Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...




Resenhas - Úrsula


685 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Felipe1503 19/05/2024

Um dos primeiros romances abolicionistas do país
O livro trata da paixão entre Tancredo, um mancebo cavaleiro, e Úrsula, uma jovem, filha de uma paralítica, no contexto da escola literária do romantismo brasileiro. Além disso, aborda o regime escravocrata, destacando os seus horrrores mediante a relação existente entre os escravos e o seu amo. Desta forma, a autora defende que os escravos deveriam ser alforriados.

?Assim é que o triste escravo arrasta a vida de desgostos e de martírios, sem esperança e sem gozos!? (p. 54)
?Oh! Esperança! Só a têm os desgraçados no refúgio que a todos oferece a sepultura!? Gozos!? Só na eternidade os anteveem eles!? (p. 54)
?Coitado do escravo! Nem o direito de arrancar do imo peito um queixume de amargurada dor!!?? (p. 54)
comentários(0)comente



estrelas e versos 18/05/2024

?Canta, poeta, a liberdade?
Maria Firmina dos Reis veio para revolucionar a literatura brasileira. Primeira mulher romancista negra do Brasil, e a primeira a dar voz a um escravo em uma obra. O contexto histórico e a carga cultural que esse livro carrega são importantíssimos.

Um romance trágico e intenso, mas em muitos momentos, arrastado. A leitura não é fluida, mas é interessante.
comentários(0)comente



whozkay 17/05/2024

Impressionante e devastador
Li esse livro após uma exibição de filmes sobre artistas negros. Li o livro achando que seria uma leitura não tão relevante, mas me senti tremendamente abalada por cada história, por cada desenrolar! incrível como ela conseguiu fazer histórias tão poéticas ao mesmo tempo tão desoladoras. só não leva cinco estrelas pois não estava me sentindo conectada ao estilo de escrita
comentários(0)comente



Luiç 15/05/2024

Muito interessante ler um pedaço da história do país da forma como é retratada no livro. Esse livro é revolucionário de muitas formas e deveria ser mais conhecido e lido do que é.
comentários(0)comente



Rafael.Merrighi 15/05/2024

É maravilhoso
Sou ZERO o público alvo de um livro de romance mas esse fluiu demais. A história é super simples e interessante, mas tem cada plot twist que a leitura vira uma loucura (de uma maneira excelente). Adorei a narrativa e os capítulos não tão massivos, fora que a importância história dessa obra elevou demais minha experiência. Só leiam.
comentários(0)comente



camibono 13/05/2024

URSOLA????
Tive que ler por ser um livro indicado pela UPE, foi o primeiro livro da corrente romantica que li e me surpreendi porque gostei muito(geralmente nao gosto de clássicoskkkk). Ele apresenta diversas críticas ao sistema escravocata da época, e apesar de ter sido escrito em 1859 a linguagem não é tão difícil assim. Ele tem cada reviravolta que você fica PASSADO, achei bem bacana ?
comentários(0)comente



Jamily 12/05/2024

?
Comecei a ler por causa do vestibular, mas me apaixonei pela história mesmo sendo uma linguagem absoleta, é impressionante a visão de mundo que essa autora tem
comentários(0)comente



Gaby 12/05/2024

"O amor perdera-o."
Achei uma leitura muito interessante, mas não uma leitura que flui com facilidade, muito possivelmente pela distância temporal a qual foi escrita. A história é interessante, os plots por mais que esperados são escritos de forma interessante. Eu tinha uma grande curiosidade sobre esse livro, queria muito ler uma obra da Maria Firmina dos Reis, num geral, gostei.
comentários(0)comente



Alrosa 10/05/2024

Tem talento? Pois, Maria Firmino dos Reis tem e muito!
Que obra sensacional, adorei a forma que os problemas dos brancos chega a ser risório comparado aos pobres escravos, mas que infelizmente nesse tempo história, desempenha um papel crucial na vida desses sequestrados de África.
Toda a escrita exuberante e pontual no Romantismo me fisgaram fácil.
Obra-prima!
comentários(0)comente



