O Jovem Törless

O Jovem Törless Robert Musil

Resenhas - O Jovem Törless

Sandra 28/02/2024

Romance de formação do jovem Torless desenvolvendo seu ethos em um internato que reúne os filhos da nobreza austríaca.

Yuri.Nogueira 19/01/2024

Tem sua importância
Importante, porem entediante. Não que a filosofia deva ser pragmática, mas também não é como se a intenção ou tentativa de simplesmente propor-se a falar sobre ela seja um virtude por si só: no fim, há de se chegar em algum lugar, o que nessa obra em momento algum acontece.

Carolina 12/11/2023

As confusões do jovem Törless
O livro é sobre relações de poder entre os alunos dentro de um internato. Há bullying e abusos sexuais entre os adolescentes. A história é bem narrada, mas também muito deprimente. Nenhum personagem me cativou, inclusive o protagonista, que é apenas um jovenzinho extremamente confuso, que por vezes gosta de presenciar a violência e se excita com ela, e por vezes sente-se enojado por tudo aquilo. Ele fica nesse vai e vêm de pensamentos pretensamente profundos a respeito da vida e chega a passar por uma mudança de comportamento ao tornar-se mais assertivo e menos tímido, mas a sua indiferença perante os horrores perpetrados pelos colegas me assusta.

Foi meu primeiro Musil e não pretendo ler mais nada dele.

otxjunior 20/06/2023

O Jovem Törless, Robert Musil
O jovem, sombrio, chocante, excêntrico, burguês, enrustido, complexo, neurótico, paranoico, indiferente, covarde, egocêntrico, cruel, sádico, pervertido, imaturo, despudorado, melancólico, perturbado, angustiado, absurdo, perturbado, aborrecido, introspectivo, metafísico Törless.

Eloah 05/02/2023

Incrível
É um livro para reler daqui a alguns anos. A história é muito profunda e crua. Eu realmente invejo autores que conseguem me fazer voltar no tempo e me lembrar com previsão de como era a minha época de adolescente. Como tudo é cruel e intenso. Amei, simplesmente

Sidney.Prando 02/03/2022

Torless, o dilema de uma consciência
Torless é um adolescente que vive no antigo Império Austro-húngaro, durante a virada do século 19 para o 20. Assim como os filhos de outras famílias burguesas, é levado para um internato militar. Longe do conforto da família, o protagonista vai ter contato com prostitutas, violência, crueldade, relações homossexuais e outras coisas que serão imprescindíveis para o seu amadurecimento.
É no internato que Torless conhecerá os adolescentes Reiting (um manipulador que adora atiçar as pessoas e submete-las com a ajuda de outras) e Beineberg (um garoto com feições indianas que conserva ideias morais mirabolantes. Muitas dessas tem origem do seu fascínio em atingir a alma por meio da tortura do corpo e da mente). O que pode dar errado, né?
Quando um garoto, Basini, é descoberto por emprestar dinheiro sem ter como pagar, esses garotos decidem tomar uma decisão, torturar o caloteiro. A partir desse ponto, vemos a complexidade dos sentimentos que assolam Torless, um misto de excitação e curiosidade, e que levam a narrativa por um labirinto psicológico fascinante.

Para mim, o livro é encantador.
Aqui, vemos muito dos conflitos que um jovem enfrenta e mais do que isso, sente. Torless personifica em Basini esse misto de desejo e fascínio. Porém, ele não é o único. Reiting e Beineberg querem desgastar Basini o máximo que podem, humilhando-o sem deixar nada dele. E, os meios que usam para isso reflete o que de mais cruel há nos humanos (lembrando, são adolescentes!). Uma curiosidade, muitos desses métodos cruéis são realizados com o garoto despido.
O que mais me chamou a atenção foi o modo como Torless agiu, ora próximo e curioso, ora distante e indiferente. Torless sente desejo por Basini, um desejo que ultrapassa a barreira sexual e que poderia ter como destinatário uma mulher, mas não foi o caso. Só quando tem contato com o filosofo Kant que o jovem começa a indagar sobre a injustiça que está sofrendo Basini na mão dos outros garotos, e então, após o conselho dos pais, decide tomar uma providência.
Por fim, “O Jovem Torless” é um livro maduro que ronda as veredas da mente, mexendo com o leitor atento, inquietando os frágeis. É uma leitura e tanto!

site: https://www.instagram.com/p/CXbXldHryOL/?utm_source=ig_web_copy_link

Arthur 16/01/2022

Magnífico
Uma breve história sobre um jovem recém ingressado em um internato e suas desventuras de se encontrar.

