Choque de Cultura - 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige

Raul Chequer

Resenhas - Choque de Cultura - 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabriel A. 02/08/2021

Sei que o titulo do livro é "79 filmes para assistir enquanto dirige", mas pra entrar no clima lí cada uma das páginas desse livro atrás do volante. Sempre que pegava uma reta boa e com pouco sinal, pisava fundo e abria o livro. No meio do caminho acabou tendo alguns imprevistos, como alguns pedestres e ciclistas que insistiam em aparecer na frente do meu carro, mas numa agilidade incrível eles pulavam pra calçada ou se jogavam das bicicletas e acabam ficando com um joelho esfarelado ou um braço quebrado, enfim, nada muito grave.

Mas falando um pouquinho do livro, cada recomendação de filme é acompanhada de muita crítica social, reflexões e muito conhecimento por parte dos autores. Tem muitos filmes bons, alguns cults, outros de carros e não podemos esquecer do comprometimento desses pilotos com a violência gratuita, então é óbvio que tem filme de soco também.

A única crítica que faço a esse livro é que ao autores poderiam ter feito um filme sobre "79 filmes pra assistir enquanto dirige", pois todo mundo assiste o filme pra não ter que ler o livro e nunca o contrário. Faltou sensibilidade aos pilotos quando tiveram essa ideia do livro, se pensassem em fazer um filme e colocassem o Wolf Maya pra dirigir e com o Caco Barcellos na co-direção, certamente saíria um filme belíssimo que seria uma mistura de Kubanacan com aquele ar de documentário que só o Profissão Repórter tem.
aftersomi 02/08/2021minha estante
esse livro, o começo da resenha. passei mal

Gabriel A. 02/08/2021minha estante
Hahahahahaha inspiração do livro

Eicross 22/07/2023minha estante
Resenha mais genial que vi no site até hoje kkkkkkkkkk 10/10

PiEyes 18/08/2023minha estante
Você é um Deus cara

Aline 09/09/2023minha estante
Eu to passando mal com essa resenha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Renata 28/12/2022

Eu li ouvindo a voz de cada personagem
Acho incrível que eles conseguiriam emergir de forma maravilhosa cada aspecto dos personagens dentro desse livro, cada resenha foi bem construída e mesmo que você não tenha assistido ao filme você fica por dentro de tudo que acontece com o bom humor e a "sutileza" ao comentar sobre, dei boas gargalhadas em vários capítulos.
dariostradlin 10/02/2023minha estante
Cada gargalhada sua foi um desrespeito com os autores.

Paula1168 27/11/2022

Hilário
Eu amo como ouço as vozes deles na minha cabeça enquanto leio. Esse é um livro que é impossível só dar uma scaneada sem prestar atenção, e faz bem o trabalho de divulgação desses filmes porque tô com vontade de assistir e reassistir a todos.
Neto.Coqueiro 18/12/2022minha estante
Quero

Larissa 31/10/2018

Blog Por Livros Incríveis
Achou que não ia ter livro de crítica também? Achou errado, otário!

Vindo de um quadro do canal omeleteve - que foi criado após verem o trabalho dos atores no canal TVQuase -, Choque de cultura é um programa de humor que segue a linha do "não faz sentido" onde o tema é, teoricamente, cinema. Composto por Maurílio, Julinho da Van, Rogerinho do Ingá e Renan ( Raul Chaquer, Leandro Ramos, Caíto Manier e Daniel Furlan respectivamente), quatro grandes nomes do transporte alternativo, a atração se tornou um sucesso logo em sua primeira temporada e hoje - já na terceira - também está presente na TV Globo, onde comentam sobre o filme exibido na Temperatura Máxima e agora nas livrarias, com seu compilado de críticas cinematográficas.

Com opiniões diretas, sinceras e muito bem humoradas de filmes que vão de Matrix à Crepúsculo (que só graças ao Maurílio eu descobri que na verdade se trata sobre o preconceito com a maquiagem masculina, #ForçaEdward), "79 Filmes pra assistir enquanto dirige" faz jus aos vídeos que o originaram e à proposta de humor dos atores que se saíram muito bem ao trazer seu trabalho para esta plataforma. Mesmo com as diferenças existentes entre vídeo e texto, o conteúdo conseguiu se manter dinâmico e engraçado, provocando boas risadas com as avaliações únicas e quase irreais de grandes títulos do cinema.

Com um texto bastante informal e ágil, fica muito difícil não terminar a leitura em questão de dias ou até mesmo horas (como foi o meu caso: fui dar uma folheada e, opa!, terminei o livro haha), mesmo com as pausas para dar risada e mandar fotos pros amigos das bobagens que encontramos durante a leitura (sim, eu fiz isso). A obra conta também com uma apresentação inicial do livro e da história dos personagens, que confesso me surpreendeu pela criatividade, com um glossário fundamental sobre o cinema mundial e com ilustrações que deveriam ser profissionais mas acabaram sendo desenhos do Renanzinho, filho do piloto Renan, depois que ele engoliu o pen-drive que continha os arquivos (segundo informações, o menino passa bem).

Mesmo com as críticas surreais, por assim dizer, o livro além de divertir funciona como um bom indicador de filmes a assistir uma vez que consegue despertar - por diversas vezes - a curiosidade acerca do título abordado já que mescla filmes dos mais antigos aos mais recentes (menos "Se eu fosse você 2", pois como diz na sinopse o Julinho não entregou a crítica, e da franquia "Transformers" pois o autores não conseguiram conter a emoção que esses filmes trazem).

Com um trabalho gráfico incrível que deixa muito bem explícita a identidade do programa e dos personagens, "Choque de Cultura: 79 filmes pra assistir enquanto dirige" é um título especial para os amantes do cinema, do humor, para os fãs do programa e para aqueles que desejam conhecer - ainda que por uma via diferente - esse fenômeno do humor e dos memes nacionais.

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com/2018/10/resenha-choque-de-cultura-79-filmes-pra.html

Jesus 26/11/2018

Um Livro Sobre Cultura. E Cinema.
Um livro feito para quem não tem tempo pra perder vendo filme.
E pra quem tem também.
Dependendo do filme, eu recomendo ler ele enquanto assiste, aliás.
Pois a história do filme pode se mesclar com as do livro e criar um terceiro filme totalmente novo e inesperado.

Imagina assistir um Rocky, lendo a análise do Exorcista e ouvindo a trilha sonora do Velozes e Furiosos.
Ia virar um filme de um Demônio marrento tomando porrada do Stallone enquanto dirige um Viper.
Muito melhor que qualquer um dos três filmes citados.
Com exceção do Velozes e Furiosos.

Um livro idealizado e desenvolvido especialmente para se ler enquanto dirige (como já está claro no título, caso não tenha percebido).
E essa é a única maneira que esta obra deve ser consumida.
Caso esteja dirigindo profissionalmente, melhor ainda.
Se for pra ler sentado no sofá, eu já não recomendo.
Pois estará indo contra a proposta original.
E rebeldia é coisa de músico.
E músico é drogado.
E esse livro é cultura e não tem nada a ver com música.

E acabou a resenha.

Falando em livro... 04/12/2018

|| Resenhado por Mary Reis ||

Quem nunca ouviu falar ou acompanha os vídeos do Choque de Cultura no Youtube (e agora todo domingo na Globo também)?

Bom, para quem não conhece, Choque de Cultura "é um programa cultural com os maiores nomes do transporte alternativo do país" (rs). Eles sempre comentam sobre cinema. Música, não. Porque ambiente de música é ambiente de droga (rs). Temos o apresentador Rogerinho do Ingá, e os comentaristas: Maurílio dos Anjos, Julinho da Van e Renan. Um mais engraçado que o outro. Não bastando o sucesso no Youtube, agora eles comentam o filme que passa no domingo a tarde na Globo e também resolveram lançar um livro: "Choque de Cultura: 79 filmes para assistir enquanto dirige".

