Soldados do jazz

Soldados do jazz Thomas Saintourens

Resenhas - Soldados Do Jazz

renattomd 12/01/2024

Os temas gerais, tanto da guerra, quanto do racismo, são muito tristes, mas o livro é muito bom mesmo assim. A pesquisa é bem profunda e a forma com que a história é contada prende bastante a atenção.

Rusinha 01/10/2023

O livro faz a gente pensar no preconceito racial e quantos negros perderam suas vidas e foram humilhados e torturados e que por tanto tempo ninguém estava nem aí pra isso. O livro é um resgate histórico importante.

Mah Mac Dowell 23/09/2022

É um livro de não-ficção que fala muito da historia e política dos EUA, assuntos que honestamente não me despertam tanto interesse. Então, acabei não lendo muito animada.

Por outro lado, traz informações e fatos muito interessantes para quem gosta de historia. Infelizmente também mostra bastante como o racismo sempre esteve muito presente, não só nos Estados Unidos. Tem alguns relatos bem revoltantes. É mais revoltante ainda é saber que isso persiste até os dias de hoje.

Um fator muito legal do livro é que ele traz ilustrações, fotos, dos fatos narrados, o que nos deixa mais imersos à leitura.

Mas foi algo bem diferente de tudo que já li e do que eu estava esperando.

O livro é bom, mas talvez não fosse o momento certo para mim, de fazer essa leitura. Acho que poderia aproveitar mais em outro momento.

??O livro é meio pesado (ainda mais considerando que se trata de uma história verídica) e possui muitos gatilhos??

Thalita.Romolu 04/08/2022

Não sei nem o que dizer sobre essa leitura. Estou indignada, com raiva e triste por essa história ser, infelizmente, verídica.
É desumano o que aconteceu com esses soldados que lutaram por uma pátria que os rejeitavam. Lutaram pelo seu país, por reconhecimento, igualdade, mostraram o seu valor e mesmo assim foram desmerecidos de seus atos heróicos pelo fator: cor da pele.
Uma guerra dentro de uma guerra.
Apesar de ser uma leitura difícil, conter bastantes dados de guerra, acho essencial para entender sobre o racismo e conhecer a história ocultada da "perfeição" americana.

Laís 07/07/2022

Soldados do Jazz
Livro histórico, conta a história de soldados negros na primeira guerra mundial. Recebido na caixa do Skoob.

Fábio 02/07/2022

Ótimo livro... Impressiona o quanto esses soldados eram discriminados, inclusive entre os seus próprios compatriotas...

Karol Rodrigues 14/06/2022

Livro recebido na caixa Skoob e QUE BOM, é um livro que dificilmente me chamaria atenção se eu não tivesse recebido, talvez eu nem chegasse até ele.
Foi uma grande surpresa para mim.

Temos um longo caminho de reparação histórica para percorrer. É uma história injusta, que se não te causa revolta, se não te faz refletir, se não te comove, sinto muito te dizer que tu é parte desse grande problema.

Vale a leitura, vale a reflexão e cobra a mudança.

"O uniforme não protege dos males da América racista [...] Eles estão dispostos a lutar até a morte para provar que não são inferiores. Que podem ser heróis".

Annalisa 02/06/2022

Soldados do Jazz

É bem diferente do que eu imaginei que seria, pelo nome "Soldados do Jazz" talvez eu tenha criado um expectativa em um tipo de história mais poética e contada de forma romantizada e talvez até mesmo lírica, trazendo a presença do Jazz e seus ritmos calorosos. E na verdade Thomas Saintourens nos faz engolir a história a seco, sem romantizar ou pavonear nada.
Ele nos apresenta a história com ela é: real, crua, dolorosa e triste. Nos traz fatos, datas e contextos que é como se estivéssemos assistindo algum tipo de relato ou documentário.

Sou uma grande fã de livros que retratam partes da história que de outra forma não saberíamos que ela existiu, e Soldados do Jazz é uma dessas histórias, vamos ter um EUA presente no final da Primeira Guerra, mas sem saber como inserir uma população negra em uma situação que seria de "honra" para os brancos: servir ao seu país. Diante de um cenário racista e segregado vemos passo a passo a formação do 15º Regimento da Guarda Nacional em NY e toda a desigualdade sofrida por eles, desde sua estruturação até nos momentos finais na linha de frente dos campos de batalha.

