O Conto da Aia

O Conto da Aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

Camila 14/06/2024

Excelente ficção
Escrita impecável. Mais uma ficção que se mostra na verdade uma previsão.
É assustador para as mulheres.
Não esperava pelo capítulo final, achei incrível a ideia.

K.Castanheda 13/06/2024

Uma distopia que assustadoramente parece um futuro possível. Ler no contexto atual O Conto da Aia nos faz refletir os possíveis reflexos de pequenos extremismos que somos expostos diariamente.
Ainda estou no processo de digestão da história e seus simbolos e formatos, mas o desconforto das possibilidades de futuro são assustadoramente próximas.

saulocruz 13/06/2024

O livro desdobrado na série The Handmaid's Tale
A descrição de uma sociedade ocidental distópica, com destacado fundamentalismo religioso e um sistema político totalitário relatado sob a ótica de uma "aia", certamente, não poderia abarcar todas as nuances, dinâmicas e detalhes estruturais que sustentam tal "realidade". Esse é - ao mesmo tempo - o ponto forte e o ponto fraco desta instigante obra da canadense Margareth Atwood, haja vista que as diversas pontas soltas da narrativa - inclusive no seu desfecho "em aberto" - permitem que a história possa ser desdobrada e amplificada, assim como foi muito bem roteirizada na série The Handmaid's Tale. O livro se inicia meio modorrento, com muitos saltos e reflexões transversais que corroboram com a lentidão do relato, mas que vão ganhando ritmo na segunda metade da obra. Para quem leu 1984 de Orwell é uma interessante outra distopia ocidental, com diversas provocações de ordem moral/religiosa. Vale a leitura.

Melry.Carla 12/06/2024

O conto da aia
Eu fiquei bem surpresa com esse livro. Comecei a ler com receio, pois a série mostra bem pesado.
(O que não é muito diferente no livro)
Mas quero dizer que é muito interessante, uma leitura que te faz refletir sobre o tema.

Super recomendo!!!

Off.ressacaliteraria 12/06/2024

Depois que passei a ter o prazer pela leitura, busquei ler os livros que geraram as adaptações que eu amo, e "The handmaid's tale" é uma delas. O livro aborda somente os acontecimentos da 1ª temporada da série, já que ela foi prolongada devido ao seu sucesso. A obra apresenta uma narrativa envolvente e uma crítica social profunda.

Atwood revelou que parte do livro foi inspirado nos julgamentos das bruxas de Salem, uma série de audiências em Massachusetts colonial durante a década de 1690. Durante os julgamentos de Salem, 19 pessoas foram executadas por enforcamento após serem consideradas culpadas de feitiçaria - 14 das quais eram mulheres.

Montoya 11/06/2024

Tocante e muito bem escrito
Eu não estava muito na vibe de ler, pq tinha assistido a série e achava que não poderia me surpreender.
Mas o livro faz você se identificar demais com a protagonista, com os dilemas e decisões, você pensa se nesse lugar tbm pensaria/faria a mesma coisa.

Não acho que seja um desrespeito religioso, pelo contrário traz de forma excelente. Muito bem abordado.
A forma como traz a forma como chegou nesse ponto é muito bem estruturada e é a parte mais difícil.

Vale muito a pena.

morfeu 10/06/2024

?Talvez nada disso seja a respeito de controle. Talvez não seja realmente sobre quem pode possuir quem, quem pode fazer o que com quem e sair impune, mesmo que seja até levar à morte. Talvez não seja sobre quem pode se sentar e quem tem de se ajoelhar ou ficar de pé ou se deitar, de pernas arreganhadas. Talvez seja sobre quem pode fazer o que com quem e ser perdoado por isso. Nunca me diga que dá no mesmo.?