Então, resolvi me render a mais um livro de youtubers, o primeiro foi o da Kéfera (tem resenha no blog, leia aqui) e fiquei torcendo para não ter uma decepção, esperando que o livro fosse tão bom quanto os vídeos. E nem vou esperar o final da resenha para dizer a minha opinião... Ri tanto quanto nos vídeos. Fiquei imaginando cada um comentado sobre os filmes, porque o legal é a forma como eles falam e os absurdos também (hahaha). Não tem jeito de ficar insatisfeito com a leitura. Falo com tranquilidade!

O livro começa com a apresentação de cada piloto, sobre como eles se apaixonaram por carros e como foram seguir a carreira aí no transporte alternativo (já comecei a rir nessa parte). E depois vem as 79 “resenhas” de filmes, “era pra ser 80, mas o Julinho não entregou a crítica de "Se eu fosse você 2”. Imaginei que os filmes seriam comentados por todos, como nos vídeos, mas não. O filme é comentado somente por um dos pilotos, e vez ou outra é incluído a fala de um no texto, não que isso tire a graça dos textos, ok?! Eu é que imaginei uma estrutura diferente. E não posso deixar de falar das belas ilustrações que tem. Obras do filho do Renan, o pequeno guerreirinho.

Particularmente, gostei mais dos textos do Rogerinho e do Renan. Tudo bem que é um pouco tendencioso por eles serem meus personagens preferidos, porém são os que mais fazem análises engraçadas. E para quem ainda não viu os vídeos desses caras, aconselho a ver primeiro para conseguir imaginar cada personagem contando sobre o filme, que fica bem mais engraçado.

Leia a resenha completa no blog.

site: http://www.blogvirandoapagina.com.br/2018/12/resenha-choque-de-cultura-79-filmes-pra.html

alinenotalien 25/12/2018

Achou que não ia ter resenha do livro do Choque de Cultura? ACHOU ERRADO, OTÁRIO!
Produzido pela TV Quase no seu canal do YouTube, Choque de Cultura é um programa que reúne os maiores nomes do transporte alternativo (Rogerinho do Ingá, Renan, Julinho da Van e Maurílio dos Anjos) para falar sobre cinema e séries de TV — menos música, porque música é ambiente de droga — com um humor um tanto… nonsense. E é esse humor nonsense que trouxe o programa e seus personagens à popularidade, fazendo com que fosse transmitido uma temporada inédita na Rede Globo e também, virando um livro com críticas de filmes cults (Beleza Americana, Laranja Mecânica, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) e blockbusters (Stallone: Cobra, Rambo, Velozes e Furiosos)

Como uma grande fã do programa, acabei me rendendo ao livro e torcendo pra não ser uma grande decepção. E, agora, falo com tranquilidade: ri do início ao fim, tanto quando ri nos vídeos. Juro que eu ouvi a voz de todos os personagens como se estivesse assistindo aos vídeos, ri com cada coisa absurda dita pelos personagens.

“Choque de Cultura - 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige” é um livro super divertido (e criativo!), com o humor típico dos pilotos presente há todo momento, além dos bordões, que não poderiam ter ficado de fora, assim como histórias absurdas de Renan com seu filho, Renanzinho.

Logo no início, temos a apresentação de cada personagem, contando um pouco sobre como surgiu a paixão pelo mundo automobilístico e como entraram no ramo do transporte alternativo. E então vem as críticas. E devo dizer que foi uma surpresa, pois imaginei que a estrutura seria como nos vídeos, todos comentando sobre o mesmo filme. Pensei errado. A cada capítulo, um dos personagens comentam sobre um filme, vez ou outra surgindo comentários dos outros. E claro, o que dizer dos desenhos maravilhosos do nosso guerreirinho Renanzinho? ADOREI!

O trabalho gráfico de “79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige” também é incrível, deixando bem explícito a cara do Choque de Cultura, assim como a linguagem informal utilizada pelos pilotos. Livro fácil para se ler em poucos dias ou até mesmo em algumas horas — lembre-se que você precisa estar dirigindo para ler este livro, o propósito do mesmo é esse!

Para os que ainda não assistiram nenhum vídeo dessas figuras, recomendo ver antes de ler esse livro, por questão de entender melhor o humor deles e entender um pouco mais sobre cada um dos personagens (além de ser muito bom, né?)

E ACABOU A RESENHA!

