Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Fer 10/01/2023

"O problema não é uma tecnologia específica, mas o uso da tecnologia para manipular pessoas, para concentrar poder de maneira tão insana e sinistra a ponto de se tornar uma ameaça à sobrevivência da civilização." (Pag.56)

dêniel 05/01/2023

Fundamental para a nossa geração
Este livro mudou minha vida. Consciente dos males e das manipulações que as grandes empresas de mídia fazem com a gente, mudei meu estilo de vida e eliminei as redes sociais. Muito válido para quem quiser se informar acerca dos males que permeiam nossa mente com as redes sociais

Larissa266 30/12/2022

Vou passar a ouvir minha vó
Eu passei a adolescência ouvindo da minha vó que passar tanto tempo no computador e telefone me faziam mal.

Pelo visto, ela não estava de todo errada.

Foi um leitura bem fluída, as explicações não são metódicas nem burocráticas, o que facilita muito a compreensão (apesar de eu sentir necessidade de reler pra entender melhor alguns pontos por ser uma marmota em TI).

Alguns argumentos me soaram mais válidos e inteligíveis que outros, talvez por se valerem de umas convicções que pra mim são um pouco abstratas e até furadas, mas não deve, tarda nem falha no tocante a dados, fontes de pesquisa e riqueza das notas de rodapé.

Um fato que não me incomodou (muito) mas pode ser um ponto pra algumas pessoas, é que o livro é bem estrito no que propõe: dez argumentos para deletar redes sociais. Mais argumentos (que com certeza existem), maneiras de fazer isso, e impactos tão nocivos quanto os citados, mas de empresas com mecanismos diferentes, ficam completamente de fora.

Este não é um guia completo pata sua nova vida fora das teias de redes sociais, mas é um começo, bem simples, didático e inspirador.

Narryman 22/12/2022

Bacana
Um pouco repetitivo e um leve tom de "teoria da conspiração ", mas dá pra começar a pensar a respeito do uso das redes sociais e Internet como um todo (principalmente no quesito privacidade dos dados).

Marta__A 14/12/2022

No livro, o autor apresenta dez argumentos de como as redes sociais são nocivas de diferentes maneiras para as pessoas e para a sociedade, e como as redes, voltadas para o ganho de lucro, com seus algoritmos vão acumulando seus dados e sem você perceber moldando comportamentos e manipulando a sociedade. E pela realidade atual, isso não está fazendo nada de bom.
Achei um bom livro, que traz muitos argumentos preocupantes. Acho que todos deveriam ler, pelo menor para ter uma noção de como funcionam as redes sociais e mudar alguns comportamentos de uso pelo menos.

°Patt~Siilva° 03/12/2022

Um livro muito esclarecedor.
Um livro esclarecedor que nos alertas sobre como as empresas das redes sociais e aquele site de pesquisa, são usados para nos manipular, através atuação no nosso psicológico, mostrando o quão nocivo essa "máquina" tem sido.

Dez argumentos para deletar suas redes sociais é um alerta sobre a saúde mental e do desiquilíbrio que estamos vivendo em sociedade

Henrique.Santos 01/12/2022

Diferente de praticamente todas minhas leituras desse ano está leitura não é algo fácil e rápido de ser lido e sim uma leitura densa e que precisou ser lida camada por camada com muita atenção e mesmo tendo sido algo mais denso, essa leitura não é nem de perto ruim, a cada minuto que lia percebia como tudo ali era verdade, como as redes sociais tem nos abduzidos e mexido com nossas mentes, hj em dia temos uma geração inteira formada pela tecnologia e adoecendo pela forma tão tóxica e abusiva que a internet tem invadido nossas vidas! Mesmo com tudo isso ainda acredito que a internet foi uma das melhores coisas que aconteceram pois com ela a informação está na palma de nossas mãos mas tbm é preciso ver que todo bônus tem o seu ônus e neste caso acredito eu que seja como a internet está afetando de forma negativa e a longo prazo prejudicial a vida das pessoas, esse livro junto com o documentário "O dilema das redes" me fizeram perceber que a vida vai muito além de uma tela de celular e que eu não era beneficiado em nada passando horas apenas assistindo rells sem sentido e que todo o tempo e energia que gastava com as redes poderia envestir em outras atividades mais prazerosas da vida! E tendo dito tudo isso só peço que reflitam se vc é quem está sobre controle de suas redes ou se elas que estão controlando vc?

