A Cor Púrpura

A Cor Púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

laiscunhaf 22/07/2023

Jornada impactante
O livro é uma poderosa narrativa que aborda questões sociais, culturais e raciais, situada nos Estados Unidos do início do século XX.

A história é contada através de cartas e diários, dando voz a diferentes personagens e perspectivas. A protagonista é Celie, uma jovem mulher negra, pobre e semianalfabeta que vive no sul segregado dos Estados Unidos. Ela enfrenta uma vida de abusos, violência e opressão, primeiro nas mãos do próprio pai, e depois nas mãos do marido violento que ela foi obrigada a se casar.

Ao longo da trama, Celie compartilha seus pensamentos e experiências em suas cartas a Deus, revelando sua dor e desespero, mas também sua coragem e força interior para superar as adversidades. É por meio dessas cartas que ela encontra uma conexão espiritual, o que a ajuda a manter sua esperança e resistência.

Além de Celie, a história também enfoca a vida de outras mulheres ao seu redor, destacando a jornada de autoconhecimento e empoderamento de cada uma delas. A sororidade e a solidariedade feminina emergem como temas essenciais na narrativa.

Foi uma leitura muito tocante para mim, e me lembrarei para sempre das emoções que senti.

"Mas eu num sei como brigar. Tudo queu sei fazer é continuar viva."

[2023]

Artemis 08/09/2022

Púrpura é sinônimo de liberdade
É difícil explicar em breves palavras o que esse livro significa para mim como pessoa e principalmente como uma mulher que ama outras mulheres,mas além das minhas modestas e respeitosas identificações,A Cor Púrpura permeia a grande odisseia de Celia,uma mulher negra com uma sina nas costas por ser quem é e existir em tempos e lugares que tentam a todo custo desumanizá-la,mas Celia é um espírito criativo e grandioso,forte e amável,a relação entre ela e a irmã é singela e preciosa, e apesar da dor intríseca da vida,ela finda sua jornada com coragem,libertação e amor.
Sou extremamente grata pela existência desse livro e ter a chance de lê-lo,um dos meus prediletos de todos os tempos.

Maria.Emilia 02/08/2022

A historia de duas irmãs...
... que me deu muito prazer em conhecer. A tradução fora do vulgar dá uma outra aproximação, mais profunda, com as personagens.
Recomendo.

Agora só me falta ver o filme.

Ricardo.Silvestre 28/06/2022

E depois chega o 4 de julho?
Celie e Nettie, duas irmãs separadas à força e as histórias que cada uma constrói a partir daquele momento. Voltarão elas a encontrar-se um dia?
Leitura mais que necessária.
joskegshikta 28/06/2022minha estante
Que capa linda ? deu vontade de ler só por isso

Ricardo.Silvestre 29/06/2022minha estante
Vale bem a pena.

FSofia 21/09/2020

Um verdadeiro clássico
Através de cartas, conta-nos a vida de Celie, o pior que a vida lhe trouxe, sem máscaras, nu e cru, mas também o melhor. No final, à medida que vamos crescendo, percebemos que o amor e as coisas boas da vida devem prevalecer. Um livro sobre encontrarmos a nossa voz, mesmo quando tudo à nossa volta está montado para a calar. Protagonizado por uma mulher negra lésbica. Publicado em 1982. Um manifesto contra o ódio, a desigualdade e a violência.