Diogo Matos 30/12/2018

Rende boas risadas.
Confesso que não estava botando fé no livro, pois os vídeos do choque de cultura se baseiam muito no texto, mas principalmente na maneira em como frases são ditas, e a maneira particular de cada integrante falar.
No entanto, ao começar a ler o livro, automaticamente, a voz e a maneira de falar de cada integrante vem a nossa mente, e isso faz total diferença para mergulharmos na leitura. Um livro recomendado para quem é fã do programa no YouTube.
Vale ressaltar que nem todas as críticas são engraçadas. Mas o resultado é bastante satisfatório, pois as que são engraçadas, já valem a leitura.

@dropsdeleitura 02/03/2019

Achou que não ia ter livro feliz nesse Instagram? Achou errado!

Eu sou facinha, facinha pra chorar. Basta uma carinha triste de um órfão, uma briguinha de casal, um padrinho morto por um Avada Kedrava.. lá estou, caindo em prantos. Mas rir, parceire? Me fazer rir é bem difícil. . ?Choque de Cultura - 79 filmes pra assistir enquanto dirige? é bom demais! Fui lendo e ouvindo as vozes dos personagens.. O que gerou certo problema, porque estava intercalando a leitura com ?O Diário de Bitita? e aí Maria Carolina de Jesus às vezes soava como o Julinho. Tive que parar, óbvio.

É besta, é ácido, é sarcástico.. É muito a minha cara. Valeu, @estantedatah! Não fez mais do que a sua obrigação.

José Eduardo 12/06/2024

Achou que não iria ter livro sobre filmes hoje? Achou errado
Otario kkk sou fã do choque, tanto do programa como do podcast, pra mim o melhor que tem. E no livro, você lê escutando as vozes deles. Perfeito!

Queria Estar Lendo 05/02/2020

Resenha: Choque de Cultura - 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige
Achou que não ia ter resenha do livro do Choque de Cultura? Achou errado, otário! Pois como todos sabem, este blog apoia a cultura, o cinema e principalmente: a literatura. Portanto, trago hoje para vocês, a resenha desse livro que é um compilado de críticas de cinema escrito por grandes nomes do transporte alternativo. Lançado pela editora Galera Record (até onde sabemos, sem a necessidade de nenhum tipo de ameaça ou violência).

Um breve panorama sobre os pilotos-autores dessa obra: Rogerinho do Ingá é apresentador do Choque de Cultura e dirige uma Sprinter azul e vermelha; Renan além de ser um pai muito dedicado e detentor das melhores informações do programa, leva a vida dirigindo uma Towner azul-bebê; Julinho da Van tem uma Sprinter branca e malha para manter seu corpinho saudável e sensual; e, para finalizar o grupo, temos Maurílio dos Anjos, que pilota uma Kombi branca e é o especialista em cinema.

Choque de Cultura - 79 filmes para assistir enquanto dirige é, como o próprio título sugere, um livro com resenha de 79 filmes - eram 80, mas o Julinho não entregou a tempo a de E se eu fosse você 2 -, para você assistir com tranquilidade enquanto dirige. Ou, melhor ainda, como sugeriu o próprio Renan em seu recado final: agora que você já leu as resenhas e sabe o que acontece, pode ir fazer outra coisa. Viu? É a cultura salvando você de ter de ficar na frente da tevê quando claramente poderia estar usando esse tempo para fazer uns rachas ou até mesmo ir furar o pneu de um ciclista.

Além disso, eu mesma, que não tenho carteira de habilitação e não dirijo (pois sou consciente e entendo a necessidade de apoiar o empreendedorismo do transporte alternativo) fiquei muito agradecida pelo livro, pois agora pude apreciar a arte desses filmes, o que antes não era possível já que eles são para serem assistidos enquanto se dirige e, como disse, eu não dirijo. Por isso agradeço muito aos pilotos por terem pensado em pessoas como eu, e me dado essa oportunidade!