Ouso a dizer que este com certeza foi uma das melhores leituras que fiz esse ano, por mais que o ano tenha começado agora. A obra conversa com você pelos olhos de um jovem que a todo momento se desassocia da realidade, e que está descobrindo em si as suas particularidades como: a moral, a religião, a sexualidade e incrivelmente a matemática. Além de emular a mente juvenil trazendo assuntos fortes e complexos a todo momento de forma rápida e sem espaço para respiro, como um jovem pensaria na idade de Törless.

Ingrid 09/06/2021

Abuso e omissão
Esse livro estava parado na minha estante a eras, e agora eu me arrependo muito por não ter lido antes, foi uma experiência bastante agridoce.

Matheus Nunes 19/05/2021

Törless, um visionário ou um alucinado?
Se engana quem pode achar que esse livro seja uma obra menor do autor austríaco Robert Musil pela quantidade de suas paginas, O Jovem Törless de 1906, é complexo, ambicioso em sua escrita, violento em seus atos. Uma condensação assustadora de ideias filosóficas, aliado de uma intensidade inebriante com toda uma violência e crueza verbal que por vezes soa atroz, inesperada.
Se tratando de que a historia se passa em um internato masculino, na maioria do tempo é estranha a total ausência de adultos, de uma voz sensata, de um guia em meio a tanta violência sem controle, e se tratando de um romance Bildungsroman, essa obra se destaca dos demais trabalhos desse gênero já lidos por mim. A coisa que mais me marcou nessa historia foi a violência, e como não! Achei que em uma comparação com a mensagem que o livro quer passar, e a violência descarregada sobretudo no personagem Basini é completamente exagerada e me fez enxergar mais notadamente a omissão em grande parte do tempo que o protagonista exerce passada a sua fúria sentimental e sexual.
Enquanto outros personagens saem em busca da maturidade, da razão, das experiências puras e todas as suas descobertas, o jovem de nome Törless quer encontrar a verdade de todas as coisas, o seu conflito é com as facetas do ser humano que de maneira nenhuma se enquadram de forma coesa e sensata com a vastidão dos "Eus" que habitam a todos nós, algo que me lembra o conflito enlouquecedor do protagonista do livro 'Um, nenhum e cem mil', do escritor italiano, Luigi Pirandello.
Assim como no romance brasileiro (e muito amado por mim) O Ateneu (1888!, se alguém me dissesse que Musil leu Pompeia eu acreditaria antes mesmo de perguntar se houve tradução), de Raul Pompeia, o internato surge como uma espécie de incubadora, um reflexo da sociedade vigente, do mundo que a cerca, e em ambos os romances é impossível que o estado de seus protagonistas na saída sejam os mesmos de quando eles entraram, se há uma morte é porque haverá também um renascimento. (Juro que não sou partidário das filosofias do Reiting)

bizis 02/04/2021

Esse livro me surpreendeu muito, pra começar em como tudo o que acontece entre esses meninos é descrito de forma curiosamente explicita para um livro escrito em 1906. A escrita também é incrível, um dos clássicos mais fluidos que eu já li. Vale muito a pena fazer essa leitura, terminei completamente fascinada.

arthur966 04/03/2021

existe algo obscuro dentro de mim, debaixo de todos os pensamentos, algo que não pode ser avalidado por eles; uma vida que não se exprime em palavras e que, ainda assim, é a minha vida.

um retrato do artista quando jovem + a cidade e os cachorros. só que gay.

Lu Tibiriçá 02/02/2021

Difícil e cansativo
Acho que li na hora errada e sem o preparo suficiente.
Achei cansativo, lento... Não nos entendemos.

CB 13/12/2020

E esqueceram a bozena kkk
Apesar de focar na dualidade, ironicamente, o que mais me interessou foi ver como as situações apresentadas eram encaradas por torless e "amigos" de forma singular. A crueldade e manipulação apresentadas arrancaram um sorriso cínico da minha cara cada vez que lia o livro. Minha única ressalva é que eu queria que o autor tivesse mergulhado mais fundo na escuridão, mas ainda assim um ótimo livro.

@paternohilario 29/06/2020

Bom Livro.
Na minha opinião é um livro meio complexo de se entender. Envolve sexualidade e religião. Mas se você conseguir entender a essência dele será bem interpretado. Se não, vai achar um livro totalmente sem sentido

Leandroo Leite 29/05/2020

"Pois os pensamentos são uma coisa estranha. Muitas vezes não passam de acasos que desaparecem sem deixar rastros; os pensamentos têm épocas de viver e épocas de morrer. Pode-se ter uma ideia genial, e ainda assim, como uma flor, ela murchará lentamente entre nossas mãos."