Montanha em Fúria

Montanha em Fúria Marcus Vinicius Gasques
Marcus Vinicius Gasques

Resenhas - Montanha em fúria

Ju Ragni 28/02/2024

Quer conhecer o Aconcágua? Leia esse livro que você vai ser um especialista
O Aconcágua é o Everest da América do Sul. E vários especialistas dizem que é mais difícil de subir que o irmão do Himalaia, mas é necessário ler o livro para entender isso e formar sua própria opinião. Aqui se conta a história da tragédia que vitimou três jovens alpinistas brasileiros, um já famoso, Mozart Catão, patrocinado pela Petrobrás na época, e referência no Brasil em alpinismo, e dois amigos seus que, embora jovens, já tinham experiência em escalada. Como sempre acontece em desastres desse tipo, houve uma sucessão de erros (ou talvez infelicidades, ou falta de sorte), mas o fato é que os três morreram em uma avalanche durante seu ataque ao cume pela vertente sul da montanha, a mais perigosa. Para quem gostar de histórias de montanha, e livro é um prato cheio. Muito bem escrito, conta não apenas a desventura dos três rapazes, como também dá um panorama geral do alpinismo, fala de outras montanhas, outros escaladores, e no final ainda tem um apêndice com dicas muito valiosas para quem quer conhecer o esporte. Achei um livro muito bem escrito, percebe-se que o autor pesquisou muito para esse trabalho e é muito honesto, mostrando opiniões de todos os lados, evitando direcionar o leitor. Então por que dei 4 estrelas ao invés de 5? Porque dei 5 para NO AR RAREFEITO, do John Krakauer, que tem uma coisa que não tem aqui: EMOÇÃO. O Krakauer participou da expedição desastrosa no Everest de 1996, viveu aquilo na pele, então seu livro transpira os sentimentos. Ele até se desculpa no prefácio, dizendo que foi aconselhado a esperar algum tempo, para poder escrever com o devido distanciamento, mas não conseguiu, precisava verbalizar todo aquele sentimento, porque o corroía. Este livro, Montanha em fúria, apesar de excelente, conta uma história de terceiros, este sim, tem o devido distanciamento, e não é nenhum defeito sua imparcialidade, pelo contrário, é sua qualidade, mas eu não pude deixar de fazer o contraponto. De qualquer forma, é um livro que merece muito ser lido, e quando terminar, duvido que você não vá querer conhecer o Aconcágua...

Bell 31/10/2021

que ressaca literária viu!! tá difícil de sair dela!! estou com muita dificuldade de concentração, não estou conseguindo retomar meu ritmo de leitura... mas tudo bem, é uma fase e vai passar!

Peguei esse livro pra ler e foi uma boa aventura, apesar da minha falta de foco e lerdeza ?
Eu já conhecia a história de vida e tragédia do Mozart Catão e foi bem interessante conhecer mais a fundo tudo o que ocorreu na fatídica expedição à face sul do Aconcagua.

O livro traz ainda a história do alpinismo no Brasil e no mundo, com muitos relatos de vitórias e tragédias.

É um livro triste, porém muito bem escrito, a leitura flui bem, e é impossível terminar e não ter o desejo de conhecer o cume mais alto da América do sul.

Aos interessados pelo tema, fica a dica!