Ivo 13/11/2022

Experimento tech/social
É uma leitura rápida, mas que traz os dez argumentos que precisam ser bem avaliados. Infelizmente não é tão fácil deixar tudo de uma vez, mas com os motivos abordados se torna mais possível uma transição gradual.

Isa 06/11/2022

no fim, o problema não é a rede social em si e sim a propaganda e como usam seus dados pra te manipular (e mesmo que todo mundo pare de usar, não vai mudar como elas são operadas pq o problema é o sistema que elas são usadas pra beneficiar, o livro conseguiu falar todo o problema mas não fonseguiu identificar a raiz e isso me irritou um pouquinho).

resumindo: o capitalismo falhou, falha e falhará em cada uma das sociedades que ele colocar os seus tentáculos.

thomas132 29/10/2022

Um livro extremamente necessário
Mesmo sendo uma obra de 2018, algumas temáticas e exemplos abordados pelo autor encaixam perfeitamente em nossa vivência atual (2022). Com apenas dez argumentos, o autor desenvolve super bem as suas ideias e sempre deixa - no final de cada capítulo - os artigos de referência que comprovam ou andam em conjunto com os seus pensamentos. No final, ele também sugere outros autores que abordam temáticas das quais ele não trouxe para este livro.

Não é o tipo de obra que tenta, a todo custo, te convencer para de fato deletar as suas redes sociais. Ao falar sobre os efeitos psicológicos que as experiências online nos causam e como afetam assuntos mais sérios como a política e segurança de um país - por exemplo - o autor busca gerar essa pontinha de curiosidade para que nós, leitores, façamos a nossa própria reflexão acerca do assunto e sobre o quanto ele é realmente um problema para nós. É ótimo para se autoconhecer e ser capaz de enxergar os males que as redes nos causam sem que a gente perceba.
O documentário da Netflix 'O Dilema das Redes', que conta com a presença de Jaron Lanier, é um ótimo aditivo para quem leu ou quer ler o livro. Apesar de abordarem praticamente os mesmos tópicos, o documentário também traz questões mais atuais, envolvendo a pandemia de corona vírus, por exemplo. Recomendo bastante.

No geral, é uma leitura agradável, mas deve ser lido com calma e um capítulo digerido de cada vez. É muita informação; para apenas dez argumentos, foi uma escrita bastante densa. Eu, que já não faço uso de redes sociais, tentei trazer o meu antigo "eu online" enquanto lia e confesso que não saí convencida haha. Porém, este livro ainda teve um papel fundamental por me fazer questionar várias coisas que eu não tinha pensado antes, quando resolvi abrir mão de vez das redes.

Nota final: 4 estrelas
Data de leitura: 29/10/2022

Marcelo.Silva 12/10/2022

Excelente
O interessante é que esse livro abre muito os olhos do leitor, para pontos que são claros mas nada óbvio.

As redes sociais desenvolveu um comportamento em nós de queremos ser o centro das atenções e dessa forma, a todo momento estamos postando algo para literalmente chamar a atenção das pessoas e isso se espelha de forma desastrosas na nossa vida, onde chamamos a atenção das pessoas a todo custo, seja falando besteira ou sendo um tipo de pessoa que realmente não somos internamente.

Paramos de olhar em torno, quando estamos em um parque, restaurante ou saindo com os amigos estamos ali, nas redes sociais..

É como se aquele momento não tivesse tanta prioridade e nós entramos nas redes para vivenciar um pouco do palco de outras pessoas.

Além de toda insegurança envolvida, problemas com imagem e falta de aceitação de si próprio como somos.

Entrando no aspecto técnico o autor fala muito sobre como as redes sociais tem a capacidade de alterar nosso humor e consequentemente tristes ou alegres, somos bombardeados de propagandas para comprarmos coisas que não precisamos e fato é um ambiente onde você é a cobaia a todo momento.

Horrível 22/09/2022

Interessante!
O livro discorre sobre como as redes sociais impactam direta e indiretamente na vida dos usuários. Muito citado, o vale do silício na Califórnia, é a base de pesquisa em que o autor se apoia.