The Starless Sea

The Starless Sea Erin Morgenstern

Resenhas - The Starless Sea

feyrrearcheron 20/11/2020

esse livro foi a coisa mais reconfortante que eu já li, toda a história me passou a sensação de paz e calma; Com certeza irei comprá-lo quando chegar ao Brasil, a história é linda, cativante, cheia de aventuras e duplos significados, tanta coisa q se pode tirar dessa história fantástica ????

louise118 07/03/2023

'for right now this is his entire world.starless and sacred'
se eu não acreditasse em magia antes, eu passaria a acreditar com esse livro. como se eu já não fosse assombrada pelo quanto um simples livro pode transformar nossas vidas, essa foi a primeira obra a me mostrar que existe um porto de mel e histórias sob nossos pés, nas margens do mar sem estrelas.
o que erin morgenstern fez? ela criou um mundo, um universo que jamais caberia em 506 páginas ou dentro de uma simples explicação linear. um universo que me faz encarar a parede e perscrutar esforços para tentar desvendar minuciosamente cada mistério, cada alegoria e cada espaço invisível aos olhos presente nesse mundo cavernoso e sem estrelas. mas eis a verdade em que eu firmemente acredito: essa não é, é nunca será, uma obra como qualquer outra.
nunca haverá uma única interpretação correta para cada personagem, metáfora, simbologia e alegoria que a obra queira apresentar porque não é isso que ela extrai ou inconscientemente exige de nós no momento da leitura. pra mim esse livro é um afago na alma, um lembrete de que existe um oceano de histórias cheias de magia e prestes a serem iniciadas nesse exato momento, ou daqui a alguns segundos; uma história sobre todos as outras que existem e já existiram, em que o Tempo e o Destino são humanizados da forma mais realista e inconcebível possível, escalando os limites inquestionáveis do universo para se amarem e se encontrarem. afinal, a vida não é isso? um conjunto de encontros e desencontros, inícios e fins, histórias que tatuam nossas almas em tinta dourada, esse sede pelo desconhecido e por vivenciar algo que consideramos digno de um livro?
e acho é isso que mais amo nesse livro. me sinto próxima de todos os personagens e consigo ter uma empatia profunda com cada um deles, para mim não existem antagonistas nessa história. detalhe: é a minha segunda vez lendo the starless sea, e a segunda vez foi tão diferente da primeira mas tão imersiva e epifânica quanto a primeira. erin morgenstern é a verdadeira escultora de histórias, homenageou lindamente o trabalho de todos os contadores ao longo dos séculos e não somente os autores de livros mas como os que vieram antes de nós, nossos antepassados e os artistas ignorados, semeando as maravilhas do passado através da fala ou de manuscritos. consigo compreender quando as pessoas dizem sobre a escrita da autora ser muito 'extravagante', densa, cansativa ou que a história não faça sentido, mas esse livro reverbera no meu coração de forma insistente e eu me peguei muitas vezes ao longo da leitura desejando, de alguma forma, injetar a essência de tudo o que eu senti em minhas veias e respirar, pelo menos uma vez, nas margens desse mar sem estrelas. é o suficiente para uma resenha? porque nunca vai ser suficiente pra mim.

Junior 18/10/2021

Bom mas MUITO confuso
Durante a maior parte do livro eu não fazia ideia do que estava acontecendo, a autora usa muitas metáforas e tem uma escrita bem floreada que você tem que prestar bastante atenção para entender o que ela quer passar, e ainda assim não vai entender. A proposta do livro é MUITO original e não existe nenhum livro como esse, de crítica eu só tenho a dizer que esperava um final mais concreto e queria mais explicações, mas a falta delas condiz com o livro. Vale muito a pena conhecer Zachary Erza Rawlins, Mirabel, Dorian e o Mar Sem Estrelas.

Andressa 07/08/2020

sobre sonhar de olhos abertos
"I feel like i'm losing my mind, but in a slow, achingly beautiful sort of way".
Acho que essa frase resume toda a minha experiência lendo essa obra de arte. Na verdade, consigo nem chegar próxima a uma tentativa de explicar o quanto esse livro me fascinou, o quanto a sensibilidade e a magia desse universo criado pela Erin me marcou. tudo, absolutamente tudo ressoou comigo, e dizer que é a meu livro favorito a partir de hoje não é exagero. Como a Erin maravilhosamente disse, "books are always better when read rather than explained." ♡

yas :) 28/02/2023

No story ever truly ends as long as it is told
O livro perfeito para fazer você se apaixonar por livros mais uma vez.

Caramba. Erin Morgenstern o que foi isso???? Gente. A escrita dessa mulher, meu deus! Eu poderia elogiar por horas e horas o quanto ela me deixou presa na narrativa com as palavras dela, com esses personagens INCRÍVEIS, com um plot impecável!!

Cada página eu me sentia ansiosa, implorando por uma resolução, por um final feliz, para descobrir todos os mistérios... Ao mesmo tempo em que eu só não queria que acabasse de jeito nenhum.

Esse livro é daqueles de fantasia que toca na alma de verdade, que você sente os personagens com você e parece ser teletransportada para dentro da história, como se eu estivesse também perdida no Starless Sea, procurando por Fate e pelo Owl King.

E se você gosta de brincar de adivinhar plots pode se preparar que tudo aqui é completamente imprevisível!! Eu, junto com o protagonista, passei mais da metade da história completamente perdida e a cada capítulo me via com mais perguntas e novos mistérios do que respostas em si (eu amei).

Já virou um dos meus favoritos, desses que você não se cansa nunca e quer muito que tenha uma continuação mesmo que o fim já tenha sido completo por si só sem deixar nada a desejar. Impressionante!!!

Clara Simões 07/03/2023

To sail the starless sea and breathe the haunted air.
"he waits though once he never waited, would never dream to wait or wait to dream. he waits now. for someone to take the shot. for someone to pierce his heart. to know he is remembered."

uma prosa extraordinária, com uma escrita linda e de tirar o fôlego. personagens inesquecíveis com histórias cruzadas e memoráveis (e personagens não apenas as pessoas, mas principalmente os lugares - cada porto, cada canto escuro e esquecido com páginas de livros um dia amados, cada onda do mar sem estrelas). amo esse livro de paixão, e até a última página só queria ficar mais tempo perdida nele.

cee. 07/09/2021

Eu tava com muitas expectativas pra esse livro, ainda mais depois de passar tanto tempo vendo só boas críticas a ele. Todo mundo sempre falou muito bem. Mas o que ninguém nunca disse é como esse livro é CONFUSO. É uma grande bagunça. Não chega a ser impossível de entender o que tá acontecendo, mas ao mesmo tempo é tanta coisa, tanta informação misturada (mas que acaba se fechando numa só coisa) que fica difícil de acompanhar.
Algumas partes eu cheguei a achar até um pouco monótonas, outras eu realmente amei. E a escrita é linda, essa é a menor das coisas com a qual se preocupar nesse livro.
Só não gostei muito do final, achei um pouco sem noção, mas aí isso já é um problema meu.

Bruno 26/04/2020

Viagem
A viagem que a autora me levou através de tantas histórias, contos, sonhos que deu um nó na minha imaginação e deixou a minha criatividade interessada em ir longe. Foi um bom mundo para me refugiar durante esta quarentena.

Lívia.Beatrice 14/12/2021

“Um menino no início de sua história nunca sabe que sua história está começando” e você deve lembrar dessa frase ao começar o livro
Que missão escrever uma resenha para este livro. Para começar, Erin Morgenstern escreveu um livro de fantasia e mistério diferente de qualquer outro que já li. Sua narrativa é contemplativa. Me parece que ela colocou em páginas tudo que já quis escrever na vida, então as lias e admirava.

The Starless Sea conta a história de Zachary, um jovem rapaz que encontra na biblioteca da faculdade um livro que conta sua própria história. Ele descreve não apenas seu presente, como seu passado e algum futuro. Zachary entra em uma jornada muito louca (peço desculpas pelo termo, mas é o mais perto da realidade que posso chegar) envolvendo organizações secretas e ambientes fantásticos, incluindo o misterioso Mar Sem Estrelas.

“Alguém estava tentando impedir a história de terminar, eu acho. Mas a história queria um final.”

Toda narrativa é embasada por mistérios. Quando temos respostas, elas nunca são evidentes, sendo ditas por metáforas, por exemplo. Zachary caminha à procura de sentido, em um universo de diversas histórias que se intercalam por trajetórias e personagens. Pode ser confuso? Sim! Mas não deixa de ser incrível!

Há contos, páginas de diários, fábulas, histórias que explicam o universo, histórias anteriores de outros personagens, e até histórias que ficam difíceis até achar conexão com Zachary diretamente. Quem ama a escrita, narrativa e leituras desafiadoras pensa: Meu Deus, Erin Morgenstern é um gênio! FATO!

“Nem todas as histórias falam com todos os leitores, mas todos os leitores encontram histórias que falam com eles de algum jeito e em algum momento.”

Se você gosta de narrativas que te indicam “segura na minha mão e só confia”, você vai amar O Mar Sem Estrelas. Se não, talvez este não seja o livro ideal neste momento. Ou talvez, este seja só o início de sua história, mas você precisará abrir uma porta para entrar e descobrir.

Mesmo o foco sendo nos eventos e nos universos criados, O Mar sem Estrelas tem uma linda representação LGBT e de personagens não brancos. Eu li a versão em inglês, mas a Editora Morro Branco está lançando agora a edição brasileira!

Aproveitem!

isa 17/07/2022

Maravilhoso
Erin Morgenstern já tinha me conquistado em The night circus. A escrita, a magia das histórias e o enredo colocaram esses dois livros na minha lista de favoritos. The starless sea começa com histórias dentro de histórias dentro de histórias que não parecem ter relação alguma mas ver como elas se desenvolvem e se entrelaçam foi sensacional. Minha única tristeza é ela não ter escrito mais livros.

