Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Luiz Garrido 12/05/2023

Conheça a BUMMER
O livro nos explica como as redes sociais estão manipulando a sociedade como um todo em prol de interesses corporativos. Apesar do título, o autor diz que seu intuito é apresentar argumentos para que o leitor decida por si só se vale a pena (tentar) deletar suas contas em redes sociais.

Isa Riva 28/04/2023

Máquina Bummer
Por ser um livro extremamente técnico, eu pensei que seria mais difícil de entender. Mas é um livro muito bom, principalmente para aqueles que pretender seguir carreira na engenharia de software ou na criação de startups. Eu não entendi alguns termos técnicos, mas a mensagem que ele pretendia passar me impactou muito. As redes sociais têm nos transformado em babacas

?????

Siaht._ 03/04/2023

Um ponto de vista
Ta, acabei o livro e é o seguinte, eu realmente parei de usar as redes, tais como Twitter, Instagram e nem precisei me preocupar com o Facebook pq eu já não tinha a anos. Mas o meu ponto aqui é o seguinte, eu não sei se esse livro se enquadra em auto ajuda ou o que e eu vou terminar isso aqui e ver outras opiniões/resenhas sobre esse livro pra ver outros pontos de vista, mas meu amigo, se você começar a ler esse livro porque você JA ESTÁ pensando em sair das redes, você provavelmente vai, agora se você NAO ESTA PENSANDO em deixar as tuas redes sociais e meio de comunicação com esse mundão de ninguém, esse livro provavelmente não irá surtir nenhum efeito em você. Eu por motivos de comparação estava me sentindo muito mal com a internet, essa massificação de "informação", todo esse acesso a..
ai que está, todo esse acesso a o que?? A nova briga das famosas, a separação de alguma nepo baby ou o cancelamento de algum influencer?!
Assim como diz no próprio livro, o início da internet era algo lindo, sonhos que antes só eram frutos da imaginação foram passados para o papel (ou máquinas) e se tornaram realidades. Pessoas de todo o canto desse mundo tiveram e tem a oportunidade de se comunicar instantaneamente por um único aplicativo ou meio de comunicação.
Sim, sem dúvida isso é incrível. Deu as pessoas a oportunidade de encontrar pessoas iguais a elas, grupos de gente que nunca nem se viu mas pensa igual. Isso é mágico (e em alguns casos perigoso, porque nem todo mundo é bom e essas ruins tem mais facilidade de se encontrarem agora também).
Isso tudo é só um ponto, e é claro que assim como no livro eu tenho vários dó porque eu deixei as minhas redes, e um deles foi ver tanta
"desigualdade"?? Eu não sei se é essa a melhor palavra para me expressar, mas eu não sou rica porém também não sou miserável, eu estou longe de ser classe média alta (ou média kkkkry) mas eu ainda tenho muitas oportunidades e "mordomias".
Eu tenho uma vida confortável por assim se dizer mas ainda sim sofro a pressão que todos nós meros (brasileiros?? Kkkk ns) nós pessoas que temos que trabalhar pra viver e nos sustentar, nós que precisamos fazer uma faculdade, um curso superior pra parcelar uma casa em 40 anos (ou mais) pra viver a vida, é desse nós que eu tô falando. Me perdi um pouco aqui mas o meu ponto é, eu acho nocivo ficar perpetuando dessa ideia na internet de que você pode ganhar muito dinheiro, muito fácil, apenas com dancinhas no tiktok ou vlogs ou posts no Instagram. Eu acho bizarro a ideia de que um storie de 15 segundos consegue faturar 300 mil quando as profissões diversas recebem menos de 1600 para atuar. Como a gente tem que pegar condução em horário de pico e trabalhar o dia todo só pra pagar conta e literalmente sobreviver.
Falei muito né?! Kkkkk mas esse é o meu ponto, foi isso que me fez pesquisar o assunto e eventualmente descobrir sobre esse livro e ir ler ele, voltando ao que eu disse lá no início, eu realmente não acredito que você entre nessa onda de ficar sem rede social se não partir de você, porque você pode ler tudo isso e mais o livro e ainda achar que é mais importante estar conectado com pessoas que não fazem a real diferença no teu dia dia e se comparar constantemente com padrões da internet.
E nem tudo é ruim tá gente, eu sei que existem pessoas que só tem amigos online (por mais que eu também não ache isso uma coisa saudável, é o que essas pessoas tem)
Bom, falei, falei e senti que não disse nada KkKKk mas basicamente é isso, é muito libertador não ficar pensando que eu tenho que tirar uma foto boa ou fazer um story pra postar, so realmente estar lá e curtir o momento, acho que é isso!

Amanda 01/04/2023

ME SENTI EM BLACK MIRROR
Faço parte do clube de pessoas que desejam se divorciar das redes sociais e principalmente da máquina do mal que tira nossa atenção e míngua a criatividade: o celular.

Esse livro foi escrito um pouquinho antes da pandemia começar e sem exageros previu o futuro com os relatos de como o movimento antivacina surgiu, os tribalistas, as eleições que culminaram em seres descolados da realidade primeiramente nos EUA com o ataque ao Capitólio e previsivelmente no Brasil com os acampamentos após a eleição acirrada.

Já percebeu que o(a) crush da gente sempre aparece em primeiro lugar nas redes sociais mesmo que a gente não o tenha stalkeado tanto assim? Obviamente isso não é coincidência mas sim o algoritmo das redes sociais treinado do jeitinho que a gente gosta.

Apesar de não nos agradar não o adestramos corretamente, tanto que o livro explica o motivo do conhecido tiozão do zap abandonar o senso crítico e ser uma isca fácil para os criadores de fake news.

A questão é: Quem está por trás dessa polarização política mundial e porquê se beneficia disso.