Heloisa 09/05/2024

Amor lindo e trágico
Histórias repletas de amor, ciúme, pureza e malícia.
Um fim trágico mas que reflete bem o fazer e das formas do ser humano interagir com seus semelhantes.
Ao fim me fez sentir triste pelos personagens. Mas a riqueza da poética, comparações, metáforas e analogias são belíssimas. Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



Pedro Angeli 05/05/2024

Úrsulando
Não sou muito fã de leitura abolicionista, não gosto da temática. Me foi prometido que esse livro seria um exemplar especial desse tópico, entretanto, resumir Úrsula a um simples romance abolicionista seria uma tolice.
Esse livro retrata muito bem o sentimento humano e a diferença entre paixão e amor.
Gosto da esperança de arrependimento até mesmo em face de um ser desprezível, achei especial também a retratação da situação do escravo, revela que eles não são mecanismos para uma história ir adiante, são personagens, todos tiveram suas lutas e sentimentos, são humanos.
Maria Firmina tem um dom destacável quando se trata de descrições, poucos são os autores que são capazes de trazer um mundo tão belo aos olhos e mentes dos leitores, me remete ao lendário Tolkien.
Nota do pedrao
História bonita e mt triste/10
comentários(0)comente



Gabriel1994 04/05/2024

Uma boa introdução à literatura
O ponto forte são as pequenas camadas dadas aos escravos, visto que nessa época, eram descritos como irracionais que apenas obedecem.
Por outro lado, faltam camadas aos protagonistas e antagonista. Tudo acontece de forma corrida, me soou como um bando de emocionados, que não pensam nas consequências.
O único que me agradou foi o Túlio, que por ser coadjuvante, não precisava de muitas camadas, mas por explorarem seu passado e sentimentos, acaba se destacando do resto; afinal é o único que foi totalmente desenvolvido.
Romance básico, não chega a ser clichê, mas carece de enredo. Recomendável para quem está querendo criar hábito de ler, por ser leve, simples e direto.
comentários(0)comente



Cara de castanha 03/05/2024

O livro faz parte da minha meta de 30 livros antes dos 30 anos, foi o primeiro, escolhi por ser emblemático o primeiro livro escrito por uma mulher negra e MARANHENSE como eu ksks.

O livro é bom a escrita é padrão do século XlX com muitos floreios e poéticos, mas eu esperava que a questão da escravidão, do negro na sociedade fosse o protagonismo, mas é apenas um pano de fundo pra um romance muito açúcar branco, ao meu vê os personagens negros são meros acessórios pra o casal principal, enfim esperava uma coisa mais revolucionária, o que pra época foi e tem seu valor.
Também pode ser que não tenha me agradado tanto por gosto pessoal, mas valeu a leitura.
comentários(0)comente



Paula1882 03/05/2024

Faz tempo que queria ler esse livro por ser o primeiro livro publicado de autoria feminina e ser ainda de uma mulher negra em um período que escravidão ainda não tinha sido abolida no Brasil.

O enredo principal, que é das personagens brancas, é chato em algumas partes. Mas as partes em que as personagens negras falam sobre o sofrimento da escravidão e principalmente a parte em que Suzana fala sobre sua vida na África antes de ser sequestrada compensam. Inclusive é bem interessante como a personagem chama os brancos de bárbaros em uma época que bárbaro era o adjetivo dado aos não brancos.
comentários(0)comente



Matheus Luckas 01/05/2024

Uma obra fundamental para o Brasil
Não esperava que fosse ficar tão impactado com a leitura como fiquei. Enquanto amante da literatura clássica e do romantismo, estava tranquilo e tudo ia bem até que a autora chega com pontos de vistas, diálogos e construções complexas que balançaram minhas estruturas por completo. Seja pela beleza da escrita, seja pelo suspense da obra, seja pelo caráter abolicionista e revolucionário, esse livro me marcou profundamente e acredito que deveria ser uma leitura fundamental em todas as escolas. Maria Firmina dos Reis vive!
comentários(0)comente



685 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |