Poemas Completos de Ricardo Reis

Poemas Completos de Ricardo Reis Fernando Pessoa

Resenhas - Poemas Completos de Ricardo Reis

Marcia 19/04/2024

Minhas impressões sobre o livro
Para os leitores que gostam de poesia, com conteúdo este livro é a minha dica.
O escritor Ricardo Reis é um dos heterônimos do grande Fernando Pessoa.
Nesse livro encontrei um pouco das civilizações gregas através da poesia. Além de outras bem profundas, refletindo em palavras sentimentos da alma, do ser humano e da vida como um todo.

Carlos Bennoda 17/01/2021

Ricardo
Engraçado você ter um homônimo e ser de fato uma pessoa diferente na poesia. Neste vermos toque de religiosidade pagã, se é que esse termo existe, elementos mitológicos. A forma que pessoa captura as palavras e as coloca nos versos é surreal.

karlinismo 01/01/2021

"Nada fica de nada...
Nada somos.
Um pouco ao sol e ar nos atrasamos
Da irrespirável treva que nos pese
Da humilde terra imposta,
Cadáveres adiados que procriam."

Quero registrar a minha profunda repulsa pela personalidade de Ricardo Reis. Quero, com consciente intenção, escolher cada palavra que me preste a expressar o que senti ao adentrar seus poemas.

Estive dividida entre a secura do desprezo e o romper-se da piedade verso por verso. Li e ouvi, no interior pousei meu olhar. Encontrei em abundância uma doentia subjetividade de tudo.

Li bela e culta língua formar perversidades. Ouvi soturnos monólogos incitar falsidade e desespero. Estive num pequeno inferno de confusão intelectual!

Ah, Pessoa... quem foi você?
Álvaro foi para mim um irmão, e este Reis, um inimigo. Devo armar-me de quê para ter convosco no Guardador de rebanhos?

Acompanhei um ergástulo. É isto.

Termino este livro assombrada com o que o ser humano é capaz de si.
Anoitecendo, lançado à morte febril de paixões, com o sol levante, um vivo indiferente.

karolyne.reiis 09/11/2021

Da vida pálida levando apenas
As rosas breves, os sorrisos Vagos
E as rápidas carícias dos instantes volúveis