Quanto as críticas, elas são muito completas e profissionais, ressaltando os pontos fortes e fracos dos filmes, além de trazer informações sempre pertinentes (no caso do Renan, Maurílio não) e questionamentos importantes. O livro ainda conta com ilustrações magníficas feitas pelo Renanzinho, claramente um artista a ser descoberto, demonstrando que o Choque de Cultura sempre esteve na vanguarda e, desde 2018, já antecipava a problemática levantada pelo presidente sobre "livros serem um amontoado de textos".

Qualquer amante da sétima arte vai se sentir contemplado com os títulos escolhidos a dedo pelo pilotos, estando entre eles nomes como: Clube da Luta, Tropa de Elite, Beleza Americana, Frozen: Uma aventura Congelante, O Casamento dos Trapalhões, Avatar, Ghost: Do Outro Lado da Vida, Inspetor Faustão e o Malandro, O Iluminado, Saga Crepúsculo e, é claro, a franquia Velozes e Furiosos.

Importante ressaltar também a preocupação dos pilotos em inserir um glossário ao final do livro, para que todos os não entendidos do assunto possam passar a entender. Me vi obrigada a concordar com o Palestrinha, foi brilhante a sua colocação de suprir essa necessidade dos leitores e aproveitar para alcançar o número mínimo de páginas pedido pela editora (que teria tranquilamente sido alcançado se Julinho não tivesse deixado os colegas na mão).

Por fim, parabenizo a profissional Simone dos Prazeres pelas vinhetas tão bem colocadas - Simone é sempre um acerto -, e por todo o trabalho gráfico. Sugiro, até, que os pilotos fiquem de olho porque uma profissional assim no mercado é difícil de achar e ela pode acabar sendo requisita por outros programas. Minha sugestão é manter ela em cárcere privado, pra garantir que ela continue sempre fazendo esse trabalho genial com o Choque de Cultura.

Indico Choque de Cultura - 79 filmes para assistir enquanto dirige para todos os amantes da sétima arte, os amantes da sexta arte, os amantes da velocidade, os amantes do transporte alternativo e todos os amantes no geral. Menos os amantes da primeira arte e os amantes do ciclismo, esses tão proibidos de ler!

p.s.: aguardando ansiosamente pelo próximo livro. E, pilotos, se precisarem de alguém pra ajudar a torcer o braço de algum editor da Galera Record é só chamar, viu?

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/02/resenha-choque-de-cultura-79-filmes.html

'duarda 11/02/2020

Achou que não ia ter livro do Choque de Cultura?
Achou errado, otário!
Vou resumir está resenha a: é como se eles tivessem transcrito um episódio do Choque, simples assim. Perfeito assim.

Para ser melhor só se tivesse mais interações entre as críticas, mas daí já sou eu querendo coisas além da conta (e implorando por mais interações Sorinterkombi, me julguem)

Priscila 27/03/2020

Carro, explosão e mulherio
Achou que eu não iria ler o livro do Choque de Cultura? Achou errado, otário.
O livro é muito engraçado, claramente são escritores. Análises divertidas, pra mim as melhores foram de O Iluminado e de O Lobo de Wall Street, a de Taxi Driver também foi ótima. Enfim, livro recomendado para fãs da sétima arte.

Tico Menezes 23/04/2020

Uma extensão do programa...
O retrato exagerado e maravilhoso da desinformação que é passada pelo whatsapp nos dias de hoje segue afiado e surtado como nos programas do Choque. Crítica social sempre viva e uma perfeita noção dos alcances do ridículo fazem do livro uma extensão do que vemos na TV e internet, o que vai agradar os fãs. É um tanto extenso e, como uma piada que se estende demais, pode cansar.
Mas em momento nenhum falha na fidelidade do desenvolvimento dos personagens que tanto amamos.

Não pare de dirigir. Nem de assistir filme. Nem de fazer os dois juntos, que é pra dar tempo de prestar atenção nas coisas importantes da vida tipo amarrar cadarço e acabar com ambiente de música!

Daniel 24/05/2020

O choque em sua essência
Admiro demais os caras, transcrever aquele humor dos vídeos em um livro e ainda assim manter a qualidade não é fácil. Primeira vez que um livro me arranca risadas. Recomendo demais pra diminuir o estresse nesses momentos de pandemia. ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5