Southernmost

Southernmost Silas House

Resenhas - Rumo ao Sul

zabela 10/09/2018

Southernmost - Rumo ao Sul - é, sem dúvidas, de uma sensibilidade incrível. Esse livro me fez refletir muito durante a leitura e, com certeza, deveria ser obrigatório para os que tem fé em alguma religião e, principalmente, no catolicismo.

O livro é, no geral, de uma leitura bem simples e rápida. Muitas vezes me incomodou ao parecer que eu lia um folheto ou algo do tipo, mais comum, mas isso não faz a qualidade dele despencar não. O conteúdo da história é sensacional. Vale a reflexão.

A construção dos personagens é muito boa. Justin, a priori, parece um idoso preso no corpo de uma criança. Algumas coisas na vida dele, contudo, podiam ter sido melhor exploradas - o bullying, a ansiedade.

O pai, Asher, na mesma vibe tem uma construção muito boa. Na verdade, acho que é o personagem que mais evolui na história e que dá pra acompanhar essas transformações de forma satisfatória. É muito bom o desenvolvimento do personagem, de fato, não só por passar a ter um certo vínculo com a causa LGBT, mas também por deixar a ideia de covarde e abraçar um papel muito maior e corajoso depois de tudo.

Em suma, Southernmost é de uma leveza e seriedade incrível. A leitura prende do começo ao final e não é uma história demorada, apesar das 304 páginas da edição da TAG. Recomendo bastante, sabendo que o livro traz discussões sérias em uma época e contexto muito importante, com intolerâncias religiosas, afrontas aos direitos LGBTs, etc, etc. Obrigada, TAG, por fazerem seus leitores saírem de uma bolha social e da zona de conforto!
isa gusmão 10/09/2018minha estante
e tu ainda desse 3/5 zabela??

eu: odiei 5 estrelas
tu: amei 0 estrelas

zabela 11/09/2018minha estante
@isa KKKKKKKK eu expliquei no texto algumas coisas q me fizeram n ser 5/5. Porém a proposta da tag inéditos é serem livros de leitura fácil mesmo, mas n acho q esse livro seria um dos meus favoritos p ser 5. Talvez um 3.5 ou 4 aí.

Albino 15/09/2018minha estante
Confesso que me decepcionou o livro, apesar de ser bom. A proposição da intolerância sobre a homo afetividade acabou não sendo tratada, foi lançada mas não tratada no viés do acolhimento nas instituições religiososas (casa de oração). O livro sim tem uma fluência agradável de leitura, o que faz as 300pg serem consumidas facilmente. Mas tipo, faltou tratar o principal assunto no livro.
Nao.seria o caso de mostrar o que aconteceu após a prisão de asher? Mostrar que ele ainda exerceu seu ministério com essa visão acolhedora?

A sinopse - até onde seu amor pode ir? - é uma meia verdade, não há amor, há egoísmo e culpa o tempo todo. Asher convive com sua culpa e seu ressentido passado, mas não há demonstração do amor sublime, do amor Agape que se esperava de um pastor.

Illyana.MagalhAes 03/10/2018minha estante
Melhor comentário que pude ler sobre este livro! Pra mim, foi um dos mais emocionantes que já li, de uma sensibilidade irretocável. Faço das suas minhas palavras!

Douglas P Da Silva 27/11/2018

Super indico!
Gostei muito desse livro. Mostra bem a intolerância dogmática religiosa de certas pessoas que desrespeita tudo em nome de nada. E a mídia sempre exacerbando os fatos. Todos sofreram, mas no final tudo se resolveu bem. Asher e Justin no turbilhão de suas vidas, nos ensina a ser mais nós mesmos, deixando a necessidade de não seguir a risca as tradições herdadas de nossos antepassados. Nós temos os nossos próprios olhos para enxergar o Deus com ele é. O Tudo e O Nada.
Danilo 27/11/2018minha estante
Feliz que tenha gostado :)

Douglas P Da Silva 27/11/2018minha estante
Sim ,adorei obrigado.

Jim 29/11/2018minha estante
Ótima resenha!

Douglas P Da Silva 30/11/2018minha estante
Obrigado!

@cinthia.lereplanejar 22/02/2019

História comovente
Um conflito entre a religião e o homossexualismo.
Por querer ajudar um casal homossexual, o pastor Asher Sharp enfrenta a oposição da esposa, e por isso, pelos valores e opiniões diferentes, se divorcia e perde o cargo de pastor da igreja. No desespero, sequestra o filho, que é um garoto muito puro que acredita na bondade das pessoas.
A história se desenrola em seu sofrimento mental, pois tudo aquilo que acreditava era errado.
Aline 22/02/2019minha estante
Eu gostei da história mas não preencheu minhas expectativas. Esperava que fosse abordar mais a questão da homossexualidade e da homofobia mas não vi muito disso. Senti falta...

