Em Busca de Sentido

Em Busca de Sentido Viktor Frankl




Resenhas - Em Busca de Sentido


924 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Emanuele153 29/01/2024

Em Busca de Sentido
O livro narra um pouco da vida do autor durante o período em que permaneceu nos campos de concentração e traça um paralelo com a saúde mental. Mais que qualquer outra coisa: ele propõe a ensinar sobre o sentido da vida. Viktor E. Frankl relata as fases psicológicas dos prisioneiros de tais campos, como passam de uma falsa ideia de indulto, chegam a parte da apatia (onde nada mais tem significado, deixem de sentir) até a sua libertação.

O livro também trás os conceitos de Logoterapia, um tipo de psicologia desenvolvida pelo autor. Em suma, a Logoterapia é a busca pelo sentido da vida.

Eu amei essa leitura, em vários momentos tive vontade de chorar com os relatos, e com como o ser humano consegue se desligar de todos os seus sentimentos se colocado sob determinadas condições. É interessante citar que, parafraseando Viktor, o sentido da vida não é o mesmo para todos. Pelo contrário, ele é mutável, e também varia de acordo com o momento em que a pessoa se encontra. Assim como uma frase muito famosa aponta "não é possível banhar-se duas vezes no mesmo rio", pois tudo está em constante mudança, assim como o sentido que damos para nossas vidas.
comentários(0)comente



Mareufq 28/01/2024

No que tange ao sentimento de falta de sentido, no entanto, não devemos esquecer que, em si, ele não é uma questão de patologia: mais do que ser sinal e sintoma de uma neurose, eu diria que é a prova da humanidade da pessoa. Mas, embora não seja causado por nada patológico, este sentimento bem pode causar uma reação patológica; em outras palavras, é potencialmente patogênico. Pensamos na síndrome neurótica de massa tão presente na jovem geração: há ampla evidência empírica de que as três facetas desta síndrome - depressão, agressão, dependência de drogas - são devidas ao que se chama em logoterapia "o vazio existencial", um sentimento de vacuidade e de falta de sentido.
comentários(0)comente



Fernanda.Santos 27/01/2024

Simplesmente incrível. Apesar dos termos técnico o autor consegue passar as informações de forma que um leigo no assunto (como eu) consegue compreender.
comentários(0)comente



Ana Caroline 26/01/2024

Esperava mais, mas vale a pena!
Eu esperava mais, achei a segunda parte do livro mais maçante de ler, acho porque ficou muito teórico. Mas enfim, eu achei muito boa a leitura, é um livro denso, difícil de ler sem se impressionar com tantas atrocidades.
comentários(0)comente



Gustavo616 25/01/2024

Interessante
É livro muito sucinto, mas com ótimos exemplos relacionados que o autor deseja apresentar. Para que quer saber um pouco mais sobre logoterapia, o autor separa uma parte do livro apenas sobre o assunto e, particularmente, foi muito interessante saber um pouco mais sobre essa psicoterapia.
comentários(0)comente



Nati 25/01/2024

Todos deveriam ler
Aquele livro que todos deveriam ler, mas de coração aberto para compreender tudo que o autor quis passar nesse livro sobre quem é o ser humano.
comentários(0)comente



Váh 23/01/2024

Em alguns momentos é uma leitura maçante, mais um livro que nos edifica bastante... Se você começar a ler e sentir vontade de desistir, persista porque vale a pena.
comentários(0)comente



Gabriel1994 17/01/2024

Nós somos o sentido que damos ao que acontecemos !
Viktor E. Frank no livro em busca de sentido, relatando suas experiências no terrível campo de concentração, consegue explicar que mesmo nas mais piores condições da vida o ser humano pode se sobressair quando da um bom sentido, na verdade a vida é muito mais reação do que a ação propriamente dita, mas a reação vai variar de acordo com o sentido que está dentro de você, ou seja, como você vai interpretar cada experiência que você passa nesta vida.

Poderia comentar todos os horríveis detalhes da barbaridade que aconteceu nos campos nazistas contra os judeus, o livro por si só já mostra muito, mas o que é mais importante que isso é a arte de resignificar qualquer evento ruim na nossa vida para que possamos transformar qualquer derrota temporária em triunfo pessoal !
comentários(0)comente



Carolinne.Leite 17/01/2024

Esperava mais, acredito que o intuito do livro seria contar as vivências e refletir sobre "o sentido da vida" mas a maneira que é narrado, a forma supérflua que é passado por algumas pautas torna o livro entediante
comentários(0)comente



Rodrigues212 13/01/2024

História e estudos
Li esse livro porque estava fazendo faculdade de psicologia. O livro além de contar uma realidade 100% fiel e humana dos campos de concentração traz estudos de logoterapia.
comentários(0)comente



pi 13/01/2024

Sentido
Sou uma judia e estudante de psicologia, todos deveriam ler esse livro, é duro porém necessário, especialmente nos dias de hoje.
Precisamos lembrar da história para não repeti-la
comentários(0)comente



Cássio Mauro 12/01/2024

Esperava mais...
Diante de toda a propaganda que me fizeram eu esperava mais do livro.
O relato é bem forte, conta experiências realmente difíceis, mas a parte que é dedicada à reflexão do ponto de vista psicológico é bem resumida em relação ao espaço dedicado ao relato e à experiência vividos.
comentários(0)comente



Vinicius.Pinheiro 12/01/2024

Demora pra engrenar
Pra quem já conhece a história da segunda guerra e campos de concentração, provavelmente ficará um pouco entediado com a primeira metade. Pois, como o próprio autor informa, as histórias e descrições serão superficiais. A partir da segunda metade, ele começa a relacionar o campo aos conceitos de logoterapia e o livro fica muito interessante. Apenas uma ressalva pessoal, o autor como criador da logoterapia tenta mostrar a teoria como algo perfeito com 100% de sucesso. Sinceramente não acredito que isso exista, então apenas abstraí isso e foquei na teoria que é extremamente interessante.
comentários(0)comente



giulia¡ 11/01/2024

Sobre encontrar sentido no ordinário.
"Não precisaria envergonhar-se dessas lágrimas. Eram o penhor de ele ter a maior das coragens - a coragem de sofrer."

Que livro espetacular, e falo isso com a boca cheia! O fato de um psicólogo estar escrevendo suas experiências e expondo isso com suas interpretações do caráter, pensamentos e a essência em si dos prisioneiros me deixa de boca aberta, completamente em choque com tudo que essas pessoas passaram, não contado pelos olhos de pessoas que conhecem a história e que a conheceram de fora, mas por uma pessoa que passou e sofreu tudo isso que está registrado nessas páginas. Recomendaria esse livro para todo o ser nesse planeta, porque tem verdades necessárias para a vida humana, explicando de fato o por que de agirmos de tal forma. A apatia, raiva, rancor e a coragem que cada um de nós temos dentro de nós. Agora, qual o sentido da vida? Pergunta que assombra muitos de nós desde que somos pequenos. O sentido da vida é achar uma razão para viver. Uma coisa que de fato valha a pena. E achamos esse sentido através de vivências, através do amor e também do sofrimento. Porque tudo tem um sentido. Não só a vida, "mas a morte e o sofrimento também". A vida é bela, basta você encontrar o que faz a sua ter sentido. Afinal, "quem tem por que viver, suporta qualquer como."
comentários(0)comente



924 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR