UPP - A redução da favela a três letras

UPP - A redução da favela a três letras Marielle Franco

Resenhas - UPP - A redução da favela a três letras

Charleees 28/03/2023

Este livro tem de ser lido, reproduzido, distribuído, debatido e repartido como pão quente capaz de alimentar a mesma esperança encarnada por sua autora, minha amiga Marielle Franco.
FREI BETTO

Marielle era grande demais para a parca democracia em que vivemos, a fala é de Marcelo Freixo que consta na quarta capa desse livro tão forte, potente e tão urgente para nossos dias. Marielle tinha ideais imensos, ideias brilhantes para as pessoas em sua volta, projetos para dar mais dignidade e respeito ao povo da favela. Políticas públicas deveria ser palavras de ordem de todo e qualquer governo compromissado com o Brasil, mas só ouvimos encarceramento, apoio dos governos para a polícia atirar e matar dentre outras barbáries.

Esse tema tão complexo jamais caberia nesse espacinho tão minúsculo desta rede social, então meu apelo é para que você conheça Marielle Franco e o que ela pensava sobre políticas públicas e direitos humanos. Seus ideais tão humanos, sua grandeza enquanto mulher e política.

Não é o poder armado, violento e bélico do Estado que assegura bases de reforço da segurança, muito pelo contrário, só serve para ampliar a repressão e a dominação de classe. Trata-se principalmente da garantia dos direitos sociais políticos, econômicos e humanos em todos os aspectos.
- MARIELLE FRANCO -

* Resenha editada em Março 2019

Luana Teles 12/02/2021

Este livro sintetiza o resultado da pesquisa feita por Marielle Franco.

Embora tenha sido dolorido e difícil ler sobre tantas violações vindas do próprio Estado que deveria zelar pelo bem de seus cidadãos, foi importante e muito válido poder entender um pouco mais sobre a realidade que envolve a implantação e manutenção das UPPSs nas favelas do RJ e quais impactos há para as vidas de quem mora nas comunidades "pacificadas" ou em "processo de pacificação".

Com essa leitura é possível ter uma noção das diversas consequências que a instauração das UPPS traz para o dia a dia nas favelas e para a vida dos moradores.

O livroa nos leva à reflexão sobre a manutenção de uma política de segurança pública que, embora instaure pequenas mudanças, não rompe com o modelo repressivo de Estado que protege a parcela da população que mora no "asfalto", ao mesmo tempo que massacra e negligencia os direitos mais elementares e básicos dos moradores das favelas e criminaliza a pobreza.

Recomendo muito a leitura!

Alê 01/02/2021

Reflexões
O texto da autora nos aproxima, de forma ainda que distante, da realidade das favelas.
Permite -nos alcançar várias reflexões sobre a relação: polícia, Estado e os favelados. Ao longo do trabalho se vê o discurso de os dois primeiros elementos se contradizem na ação, mas se formos observar a essência desses fatos, vemos que nada de contraditório existe ali. Vagando por todos os conceitos possíveis, a autora só chega ao final deixando explícita a questão de raça como correlação à tudo que se refere.