@cinthia.lereplanejar 22/02/2019minha estante
Tbm achava que iria abordar mais sobre isso, mas o foco era a mudança de pensamento do ex pastor. Mas infelizmente ele se perdeu no caminho. Achei muito triste tudo o que ele passou.

Aline 22/02/2019minha estante
Exatamente! A história é comovente e bem legal. Eu particularmente não gosto do estilo road novel mas essa foi gostosa de ler. Mas faltou aquele clímax.

Cammy 07/12/2020

Uma leitura infelizmente enfadonha
Tive uma relação conflitante com esse livro.... o livro começa super bem, te deixa super preso nas primeiras páginas mas aí a atitude que leva o personagem principal na viagem para outra cidade não me desceu, foi descabida e burra e o filho dele fala isso p/ ele várias vezes... sei lá, talvez por eu não ter um(a) filha(o) eu não saiba qual o sentimento, mas p/ mim o autor não foi capaz de me passar nenhum dos sentimentos que ele descrevia eu só conseguia pensa "aff! é sério que ele não conseguiu prever que ia dar merda e que ia ser pior?!... o autor colocou uma carga dramática que eu achei só piegas e forçada... e a questão do preconceito com a comunidade LGBTIA+ p/ mim foi tão rasa e vazia.... foi tão colocando pessoas religiosas como irracionais e ponto não rolou um desenvolvimento, um crescimento de personagens.... nunca tá tudo bem se ter preconceitos, mas quando se está tratando dessa temática pelo ponto de vista de uma pessoa que foi por muito tempo homofóbica, mas que conseguiu rever os seus conceitos, me parece meio vazio vc colocar outras pessoas que o são como somente sendo doidas e irracionais.... e isso me incomoda ainda mais quando esse papel é principalmente atribuída a uma mulher... que inclusive é outro ponto que tem me incomodado nos livros escritos por homens que eu tenho lido ultimamente.... as mulheres nesses livros..... DEIXEM O CORPO DAS MULHERES EM PAZ! A impressão que me passa que homens só pensam em sexo e só pensam que mulheres estão ali para serem objeto de desejo sexual.... sério, qual a necessidade de descrever que um menino de 9 anos tem achado muito interessante peitos ultimamente... DO NADA! ai enfim... achei meio vazio essa história... poderia ter um viés de crítica religiosa, foi raso, poderia ter tido um viés de relacionamento pai e filho e foi raso, um viés de crescimento pessoal e de rever a vida e conceitos e foi raso... até 50% do livro vc só se irrita com as atitudes merda do livro, e aí nos outros 50% a criança é oq salva. As 2,5 estrelas são por conta dos outros personagens... e só... não recomendo essa leitura pq vc não consegue levar nada dela com vc a não ser irritação... o autor ainda tenta dar profundidade fazendo descrições desnecessárias e enfadonhas do ambiente, que não acrescentam em nada a história..... era p/ ser um livro profundo mas é só uma história bem da rasa... #chateada fiquei com essa leitura =/
Mika 02/04/2021minha estante
Eu resenha tá perfeita. Tudo que senti nessa leitura.

Mika 02/04/2021minha estante
Sua***

Cammy 03/04/2021minha estante
Brigada! Bom saber que eu não fui a única que me senti assim Hehe ?

Albino 15/09/2018

Bom livro, mas não atingiu o problema proposto.
? RESENHA DE LIVRO ?

A história é de Asher Sharp, um pastor americano de uma cidadezinha no Tennessee, que durante uma enchente oferece abrigo a um casal de homoafetivo. Sua esposa nega. Este fato deflagra dores do passado relativo ao seu irmão.

Convicto que aquele ódio estava errado ele vai de encontro a postura da comunidade, causando sua rejeição, expulsão da igreja e pedido de divórcio da esposa, com abertura de um doloroso processo com acusações de desiquilibrio emocional.

Perdido e atormentado com as dores do passado, e ao afastamento judicial de seu filho, toma a atitude enérgica de "sequestrar" seu filho e ir Rumo ao Sul.

No sul, se confronta com suas próprias dores, reencontra com seu irmão e após muitas situações retoma à sua cidade natal, devolvendo seu filho, e pagando pelas consequências de seus atos.
====================
? Consideração crítica
A história, apesar de bem escrita, de uma leitura leve, não entrega a proposição da discussão de fundo, a discriminação aos homoafetivos.

? A edição
Este livro foi a edição de Setembro da @taglivros do plano inéditos, uma capa que gostei muito e papel e diagramação agradáveis

Avaliações:
Edição................ ?????
História.............. ?????
Fluir de leitura...?????
Avaliação final... ?????
Bruno.Dellatorre 15/09/2018minha estante
Na verdade, pelo que vi, o livro não foca na discussão da discriminação de homoafetivos e sim, sobre tolerância. A homofobia é uma base da história, se posso dizer, um pano de fundo. É isso que desencadeia o evento principal da história: Asher foge com o filho rumo ao sul e então dá início a uma nova vida. Essa, creio eu, a proposta da história: a relação entre os dois.

Ale Gilos 23/09/2018minha estante
Não acho que a proposta do livro seja falar sobre acolhimento homossexual no âmbito religioso. Porém, acho sim que o resumo foi equivocado. Principalmente pq o casal citado no resumo não é o MOTIVO pelo qual Asher vira sua vida de cabeça para baixo, mas sim a "gota d'água".
Acho que o resumo deveria falar mais sobre algo relacionado a como lidar com mudanças de crenças e principalmente sobre amor de pai e filho, que é incrível no livro.

Jéssica Santos 30/01/2019

Quando eu li a sinopse, jurava que o livro girava exclusivamente em torno de casais homoafetivos e o preconceito que esses enfrentam. Porém, com o decorrer da narrativa, percebi que centrava em torno de um pai e seu filho basicamente.
Digamos assim que o Pastor Sharp perde o emprego, isto é, deixa de ser pastor.
Perde o casamento.
Perde a Guarda do filho.
E num surto decide sequestrar o menino e levá-lo para Key West, onde supostamente encontraria-se com seu irmão que havia fugido de casa há dez anos, Por ser um homossexual e nem a mãe nem ele aceitarem isso.
Claro que, como vocês podem ver, pela premissa, ele se arrepende do que fez com o irmão no passado e quer mudar isso.
Lá em Key West, eles conhecem Evone e Bell , uma era a "empregada" da pousada "Cancao para uma gaiovota" e a outra era a dona, e DE CARA Bell contrata o pai, juntamente com o filho MAIS um cachorro que eles adotaram no meio do caminho.
Ou nos EUA tem emprego pra dar e vender, ou eu so cagada mesmo. Porque que coisa mais sem lógica a pessoa achar um emprego na mesma manhã que chega ao local, sem levantar suspeitas e mais com agregados para morar na pousada kkkk.
A não bastar isso, esse pai me pareceu uma pessoa desequilibrada embora ele tentasse mostrar o contrário na narrativa. Não consigo me compadecer de um homem que decide surtar e levar o filho por aí, a la Lolita (calma, Não há incesto aqui, me refiro a viagem).
Simplesmente esse circo todinho porque não poderia recorrer de uma decisão judicial, como qualquer humano na face da terra, e esperar por uma decisão melhor, já que ele achava que uma vez por semana era pouco para visitar o filho?
Não sei se é porque sou advogada, mas não tive empatia por ele. Ele surtou, isso sim.
Um livro com capítulos curtos, muito bem escrito, você termina rápido. Eu gostei bastante; mesmo não concordando com o pai nesse aspecto da fuga.
Marcia.Cristina 14/03/2019minha estante
Concordo com tudo o que você falou. Além disso, o que ele fez com a avó do garoto foi inaceitável. E o menino ficou infeliz, entediado, trancado sem liberdade e sem o que fazer, só pra satisfazer ao capricho do pai, total egoísta. Torci pra eles serem pegos o tempo inteiro hahahaha

Jéssica Santos 21/03/2019minha estante
hahaha siiiim

Isaias Gamma 11/01/2021

Há muito tempo um livro não me arrebata assim
O que dizer? Há muito tempo um livro não me arrebata como este fez, não me faz virar a noite lendo e não me faz ficar ansioso para saber como tudo vai se desenrolar.
Nele conhecemos Asher Sharp, um pastor de uma comunidade pequena que após uma enchente onde várias pessoas perdem as suas casas oferece abrigo a um casal gay em sua própria casa, e como consequência deste ato começa a perceber todo o preconceito da sociedade em que está inserido, questionando assim seus atos, a forma como quer criar seu filho e os erros cometidos.
Um livro que através de uma escrita simples, rápida, fluída e principalmente sensível, aborda temas como: homofobia, paternidade, justiça e religião.
Rafaela.Regina 17/02/2021minha estante
Aí meu deus! Me arrepiei lendo essa resenha, por que foi assim que me senti também.

Isaias Gamma 17/02/2021minha estante
É um livro incrível!!! ???

Elisabete Bastos @betebooks 09/09/2018

Rumo a novos horizontes
Este livro chegou pela Tag inéditos (clube de livros), no qual sou assinantes. Portanto, a escolha para mim foi aleatória. O autor é americano. Asher é pastor de uma cidade do interior casado com Lydia e tem um filho de nove anos, Justin. A sogra dele é Zelda, uma pessoa que Asher a amava. Após dois dias chovendo, os rios transbordaram e houve mortes, destruição de casas. O cão da família Rascoe desapareceu, houve tentativas de encontrá-lo mais infelizmente tinha desaparecido. Justin sumiu, por momentos, a procura do seu cão amigo. Há um estrondo e Asher consegue com cordas trazer para sua casa, após a enxurrada uma adolescente (Rosalee), Caleb Carey, um dos diáconos da igreja, Justin e um casal homossexual Jimmy e Stven. O casal tinha perdido sua casa, mas Steven conseguiu socorrer Justin, e salvando Caleb e Rosalee.
Asher deu roupas limpas para Jimmy e Steven. Asher dariam abrigo e alimentação, mas sua esposa Lydia falava que eles deveriam ir embora e que não poderiam se aproximar da criança, Justin. Jimmy e Steven, mas eles saíram, porque poderiam ficar onde não são desejados.
Esta manifestação de Lydia trouxe mais abalo no relacionamento conjugal. Como não socorrer dois homens somente por eles terem orientação sexual diferente?
Nesta dúvida, Asher lembrava que julgou e afastou seu irmão Luke, gay, e se culpava por isso. Seria então tal comportamento um resgate emocional?
Jimmy e Steven compareceram a missa na Igreja da qual Asher é pastor, num Domingo, a presença deles faziam os demais se afastarem e o culto foi diferente (não participativo) e Asher tentou fazer um sermão para exortar de que único a julgar é Deus, mas o coração deles estavam distante destas palavras, pelo contrário, queriam que Asher não permitissem a entrada deles na Igreja, todavia ele se negou. Foi afastado da Igreja. No entanto, ao se despedir de todos da Igreja fez o uso das palavras, no qual explicou o afastamento de Luke, seu irmão, por ser homossexual e houve uma gravação de celular em vídeo que viralizou na internet.
Asher sai de casa, começa a trabalhar numa mercearia, mora num trailer. Nisto sua esposa pede o divórcio e pede a guarda exclusiva do filho Justin. Na audiência, a mulher consegue o seu pleito. Asher fica transtornado, "sequestra o filho" e foge rumo Southernmost, praia de Key West, Flórida, onde moraria Luke. Muita acontecimentos irão ocorrer....
O livro traz holofotes sobre dogmas religiosos, pecado, intolerância, desrespeito, culpas, mudanças interiores, Deus, leis, liberdade, respeito, contradições humanas, redenção....
Livro imperdível.
Albino 15/09/2018minha estante
Confesso que me decepcionou o livro, a proposição da intolerância sobre a homo afetividade acabou não sendo tratada. O livro tem uma fluência agradável de leitura, mas tipo, faltou tratar o principal assunto no livro.

Toni Nando 10/09/2018

Sensível
Livro incrível, de uma sensibilidade arrebatadora, fiquei emocionado em vários momentos; essa obra nos deixa a lição de sermos mais humanos. Ensina a importância da tolerância, respeito e o amor ao próximo. Fica também uma reflexão sobre a forma que devemos encarar a verdade e a honestidade.

Sarah 08/01/2021

"A fé sem ação é inútil"
Esse livro foi além das minhas expectativas, ele trata sobre assuntos que nos colocam a refletir, sobre como estamos vivendo, agindo.
O desfecho não foi bem como eu imaginava, mas entendo que tudo pode acontecer.
ArthurAlves 08/01/2021minha estante
Uma boa experiência, de fato.

Miriam 18/05/2020

Não é bem o que pensei...
A sinopse promete um livro curioso com tema polêmico de um pastor que vai contra sua família e sua igreja pra acolher em um momento de catástrofe natural um casal de homossexual, no entanto a história toma outro rumo totalmente diferente e a história meio que se perde. Achei decepcionante! Esperava muito mais...
Bela Mendonça 23/08/2020minha estante
Simmm, decepcionante, as coisas acontecem rápido demais e de forma muito melodramática, sem muito desenvolvimento ou background de personagem, o livro termina de forma fraca e parece que tudo foi pra nada.

Daniel 18/05/2019

Sutilmente belo
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2019/05/southernmost-de-silas-house-resenha-95.html

Paloma 09/10/2018minha estante
Excelente

ThiagoEvangelista_ 13/01/2019

Minha humilde opinião
Gostei bastante do livro!

Trata de temas, que infelizmente, ainda existem certos preconceitos.

Recomendo!

[Queria um final melhor] rsrs
Gabriel.Araujo 15/06/2019minha estante
Também queria um final melhor....

Anny 17/03/2024

Escolhi o livro pela capa e me arrependi
Uma história que fala de preconceito e religião, cuja discussão foi de forma bem rasa e pelo ponto de vista abordado achei bem egoísta até. A premissa é boa, mas não foi bem elaborado, nem mesmo o grande conflito do livro teve um confronto de verdade.