Retratos Urbanos

Luciana Fátima

Resenhas - Retratos Urbanos

Cris 27/08/2019

Retrato da realidade
“O anonimato da cidade nos assusta e, ao mesmo tempo, um mero gesto restaura a nossa fé na humanidade - uma estranha que jamais terá qualquer benefício em me ajudar, me ajudou, me tocou. São essas as belezas ocultas da cidade de fumaça, concreto e aço.” Pág. 55 (Crônica do Trânsito - Deborah Goldemberg).

Retratos Urbanos, como o próprio nome sugere, é um livro composto por várias crônicas de diferentes autores brasileiros.

São quase 50 crônicas com histórias diversas e que retratam passagens urbanas, em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Eu achei a leitura deliciosa, as crônicas são bem curtinhas e quando você percebe, já está na última.

Com certeza, quem mora em grandes centros urbanos vai se identificar com algumas destas histórias, que narram situações com as quais nos deparamos quase que diariamente: O estresse que o trânsito nos causa, o saudosismo diante dos tempos atuais, a pobreza nas ruas, os jovens nas baladas noturnas…

Algumas crônicas são muito divertidas, outras mais sarcásticas e com críticas sociais e algumas inclusive são bem melancólicas e mostrando a dura realidade das grandes cidades.

Eu só senti que algumas crônicas ficaram meio desatualizadas em termos de dias atuais. Mas isso até é perdoável, pois este livro foi publicado há mais de 10 anos e com certeza, algumas crônicas foram escritas bem antes disso. Mas me identifiquei muito e recomendo a leitura se alguém tiver este livrinho parado por aí na sua estante.

“Em meu quarto, há livros. Há livros em meu quarto. E eles sobrevivem pela sede que tenho de, à noite, no silêncio da noite, ouvi-los falar comigo. E eles falam. Cada um deles. Aos poucos, aos tantos chorando… falam comigo. E nem as baratas e as traças, como eu, podem possuí-los: os livros.” Pág. 143 (Livros - Bruno Álvaro).

site: http://instagram.com/li_numlivro

Kauan 16/08/2015

Meu Primeiro Livro de Crônicas =)
No período entre a quinta e sexta série (hoje sexto e sétimo ano),quando eu comecei a ler livros maiores,frequentava muito a biblioteca do meu colégio quando tinha tempo,e sentada numa cadeira,sempre estava a mesma garota lendo o mesmo livro. O livro era "Retratos Urbanos",que eu finalmente li e vim resenhar para vocês.

O livro traz várias crônicas de vários autores,todos brasileiros. E ,com isso,acaba trazendo vários olhares de pessoas que vivem uma vida urbana. Nele,encontraremos coisas como reflexões saudosistas,a visão do marido sobre o período da TPM,a impaciência encontrada em qualquer motorista estacionado num engarrafamento...E tudo isso com uma boa pitada de humor e ironia,ingredientes indispensáveis para uma boa crônica.

Se perguntado sobre qual a minha crônica favorita,eu não saberia dizer,mas a maioria é bem supimpa. Vale destacar uma em que o escritor fala sobre como era boa a época em que não existiam Jossicreides e Rubicreissons e outra chamada "Pianos Mudos" (dessa eu lembro o titulo,tá vendo!?),em que o autor fala desse instrumento que é de uma sonoridade tão característica e que vem sendo abandonado.

Editado pela Andross e organizado pelo Edson Rossatto,o livro é bastante interessante e foi o meu primeiro livro de crônicas. Isso deu-lhe a missão de me fazer me interessar pelo estilo de leitura,e ela foi cumprida.

Post completo com fotos e etc. no link

site: http://www.conexaomista.com.br/2015/08/resenha-retratos-urbanosde-varios.html

LSM 25/08/2014

RETRATOS URBANOS
Oi gente, hoje eu trago mais um livro da Editora Andros "Retratos urbanos". Até o momento, de todos os livros que li da editora, este com certeza é o melhor. Me fez dar altas rizadas, me identifiquei bastante com as cronicas.
O livro é composto por 47 crônicas, cada uma melhor que a outra, uma escrita super simples muito agradável. Você lê de uma forma tão leve que quando se dar conta simplesmente já está na ultima página.

claro não poderia deixar de emnsionar os que mais gostei,"CHECK-UP" de Leo Sliwar esse me fez dar um ataque de risos. sabe daqueles que você fica com a barriga doendo. "Ah Murphy, Seu Bosta" de Edson Rosato este fiquei bastante curiosa para saber se realmente aconteceu ou ele inventou, gente porque se aconteceu mesmo kkkkkkkkkk tadinho.

"Seja Feliz" de Sidnei Oliveira este é lindo, passa uma mensagem maravilhosa e por ultimo "Ah, como era bom os tempos em que nos Chamávamos Antônios, marias e Josés..." este foi outro que me fez quase fazer xixi nas calças.

Para concluir gente, o livro é ótimo vale a apenas ler e conferir.

site: http://livrosseriesemelodias.blogspot.com.br/2014/08/livro-retratos-urbanos.html

Suellen-san 28/07/2011

Gostei do livro, os contos são maravilhoso e os temas são os mais variados desde aquele dia que qualquer um vive, ou seja, pegar um ônibus para ir até o trabalho ou questão política com uma crítica positiva ou não. Tem contos para todos os gostos e tamanhos. Alguns são tão pequenos que dá vontade de ler mais, mas é compreendido mesmo em poucas linhas.
Se eu fosse escolher um, seria impossível, pois todos mexeram de tal modo na minha maneira de ver a minha vida que não posso escolher um. E se você ler o livro vai constatar isso. Vou esclarecer bem o que o livro trata.

Por exemplo, no conto: Pensamentos de um homem no trânsito, um homem conta a hora para chegar a casa e vê a crueldade da vida, pois os outros carros andam menos o seu, ou melhor, menos a fileira de carro onde esta.

É uma situação bem cotidiana que você às vezes você se pega em alguns contos como se estivesse vivenciando a história. E não é nem uma página, o autor Alex C. Maciel soube se expressar bem no seu conto, retratando bem o momento que uma pessoa passa no trânsito de qualquer grande cidade.

Eu poderia falar de outras tantas, mas são 47 contos e esse só foi um exemplo e como o livro é versátil. São 150 páginas que em alguns dias você ler, mas acho que é bom você ler com calma aos poucos. Por serem vários autores e cada um contando a sua visão da nossa vida é bem variado. Recomendo.