Se eu abrir esta porta agora…

Se eu abrir esta porta agora… Alexandre Rampazo

Resenhas -

Sabrina320 27/02/2024

Incrivel
Peguei para ler para meu filho, mas ele assumiu a leitura e conseguiu ler o livro todo de uma vez.... que lindo! que livro bem feito!!! Parabéns!!!

Michelle B. 14/11/2023

Portas e +portas
As portas podem te mostrar coisas boas ou ruins, esse livro é muito legal, pois abre em forma de sanfona e de um lado temos um otimista e do outro um pessimista com as mesmas situações acontecendo quando você abre a porta.

Biblioteca Álvaro Guerra 17/03/2023

"Se eu abrir essa porta agora..." Traz duas perspectivas: A visão do menino que tem medo do que há dentro do armário e a do possível monstro do armário. Enquanto o menino tem medo que o monstro tome seu lugar e fique com tudo o que mais ama, o monstro do armário espera ansiosamente pelo que está do outro lado.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788550407289

@esselivrotemhistoria (ig) 30/07/2022

? Se eu abrir estanporta agora...
??@alerampqzo
?@sesisp

Essa preciosidade de Alexandre Rampazo brinca com o imaginário  infantil.
O medo do que tem atrás da porta e a transformação de objetos em brincadeiras imaginárias.
Mas o que será  que pensam os monstros dentro do armário?
Seriam eles malvados?
Delicia de livro...

O respiro da porta do armário, com 4 furos e grade permite o imaginário  respirar dentro do armário.
O leitor interaje com o objeto livro, afinal está  nesse papel de decidir se abre a porta ou não através do movimento de passar de páginas.
O livro com sua proposta sanfonada permite um movimento mais fluido como de abrir uma porta e também tráz um avesso da história, o outro ponto de vista.
A história pode ser amedrontadora, mas também  pode ser outra, bem divertida.

Com relação  ao uso desse tom azul como que traçando um espaço  iluminado na página, encontrei a seguinte informação: "na antiguidade acreditava-se que o azul era resultado da mistura do preto e do branco e foi definido por Leonardo da Vinci como ?composto de luz e trevas, de um preto perfeito e de um branco muito puro como o ar?."* Não  sei se há  uma intencionalidade de Rampazo nessa escolha, mas pra mim, esse texto traz mais uma camada de sentido pra essa obra. Há  o lado sombrio e o lado iluminado nessa história  e os dois se misturam perfeitamente nesse portal do imaginário.

*https:///blog/o-uso-simbolico-da-cor-no-cinema-parte-1

#seueabriressaporta #porta #portal #monstros

Mion 14/05/2022

Uma obra muito interessante para nos fazer pensar sobre a questao do ponto de vista e exercicio da empatia num nivel muito pratico e em situação de caso. Pq a teoria as vezes torna tudo muito dificil de entender.

LariLeitão 05/06/2021

O que há dentro do armário?
O livro possibilita que nós coloquemos no lugar do protagonista trazendo sua bagagem para o que pode aparecer qu do se abre o armário

Evy 27/02/2021

Simplesmente encantador
"Quem disse que seria fácil abrir uma porta a noite?"
E assim começa a sinopse desse livro encantador do autor/ilustrador Alexandre Rampazo. E quem disse que é realmente fácil? Quem nunca teve medo de abrir uma porta? Acredito que todas as crianças passam por isso na infância com a porto do armário, do guarda-roupas. Quem não tem uma história dessa pra contar? Olha, me arrisco a dizer que até alguns adultos teriam histórias desse tipo. Eu mesma, não gosto de dormir com porta do guarda-roupa aberta, nem uma frestrinha. Eu hein... rsrs

Impossível começar a falar desse livro, sem tratar do trabalho editorial sensacional dele. Primeiro que não é um livro comum e vai ser difícil de descrever, mas vou tentar. Ele vem envolto numa caixinha e quando você tira o conteúdo é uma sanfona cheia de portas e você consegue abrir as portas para qualquer lado. O que torna a experiência de leitura uma brincadeira, cada porta trazendo uma surpresa.

Se lido na "ordem", se é que se pode dizer que haja uma ordem, você vai encontrar vários seres que causam medo: monstro, lobo mau, bruxa... Depois do outro lado, um menino, um amigo, brincadeiras... As ilustrações são lindíssimas! E na minha humilde interpretação, de um lado é o menino abrindo a porta e encontrando o "medo" e do outro lado é o "medo" encontrando o menino, o que me fez lembrar de Monstros S.A., mas é um livro que deixa aberta a inúmeras interpretações...

Na linda sinopse escrita por Roger Mello, ele pergunta: "A porta é a arte, a filosofia, a ciência? É um portal? Precisamos desse perigo, dessa surpresa" e isso abre um novo mundo de interpretações que torna esse livro além da idade! Precisamos perder o medo de abrir as portas. Elas podem sim trazer muito medo e ansiedade, mas também pode ser o início de uma linda e diferente jornada! E quem nunca quis abrir a porta do armário e ir pra Nárnia?

Enfim, é um livro lindo, único e encantador. Merece ser lido por todas as idades. Super recomendo!

Luciana Luz 01/07/2020

Um livro lindo! Li e reli com meu filho, a diagramação e ilustrações também contam a história e os detalhes revelam várias camadas. Um livro para crianças que valoriza a capacidade delaa.

Aline Marques 05/05/2019

A vida é feita de portas. [IG @ousejalivros]
Portas escondem segredos e temores, surpresas e possibilidades. Você e eu.

Para descobrir o que está do outro lado, é preciso (se) arriscar. Não há escapatória.

E se eu abrir esta porta agora...

Posso me deparar com um projeto gráfico de encher os olhos e ilustrações despretensiosas que impelem a imaginação e a nostalgia!
O formato de sanfona e a paleta de cores contribuem para o aumento das expectativas, já que o autor explora a curiosidade e suas consequências, demonstrando como o tempo oferta oportunidades que deixamos passar, pelos mais diversos motivos.

E, assim como na vida, tudo pode ser uma questão de perspectiva. Que grata surpresa será descobrir uma nova versão para a mesma história, conversando sobre sentimentos paralisantes e enfrentando-os a cada virar de página.

Um livro metafórico que confronta o leitor, ao mesmo tempo que o acolhe, transformando a experiência em algo único e memorável!

Leitura compartilhada a partir de um ano, e independente aos sete.