E Se Eu Fosse Pura

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Larissa 26/05/2024

Profundo!
Amara conseguiu colocar em palavras a sua experiência enquanto puta travesti.
O livro é um relato, do início ao fim, das suas experiências na noite, da sujeição da travesti, na grande maioria, ao trabalho com o corpo e da precarização dessa atividade.
Dos perigos, intolerâncias e preconceitos a que estão sujeitas as pessoas que trabalham nas ruas, com seu corpo.
Mas o livro foi também uma forma de ela contar sobre o seu desejo, sobre o seu processo de descoberta e tudo que foi necessário a ela viver pra se ?permitir? ser quem é, sem que o julgamento da sociedade impactasse tanto a sua vida.
Um livro de coragem!

Micelandia Lima 21/05/2024

Comecei por safadeza mesmo, assumo, carência brutal, vontade que me desejassem, pegassem, pagassem por mim, mas rapidinho vi que não era assim tão bom como eu sonhava e poder escrever sobre começou ser a razão para eu querer continuar, hoje já não sei mais se me prostituo para escrever ou se escrevo para me prostituir, essa é a verdade, quanto vcs saberiam da vida por trás dos planos da profissão mais malfadada do mundo não fosse por mim. Venho sendo entrevistada em tudo quanto é canto, convidada para dar palestras em universidades, dividir mesa com políticos, ser capa de jornal e revista importante, participar de documentário e não é a toa, quem toca esse discurso assim na caruda, doa a quem doer são poucas no Brasil, loucas como eu, mas as coisas vão mudar, daqui em diante obscenidade mesmo só vai ter por assim dizer vez ou outra quando não der para encontrar palavra mais respeitável cabível a situação, assim quem sabe o pai de família não leve tão a mal ver-se outra vez outra vez ver aqui citado em meio a minhas estripulias.

eulalianivea 20/05/2024

Até onde vai um olhar de julgamento?
Amara Moira nesse livro relata sua vida antes da transformação em Trans, em como já se sentia uma prostituta mesmo antes de exercer essa profissão.

Revela como eram os programas, o tratamento que recebia dos homens, maioria rejeitados pela sociedade por sua forma física, presos em casamentos onde não podiam falar de suas carências, seus desejos impróprios, e por essa condição procuravam as prostitutas pra sentirem prazer, podendo ali mostra sua verdadeira nudez quando trancados.

O que me impactou bastante foi nos valores pagos pra essas pessoas, além da falta de consideração, respeito por essas que só faziam aquilo pra sobreviver.

Isso sem contar nos olhares de julgamentos em ser Travesti no Brasil, simplesmente por ter escolhido em ser assim.

Saulo122 21/04/2024

O que ahei da Amara
Um livro que tras um relato muito interessante sobre a prostituíção das travestis no Brasil. É de abrir os olhos.

Gus 21/12/2023

A história é cativante pela transparência e emoção, como está ouvindo um relato de alguém conhecido!
Me prendeu do início ao fim.

Jessica.Virgens 12/10/2023

Mesmo com conhecimento e acesso, ainda assim uma mulher trans esteve prostituta. Estudante de doutorado e puta.
A marginalidade dessas pessoas na sociedade é tão forte e o que faz com o psicológico de cada uma delas é terrível.

Um livro que traz muita reflexão sobre diversas problemáticas sociais.

Foi uma excente leitura fora da minha zona de conforto

Marina 09/08/2023

Revolucionário, mas triste
Um livro que empodera as travestis, as put@s e as travestis put@s. Amara se define lindamente ao se diver puta pq escritora e escritora pq puta.

Mas, sem moralismos, é um livro triste, por mostrar a realidade da prostituição e os sentimentos por trás. O problema não é prostituir-se, mas sujeitar-se à violência que uma prostituição sem direitos trabalhistas impõe, que a transfobia impõe, que a sociedade brasileira impõe.

Termino esse livro feliz por ler Amara Moira, feliz por acrescentar essa realidade nas minhas experiências literárias, mas triste por saber o quão dura pode ser a difícil vida fácil.

maria 18/04/2023

Bom livro
Gostei muito desse livro, adorei receber essa recomendação, viva a literatura!
Me fez repensar muito e criar novas dúvidas, uma ótima ótima leitura.
5 estrelas

Fer Buzinari 03/03/2023

Transgressão de primeira e de quinta categorias
Não adianta procurar demais, porque não tem gente oferecendo transgressão com tanta nudez, pornografia e realismo por aí que nem a Amara.
Esse livro é pra fazer caretas ao longo da leitura, pra perceber que tem muito fififi nosso que tá precisando ser demolido na base da porrada pra gente aceitar, normalizar e militar por outros modos de vida que, com ou sem o nosso aval, vão continuar existindo e resistindo.
Amara, obrigado por esse monumento.

Victória Silva 26/02/2023

Sem espaço para tabus
Cerca de 90% das mulheres transsexuais e travestis do Brasil vivem da prostituição. Isso, fruto do preconceito que ainda impera por aqui.

Por mais que estudem, não conseguem trabalho.

Mesmo que busquem empregos que não exigem qualificação, têm seus currículos descartados.

Nos poucos casos em que são contratadas, precisam encarar olhares discriminatórios e falas ofensivas.

O que sobra é encarar as ruas. Que aqui, são destrinchadas em crônicas. A essência do que a rua para uma mulher trans. Quem são os clientes, como agem e o que falam.

Sem romantização. Relatos honestos, tanto sobre os clientes quanto sobre ela.

A escrita da Moira é fácil. Parece que ela está compartilhando histórias com uma amiga na mesa de bar. É difícil de ler, mas também é fácil na mesma medida.

LuAsa 25/02/2023

E se?
"Eu vejo, tua transgressão vai só até um ponto bem seguro"
Foi assim que terminou, que soco na cara, porque me descobri em uma transgressão segura e ler o livro expôs alguns preconceitos estruturais que eu não sabia que existiam...
O livro é bom demais de ler, super fluido e traz algumas palavras escritas da mesma forma que faladas, o que da uma sensação que você tá conversando com a Amara e ela te contando tudo pessoalmente.
As histórias te fazem pensar em muitas muitas coisas...
Uma boa leitura!

NathyBean 28/11/2022

Quando pensamos entender o assédio, a transfobia e a prostituição que contornam nosso dia a dia, percebemos que só compreendemos minimamente daquilo que é disposto de informações na nossa própria bolha.

Mila Araujo 18/11/2022

Diferente....
Diferente do que costumo ler! Apesar de ter imaginado diferente (não sei explicar como! Rsrs) foi legal. Tema de extrema relevância.

Rafa 06/11/2022

Uma leitura obrigatória pro exercício da empatia. Eu achei que compreendia minimamente a situação das pessoas trans no Brasil, eu não sabia era de nada. Adoro essa literatura pessoal, o olhar que vem de dentro da situação, foi uma leitura que me trouxe a mesma sensação de ler "Quarto de despejo", que aproxima o leitor de uma realidade muito diferente da que eu estou habituada. Um dos melhores livros que li este ano.

Carolina 09/08/2022

Para sair da bolha e deixar de ser preconceituosa.
Fui ler esse livro que estava de graça na Amazon porque achei que fosse uma autobiografia, mas se trata de um conjunto de histórias e acontecimentos da vida de prostituta da doutora e autora transsexual Amara Moira. Adorei a experiência, dei boas risadas e fiquei chocada com algumas partes e foi muito bom ler sobre a rotina da Amara. Um livro para desconstruir pensamentos machistas que nós, mulheres, temos destas profissionais. Recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5