Gustavo.Radi 09/06/2024

O Conto da Aia
"Um rato em um labirinto é livre para ir onde quiser, desde que permaneça nesse labirinto"

Definitivamente um dos melhores e mais viscerais que já tive o prazer de ler. Apesar de ser tratado como uma distopia, o livro trata de assuntos muito reais e palpáveis como a submissão que certas culturas exigem das mulheres. O pensamento de uma sociedade que classifica as mulheres em castas e designa seus nomes como se fossem propriedade dos comandantes é um ponto bastante forte dentro do universo em que a história é narrada.
Toda a narrativa, desde as noites da cerimônia até às punições sofridas pelas mulheres por lerem qualquer coisa é muito sensível. Gosto do jeito que a narrativa é feita através de Offred (June) e de como o fim do livro deixa o desfecho da história subentendido.
Este livro se trata de uma leitura extremamente necessária para todos.

tinanaker 09/06/2024

O Conto de Aia
A palavra pra definir esse livro é: Espetacular!
Do início ao fim.

O conto de Aia conta a história Alfred, uma mulher que no tempo passado tinha um esposo que já era divorciado e uma filha, porém agora com a nova Inglaterra onde o regime é uma ditadura teocrata, sua existência se resume a ser feita para procriar para o Comandante a quem "pertence".

Esse livro é uma mistura de sentimentos, mas principalmente para mulheres ele dói em lugares que nem imaginamos. A sensação de ter seu próprio corpo violado, além de não ter voz em uma sociedade em que o fanatismo religioso governa é algo surreal. E a maneira que a escritora explora isso, traz uma sensação de ao tempo todo se sentir a Alfred no livro e questionar todo tempo sobre como um mundo pode mudar em um piscar de olhos.

Esse é um livro incrível, todos deveriam lê-lo!

tali 08/06/2024

Ler esse me trouxe a mesma sensação que tive quando li 1984 pela primeira vez. vc fica ?isso jamais iria acontecer? mas ao mesmo tempo ?isso não é impossível de acontecer?. imagine viver em uma sociedade teocrática, machista e totalitária, em que as mulheres servem apenas para a procriação, se não para cuidar das atividades serviçais(marthas) ou serem meras esposas, quando inférteis. isso acontece dps das mulheres de tornarem inférteis devidos à condições do ambiente retratado, poluição, radiação e etc + a queda da taxa de natalidade do país drasticamente devido às evoluções dos métodos contraceptivos. vendo assim n é tão impossível n é msm? enfim muito bom 10/10, me perdi algumas vezes na linha do tempo da história, já que a protagonista fica tendo flashbacks do passado. assisti a série tbm e é ótima, mt fiel ao livro.

Laís Rocha 07/06/2024

Ainda não consigo escrever uma resenha que seja digna para esse livro e nem sei se um dia conseguirei. O que posso dizer para vcs é que LEIAM esse livro vale cada página lida. Que escrita meus amigos, que escrita. A Margareth entrou para o rol de autores preferidos ??????

duds4 06/06/2024

Uma ficção não tão afastada da realidade...
Uma brilhante distopia em que a sociedade foi controlada por fanáticos religiosos.

Eu sinceramente terminei o livro com muitas perguntas e acho que isso foi um diferencial, já que quer passar a imagem de um registro histórico de nós como os futuristas e de como a história tem suas lacunas.

normalmente não gosto de finais abertos, porém soube que tem outro livro da autora e quero muito ler

Tive dificuldades no começo da leitura para me adaptar a escrita da autora mas, no momento em que acustumei, as palavras fluiram facilmente.

tarcila12 05/06/2024

A protagonista é uma espécie de iCarly no multiverso; um enredo em que os personagens coadjuvantes tem mais personalidade que o principal. Pra mim não foi um problema, gostei do livro e me fez refletir sobre:
?como tentar se manter sã em situações caóticas, também, é uma forma de enlouquecer.

?algumas pessoas preferem status a liberdade, porque fazem se sentirem superiores e é o único jeito de satisfazerem seu ego.

?como os corpos femininos são tratados como "objeto coletivo"

Aline Anjos 04/06/2024

Leitura difícil e impactante porém muito interessante.
Achei um pouco maçante em algumas partes e em outras o desenrolar é rápido .
Mas não é uma leitura muito fácil

Yasmim 04/06/2024

10/10
Gostei bastante o livro em si e muito bem estruturado.
O enredo do livro é perfeito, amei o final teve uma reviravolta perfeita acho o que o livro que mais me pegou de surpresa.
Se desse uma total 0/10 dou 1000, a personagem principal é muito bem escrita.
Não tem mais o que dizer se n vou dar espoiler (Acho que é assim que que escreve) recomendo muito esse livro ?