Levantado do Chão

Levantado do Chão José Saramago

Resenhas - Levantado do Chão

Augusto254 30/03/2024

Todos os dias são iguais, e nenhum se parece.
"Levantado do Chão", escrito por José Saramago, é uma obra-prima que retrata a luta dos trabalhadores rurais no Alentejo, Portugal, ao longo de várias gerações. Saramago tece uma narrativa magistral que aborda temas como opressão, injustiça social e resistência. Com sua prosa característica, que mescla realismo e fantasia, o autor oferece uma visão profunda e comovente da condição humana. "Levantado do Chão" é uma obra essencial que captura a essência da história e da cultura portuguesa, enquanto ecoa questões universais sobre dignidade, esperança e liberdade.

Marcus 11/02/2024

Sempre Saramago
A história da família Mau-Tempo ao longo do século passado até a revolução dos cravos, mostra a eterna luta dos camponeses em busca de condições humanas de trabalho.

Fernando César 13/11/2009

a historia ate que prende, mas livro e longo e a narrativa confusa e monotona. não e ruim mas tem que ser lido por leitores que têm muita paciencia.

Cami 13/06/2023

Pesado e autêntico.
Li Saramago há muitos anos, hoje entendo o peso de sua escrita. Não é uma história fácil de digerir, e tá bem longe de ser simples, por mais humana que seja. O autor retrata um contexto doloroso com um modo de contar muito autêntico em que várias gerações de uma mesma família e lugarejo paupérrimos buscam condições de simplesmente subsistirem, de conseguirem o mínimo do básico. Você torce para que qualquer coisa boa aconteça com esses personagens porque não é possível que a vida seja só sofrer. É sobre luta de classes. Luta que ainda existe e a gente não vê. É uma história de resistência, é um ato político.

Carla.Cerqueira 30/04/2023

Fantástico
Saramago conta histórias reais de maneira poética. Leitura que nunca cansa... Histórias atemporais. Emocionante

lucianosousa 07/01/2010

Eu sinceramente, esperava muito mais...

Leitura cansativa que não prende... é uó!

Mas, ainda assim é legalzinho se tiver paciência...

Volnei 23/12/2016

Levantando do chão
Este romance de José Saramago conta a cina de uma família humilde e cujo patriarca já começa agindo errado ao se aproveitar daquela que viria a se tornar mãe de vários filhos seus. Depois de casado ele não para em nenhuma das cidades por onde passa, ele mostra sua outra face e se entrega a bebida, transformando a vida de seus familiares em um verdadeiro inferno. A esposa não aguentando mais o abandona e retorna à casa paterna . O marido vai a sua procura e a toma de volta e o pais diz que se ela o seguir não devera voltar mais. Ela passa a viver novamente os mesmos transtornos e abandona o marido de vez . Quando ele a procura de novo ela não o perdoa e ele em um ato insano se enforca . A mãe passa a depender do trabalho do filho mais velho que na época tinha apenas 10 anos mas já consegue algum trabalho para ajudar no sustento da casa. Este cresce, torna-se homem e parece destinado a seguir os passos do pai ao tirar uma donzela de sua casa.Uma das características interessante deste romance é o fato deste estar ambientado em um período bastante turbulento pelo qual passou Portugal nas primeiras décadas com a proclamação da Republica em 5 de outubro de 1910 e a seguir com a ditadura Salazarista que se iniciou em 1932 e durou até 1974 com a revolução dos Cravos que pós fim a ditadura. O livro faz alusão as torturas que o governo fazia a fim de arrancar confissões, muitas vezes sem qualquer prova e depois forjava um suicídio muito mal explicado. Com certeza foi a forma encontrada pelo autor para critica tal época. Uma das características deste romance é justamente a forma encontrada pelo autor de mostrar as atrocidades cometidas pelas autoridades com a intenção de combater o comunismo . A partir da Leitura desta obra foi que compreendemos o motivo pelo qual o autor viveu seus últimos anos de vida no exílio. Mesmo depois de o regime Salazarista ter acabado o autor continuou no exílio e neste livro ele deixa claro sua posição política. O romance é ambientado em varias gerações que sofrerão com o regime . O titulo é uma referencia a posição em que se encontrava o povo português na época do inicio do século XX

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/
Yuri Garrido 31/10/2017minha estante
undefined

Maia 11/07/2021

Leitura densa, não que seja difícil, ao estilo sabidamente muito próprio do autor se acostuma rápido, o tema, os muitos sofreres do latifúndio, as reflexões é que pesam, vale a pena insistir, muito boa narrativa, o título se justifica lindamente nas páginas finais e é com um leve sorriso de esperança que fecho estas páginas.

Valério 29/09/2014

Apoteose da luta no campo
Saramago é o poeta do sofrimento humano.
O livro transborda sofrimento. Semelhante à obra de Sthendal, "As vinhas da ira", mostra o sofrimento do trabalhador rural, ao acompanhar as desventuras de 4 gerações da família Mau-Tempo principalmente na primeira metade do século XX.
A diferença está na poetização de Saramago.
Cenas comoventes permeiam o livro, levando-nos a profunda consternação (especialmente por lembrar que houve e ainda há milhões de trabalhadores na mesma situação e até pior).
As humilhações, a existência de ignorância e desprovida de proteção dos humildes.
História comovente, triste.
E que fecha grandiosamente.

"Todos os dias são iguais, e nenhum se parece"
Saramago - Levantado do chão
Peterson Boll 26/08/2015minha estante
Só uma observação, "As Vinhas da Ira" é obra do escritor John Steinbeck

Peterson Boll 26/08/2015

Um dos mais panfletários livros de Saramago, mas nem por isso deixa de perder a sua característica principal: a poesia escondida nas entrelinhas escritas pelo autor.

ig: rafamedeirosmartins 20/07/2016

O mundo literário se transforma num imenso Portugal: um livro sobre trabalhadores.
Com este romance José irrompeu, em definitivo, no Olimpo da alta literatura mundial. Acompanhamos três gerações dos camponeses Mau-Tempo, que, com a enxada na mão e as dores do corpo, atravessaram da ditadura à República portuguesas sob condições próximas à servidão. As grandes estruturas de poder (Latifúndio-Igreja-Estado) são reveladas ao leitor por meio de parábolas cheias de compaixão e ironia. Temas candentes são enfrentados: a exploração do homem pelo homem, a demonização de quem vindica justas condições de trabalho, as alianças espúrias para manter tudo como sempre foi. Meu romance favorito do Prêmio Nobel português, é um livro fundamental. Mais: necessário.

Bruna 11/08/2016

Conta a história da família Mau-tempo e suas gerações,começando com o casal Domingos Mau-Tempo e Sara, uma história de trabalhadores rurais explorados por proprietários de terras, trabalhando de sol a sol sob condições de extrema pobreza e durezas. Sem direitos trabalhistas,esses trabalhadores tentam ser ouvidos,se reúnem, gritam por seus direitos,fazem greve , mas sob uma ditadura política, são perseguidos,presos e até mesmo torturados.
O livro é uma crítica a exploração da mão de obra braçal, e também à igreja católica que apoiava os proprietários das terras, um livro que serve como denúncia contra um sistema de exploração dos trabalhadores, diferenças sociais, e os sonhos que os trabalhadores nutriam de uma vida melhor.