Torço por um próximo volume mesmo com o documentário O Dilema das Redes com a participação de Jaron Lanier, quero muito ler sobre o que aconteceu para ser necessário c3n$ur@r as palavras no Facebook, Twitter, YouTube e as consequências do TikTok na mentalidade de crianças e jovens.

EduardaMariaGG 09/03/2023

Confesso que a leitura não foi aquilo que eu esperava.
Em diversos momentos o livro é bem apelativo e repetitivo, além de que alguns argumentos são bastante incoerentes.
Mas em geral, permanece sendo uma leitura válida para quem deseja ter noção dos malefícios das redes sociais.

Juliana 08/03/2023

Bom livro
Já sabemos os argumentos óbvios que as redes são viciantes e que milhões de pessoas gastam tempo diariamente em feeds, mas este livro nos apresenta o que está por trás de tudo isso e que a intensão de fato é mudar o comportamento de seus usuários.
Somos expostos a informações constantes todos os dias de diversos tipos, não há tempo de digerir uma notícia e já estamos vendo novas informações e isso pode ser prejudicial.
Este livro minimamente nos faz refletir a respeito de seus argumentos e repensar nossas prioridades em relação as redes sociais.

Antonio.Carlos 07/03/2023

Gostei da leitura, os argumentos em sua maioria são bem explicados e em sua maioria fazem bastante sentido ao se pensar sobre o que e dito.
Ainda não deletarei minhas redes mais creio que testarei um uso mais consciente e muito mais moderado que o atual.

anecas 19/02/2023

é?
é um bom tema e deve ser abordado mais vezes em livros.
porém achei repetitivo em varias partes, o autor trouxe ótimos temas para capítulos mas não soube desenvolver e usando metáforas na maioria das vezes sem sentido.
eu não tenho redes sociais mas se eu tivesse, não seria esse livro que me motivaria a não ter mais.

Júlio 06/02/2023

Bem intencionado e repetitivo.
Por um lado considero uma leitura importante por mostrar o quão problemáticos são os algoritmos atuais de redes sociais. O quão imoral é o sistema bummer, e por isso isoladamente eu já tendo a pensar que esse é um livro importante que merece ser lido, mas as coisas não são tão simples...

Embora os argumentos tenham motivos diferentes, eles são praticamente todos iguais. O livro é extremamente repetitivo. O autor diz "Bummer" 20 vezes a cada parágrafo e ele NÃO PARA, NUNCA!

Outro problema pra mim é que a grande maioria dos pontos dele fala de como a bummer faz as pessoas perderem sua humanidade, serem manipuladas, perderem tempo demais com frivolidades na internet e etc, mas... Absolutamente 95% dos problemas que ele aponta são problemas recorrentes na humanidade desde SEMPRE. A única coisa que a bummer faz é intensificar eles. Até a questão de manipular as pessoas com anúncios ou informações mentirosas são coisas que existem desde que o mundo é mundo. O autor têm um ponto em apontar pro fato de que com o sistema atual, esses problemas vão sendo intensificados, mas tenho grande problema com o quanto ele terceiriza a culpa.
Ele constantemente fala de como a bummer é terrível ou como os programadores e engravatados por trás desse sistema estão criando mecanismos que ajudam a propagar o que há de pior na humanidade (com alguns fazendo com boas intenções sem saber as consequências e outros sendo antiéticos de propósito), mas ele sempre retira TODA a responsabilidade da pessoa que se deixa influenciar tanto por esse sistema a ponto de ser uma babaca ou desenvolver crenças bizarras.
Ele não cobra senso crítico ou fibra moral das pessoas, só joga toda a culpa no sistema.

Enfim, esse livro me deixa bem dividido, mas certamente traz informações importantes que mais pessoas deveriam saber.

Irla 04/02/2023

Esperava mais do livro. No geral o autor aborda uma ideia bem interessante que faz refletir bastante sobre o uso consciente das redes sociais.
Mas em muitos momentos eu não entendi absolutamente nada do que ele estava querendo passar, além de achar alguns argumentos totalmente "??????".

Lucas Breno 30/01/2023

O tema é interessante, a leitura nem tanto
Achei legal os temas abordados, porém chega um momento do livro que a leitura fica chata.
Foi bom ter lido, mas não tenho interesse de reler

Geolê 28/01/2023

Não deletei minhas redes sociais, mas...
O livro mostra como as redes sociais são prejudiciais à nós como sociedade em diversos aspectos. Ao considerá-los, ficamos até meio que constrangidos em querer manter nosso perfil no Instagram ou nossa página do Facebook, mas sua abordagem faz, ao menos, a gente pensar em como temos sido transformados por influência, não de uma pessoa específica, não por um dono de uma rede social, mas por um sistema integrado que nos molda mediante algoritmos. Estamos sendo transformados e nos tornando menos humanos.
Vladi 28/01/2023minha estante
Ler esse livro foi o que faltava pra mim tomar a decisão de sair de vez das redes sociais, hoje acredito que pro cristão principalmente só vale a pena permanecer nelas com propósito profissional ou ministerial.

Geolê 28/01/2023minha estante
O livro é muito nesse tom mesmo!

Re Vitorino 19/01/2023

Não é só o seu tempo sendo desperdiçado
Em geral , quando pensamos em redes sociais, a principal preocupação é o tempo dedicado, que pode chegar a horas por dia. Mas este livro traz uma perspectiva muito mais assustadora quanto a como os mecanismos adotados por essas plataformas alteram comportamentos e sociedades. Bem fundamentado, referenciado e exemplificando por situações no mundo todo, o autor faz um convite à reflexão sobre como as redes estão nos desumanizando e nos colocando em riscobde diferentes níveis. Suas leituras paradas porque passou 40 minutos no Reels é o menor dos problemas, acredite.