Kio 28/09/2023

Avião sem asa; Fogueira sem brasa ; Mar Sem Estrelas e Uma Grande Confusão!

"Se todos os finais são começos, será que todos os começos também são finais?"

Que coisa confusa. Terminei com impressão de que era preciso decifrar a história – o que não consegui. Várias vezes me perdi na leitura, ainda mais complicada por estar em inglês. Inclusive isso é bem recorrente pois quase sempre tenho dificuldade quando se trata de fantasia / ficção.

Em “O Mar Sem Estrelas” somos imersos em muitas histórias. São histórias dentro de histórias, que às vezes são bem mais interessantes que a trama central. Estes contos paralelos (mas nem tanto) são o ponto alto da leitura, onde a autora nos transporta a mundos e linhas temporais diferentes.

Há sempre algo novo a descobrir, tanto é, que quando pensei que tinha acabado, era só o começo do mistério, que seguiu até as últimas páginas. Resultado: tudo ficou demasiadamente repetitivo. Não só isso, eu claramente tenho certa animosidade com livros sobre livros, e The Starless Sea apenas confirma isso. Dificilmente me apego a romances sobre livros.

Apesar disso, Erin Morgenstern tem uma escrita encantadora, os cenários, a ambientação, a criação de mundo no geral está perfeito. No entanto, faltou desenvolver melhor os personagens, sobretudo o romance entre eles. No mais, ficou parecendo uma novela do Walcir Carrasco (soft spoiler).

RESENHA

Uma história de amor atemporal se desdobra em um mundo secreto debaixo da terra — um lugar de piratas, pintores e navios que navegam sobre um Mar Sem Estrelas.

Quando Zachary Ezra Rawlins descobre um misterioso livro escondido na biblioteca de sua universidade, isso o leva a uma busca como nenhuma outra. Em meio a suas inebriantes narrativas sobre prisioneiros apaixonados e cidades perdidas, ele se depara com algo impossível: uma história de sua própria infância.

Determinado a obter respostas que este livro sem título ou autor se recusa a prover, Zachary deve seguir as únicas pistas que encontra na capa – uma abelha, uma chave e uma espada. Em seu caminho, surgem duas pessoas que mudarão o curso de sua vida: Mirabel, uma impetuosa pintora de cabelos cor-de-rosa, e Dorian, um belo e enigmático homem descalço.

Navegando por bailes de máscaras e sociedades secretas, este é só o início de uma missão que o levará a um estranho labirinto subterrâneo, às margens do Mar Sem Estrelas. Um mundo maravilhoso de túneis sinuosos, cidades perdidas, amantes eternos e histórias a serem preservadas, custe o que custar…

Ano: 2019 / Páginas: 498
Idioma: inglês

lkmachado 28/02/2023

De quem ama histórias para quem ama histórias
No começo, o livro não conseguia segurar minha atenção. A escrita é bem bonita mas a história te joga no meio de uma trama onde o protagonista não sabe de nada, e eu fiquei tão perdida ao ponto de não conseguir prestar atenção. Mas cara, o perrengue do começo valeu cada minuto. Passado o Livro I, a história vai ficando mais e mais interessante, as coisas vão se conectando lentamente e você se apega ao mundo e aos personagens de uma forma muito doida. Que história mágica! As lágrimas que vieram no final dessa história foram de alegria. Só tirei 1 estrela pelo começo mesmo. Com certeza lerei novamente no futuro, já que houve nuances que eu não captei na primeira vez e eu sinto que essa história é daquelas que ensinam algo novo a cada nova leitura.

Ana 28/09/2020

Eu amei demais, é um desses livros confusos onde tudo ta interligado mas é exatamente o que eu gosto.
Favoritado

momentoflove 20/01/2022

[*****] que ligro mais incrível eu to-- literalmente li a última frase do último capítulo e soltei o suspiro mais longo da minha vida.
tudo tão lindo, a escrita, a ambientação, personagens, história, os mistérios, tudo tudo tão lindo e imersivo.

(só queria mais um pouquinho de zachary e dorian pra ver o final feliz deles. queria saber o que de fato aconteceu com eles depois do final)

Roxie 04/05/2024

The starless sea
Esse livro foi o escolhido pro clube do livro da minha faculdade e, até então, eu tinha curiosidade sobre a história mas nunca tive realmente vontade de ler.
eu posso dizer que se esse não foi o melhor livro que eu já li na minha vida, ele definitivamente tá no top 3.
os personagens são muito bem construídos e toda a história parece ter sido milimetricamente desenhada pela autora pra no final tudo fazer sentido.
acho que pra gostar desse livro tem que ler com a mente bem aberta porque muita coisa não é necessariamente revelada, mas ainda assim recomendo, principalmente pra ler em conjunto porque dá espaço pra MUITAS teorias!!!