É uma história que se não fosse real, não acredito que poderia ter sido inventada tamanha situação social que o Velho 15 teve que passar tanto em solo americano, quanto em solo francês. Para apesar de tudo, após ao final da guerra, de seus atos heroicos e únicos, voltarem para suas casas e viverem um vida miserável e morrerem uma morte anônima.

"Pessoalmente sou da opinião, e afirmo isso, acredito, com a melhor graça do mundo, visto que sou um sulista com todos os preconceitos sulistas herdados e adquiridos no que toca à questão da raça - que como resultado do que nossos soldados negros farão nessa guerra, uma palavra que foi pronunciada bilhões de vezes em nosso país, às vezes com desprezo, às vezes com ódio, às vezes com toda benevolência - mas que, estou certo, nunca entrou em ouvidos negros sem causa uma ferida no coração - terá um novo significado para todos nós, do Sul e do Norte também, e que daí em diante p-r-e-t-o será apenas um outro jeito de soletrar a palavra americano. - Páginas 83 e 84.

Celia.Mattos 22/05/2022

Nos momentos finais da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos vivem um dilema, precisam de mais soldados, mas não querem a participação da população negra no exército, numa época de grande segregação e preconceito, como imaginar essa população marginalizada, armada e treinada em combate?

É nesse contexto que é formado o 15º regimento da Guarda Nacional de Nova York, também conhecido como "O Velho 15º", que desde o início enfrenta imensas dificuldades em sua estruturação, treinamento e atribuição de missões.

Em janeiro de 1918, a unidade é enviada para a França, onde após muitas missões servindo como empregados da guerra, cavando trincheiras, entre outras funções de estrutura para as batalhas, e alguns se apresentando como uma orquestra de Jazz, são enviados para o campo de batalha. Onde mesmo depois de se destacarem em combate, são sistematicamente ignorados e menosprezados pelos líderes brancos do exército americano.

Um retrato revelador das desigualdades sociais dos Estados Unidos, no início do século XX, que nos mostram um pouco das raízes do preconceito racial que ainda afeta o país, e que não difere muito da história do racismo em nosso próprio país.

Bruno.Santos 13/05/2022

Um tributo aos heróis esquecidos
Livro sensacional! Te prende de uma forma que antes que perceba já chegou o epílogo.

Entre os parágrafos havia tantas injustiças que a leitura facilmente deixa o leitor espumando de raiva.

tita 26/02/2022

Racismo e guerra
Esse livro reúne dois assuntos amargos de se engolir. Se já é ruim ter que estar em uma guerra imagina ter que fazer isso em meio a discriminações e humilhações das pessoas que você está defendendo. Juro que eu nunca vou conseguir entender o que faz as pessoas acharem que são melhores que outras por causa de cor, credo ou classe social e o pior que isso lhes dá o direito de matar e agredir. Os soldados do Harlem são heróis em várias estâncias.

Ioná 19/02/2022

Racismo, injustiça, preconceito
Se você não se indignar, não se revoltar, não se incomodar com tudo que é narrado nesta obra, então, desculpa, mas você não entendeu nada.
Tanto eu já li sobre a Primeira Grande Guerra e nunca, jamais, encontrei menções aos fatos descritos na história.
Há muito caminho a se percorrer até que as diferenças raciais sejam eliminadas.

kksousa 26/01/2022

Soldados do jazz - Thomas Saintourens
Sou grande fã de livros que contam fatos históricos reais que a gente não estuda nas escolas normalmente, então esse livro foi bem interessante de ler.

Única parte ruim é que esse fato histórico se passa numa época bem racista nos EUA e isso me deixou com raiva em algumas partes, mas que bom que esse livro foi feito para relatar essas histórias heróicas que tentaram ser apagadas.

Fabiana 13/01/2022

Soldados negros
A história conta a trajetória de homens negros que tinham os mais diversos empregos,mas que se alistaram para sevir no exército americano na Primeira Guerra Mundial. Eles também eram músicos, tocavam Jazz.Na Guerra ,eles lutaram bravamente contra seus inimigos. E quando,findou as batalhas,tiveram honras militares,porém no fim da vida de muitos deles,acabaram de forma precária.

Aline 02/01/2022

Eu tinha um pouco de receio de ler esse livro, porque ele não faz muito o meu estilo... Mas resolvi dar uma chance a leitura e não me arrependo.. Gostei muito de como a história foi contada.