O assassinato do comendador, volume 1

Resenhas - O assassinato do comendador - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Dorian.Bevilaqua 05/06/2024

Hmm... legal até
Gosto do estilo de escrita do Haruki, mas tenho minhas ressalvas kkkk.
Não sei se é algo pessoal meu, mas sinto que em algumas passagens, há uma descrição desnecessária e até um pouco misógina das relações do protagonista com outras mulheres.
Um outro ponto negativo que também me chamou atenção, inclusive nesse mesmo sentido, é o fato do autor meio que incluir na obra certos trechos e ações do personagem que acredito serem dispensáveis (por exemplo, não é necessário descrever o personagem fazendo café a cada dois capítulos kkkk).
Enfim... não lerei o segundo volume, mas não diria que foi uma leitura ruim. O autor escreve bem e a história é muito interessante.

mr_reedies 30/04/2024

Bem OK
Terminei de ler e fiquei me perguntando pra onde um volume 2 poderia ir, e não por conta de pontas soltas nem nada assim, mas porque acho que não tem ponta nenhuma. É um livro bem artístico, mas muuuuito monótono em grande parte do tempo, e não por conta da narrativa do Murakami que, pra mim, é o principal motivo de eu continuar voltando aos livros dele, mas porque me pareceu que não tinha nada acontecendo mesmo, com exceção de um momento ou outro. Será que o volume 2 é melhor?

Pedro.Martins 02/03/2024

Sem respostas
Eu não tenho respostas pra maioria 90% das perguntas que esse livro meu deu. É maravilhoso, simples assim.
A escrita é maravilhosa e fluida e, apesar de não ser um livro de terror, me deu medo genuíno e verdadeiro.
No começo, o protagonista parece algo em branco, simplesmente um pedaço de pano sem reação, mas ao fim você percebe que ele é um pedaço de pano sem reação assombrado pelos acontecimentos do seu passado (dizendo assim até parec que foram coisas sanguinárias).
Os personagens são extremamente intrigantes, o leitor quer entender o porquê, saber porque o personagem é e o que há por trás dele, especialmente Menshiki.
O único problema é o final. Tudo bem que há uma continuação, mas mesmo assim.
E também a questão da IDEA, que, a não ser que seja explorada no próximo volume, foi um desperdício de enredo.
Mas uma surpresa MARAVILHOSA, com certeza no top 10 da vida.

Giovanna.Louise96 16/02/2024

Mais um livro que quase faz bingo com todos os itens do Murakami, chega ser patético. Gostei tirando as partes que já sabemos quais são, acho que é um plot curioso e me deixou bem ansiosa pra ler o 2.

DAnisson.Coutinho 06/02/2024

Haruki neles!
Uma obra estonteante, sem dúvidas! São tantos mistérios e personagens tão interessantes que eu simplesmente não consegui parar de ler. Ansioso pelo volume 2.

Mary360 16/01/2024

Uma história que começa intrigante e termina o primeiro livro ainda intrigante. Começo já já o segundo tomo pra saber o desfecho de tanto mistério.....

DêlaMartins 31/12/2023

O narrador (e protagonista) é um pintor de retratos que se separa da esposa e, depois de dirigir sem destino pelo Japão, passa a viver numa casa fora de Tóquio, na montanha, que pertence a um velho pintor famoso. Tentando tocar sua vida após a separação, ele começa a dar aulas numa escola de artes, passa a ter alguns casos amorosos e busca inspiração para seguir pintando de forma mais livre e criativa. Durante este período, acontecem coisas estranhas, sem explicação: um novo cliente milionário que parece amigo, um som durante a madrugada, um quadro encontrado no sótão do velho pintor. Tudo gera muitas questões e ele começa a viver entre o real e o imaginário, tentando unir os fatos que a princípio, não são conectados - estou certa de que no volume 2 vou encontrar algumas ligações entre os acontecimentos e um final aberto, como sempre são os livros de Murakami.

A leitura é fluida, os fatos são interessantes, mas é bastante repetitivo. Não sei se o autor quer lembrar o leitor sobre o que aconteceu há pouco ou se quer encher o livro; o que sei é que isso é cansativo, mesmo não desmerecendo a história. Achei que não iria ler o volume 2 na sequência, mas confesso que estou curiosa e devo começar 2024 com essa história.

stgabis 28/09/2023

Intrigante
Eu tenho minhas críticas ao Murakami, mas sempre retorno para alguma de suas obras.
Essa obra me pegou bastante, adorei a ambientação, o decorrer dos acontecimentos e os personagens até então apresentados.
Espero que a parte 2 seja um pouco mais acelerada, com mais reviravoltas
A parte 1 é mais a apresentação dos personagens
No mais, se você gosta de Murakami, ve demais a pena ler
Ansioso para a parte 2

Marcelo.Pedroni 14/09/2023

Pouco Murakami, ritmo lento
Não sei se por ser uma obra dividida em dois volumes ou o quê, mas o volume 1 traz poucos elementos característicos das obras do Murakami. O ritmo é lento e deixa para engrenar bem no final, então precisa ser um pouco insistente.
No fim, vale a pena a leitura, mas ao meu gosto, uma obra que passa longe do ápice do talento de Murakami.

Juli 01/09/2023

O mais chato que eu li até agora do autor
Esperava mais, para mim não trouxe nenhuma grande reflexão e a história não me prendeu. Por conta disso, não considero ler o segundo livro com a parte dois.

Dsotelo 18/07/2023

Gostei do livro de forma geral. É um pouco arrastado e descritivo de mais para meu gosto em certos pontos. Não chega a ser ruim, só um pouco fraco se comparado aos outros livros que já li dele, mas o mistério é intrigante e a atmosfera do livro como um todo é muito boa.

obcecada pelo harry 06/05/2023

Minha primeira experiência com esse autor e ele é realmente tão bom quanto dizem!!!
A escrita dele é maravilhosa, gostei bastante.
Mas aviso que ela é bem descritiva e muitas vezes bem sexual, o que pra mim não tinha necessidade e o que pode não agradar algumas pessoas. Não fechei as 5 estrelas por isso e porque ao fim do livro não tenho vontade de ler a continuação.

Beatrys 25/04/2023

Pintura realista com nuances abstratos
Finalmente li um Murakami. E me surpreendi, achei que seria dificílimo, mas é muito fácil, acessível e gostoso de ler. O personagem se vê em um dilema na carreira, da qual já havia desistido. Isso após passar pelo divórcio, que ao longo da leitura conseguimos mensurar o impacto que isso teve na sua vida como pintor, e a relação da sua ex esposa com a sua irmã. Apesar das abstrações (que não são poucas) o livro passa um realismo, mesmo com o fantástico (que é muito explorado pelo autor), fica sempre aquela dúvida se realmente conseguimos extrair tudo que o autor quis transmitir. Mas o livro oferece tantas possibilidades que é limitante pensar em uma só linha de raciocínio. O que não compreendi foi o personagem Menshiki, não entendo as motivações dele para com o pintor, pode ser que lendo o 2 volume, eu descubra. Enfim, acho que os livros dele são daqueles inesgotáveis, sempre conseguimos esmiuçar mais. Ansiosa pelo próximo.

Maris9 02/04/2023

Murakami sempre
Sou fã confessa do escritor. Tenho quase todos os livros dele. Esse é mais um estilo Murakami. Bom demais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5