Man

Man's Search for Meaning Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Graziela.Leslie 12/09/2023

Muito interessante. Gostei!
Achei o livro interessantíssimo. Apesar de não ser uma leitura fácil, que requer muita atenção (sem distração), quando você entende a ideia que o Autor quer passar parece que um mar se abre na sua frente, e tudo começa a fazer sentido. Não sou da área de psicologia ou psiquiatria, mas, pra quem trata saúde mental (como paciente), vale muito a pena a leitura.

Mayara Guedes 08/09/2023

Que leitura! Eu penso em escrever várias coisas e não consigo alinhar kk Hitler, campos de concentração, câmara de gás, tortura, sofrimento? o que é o ser humano? Qual o sentido de tudo? Qual o sentido da vida em meio a tanto? Que leitura! Apenas. Leiam.

Matheus Moreno 07/09/2023

Incrível
Para quem quer saber como foi a vida dos prisioneiros nos campos de concentração, é uma leitura obrigatória.

Andrea.Karli 06/09/2023

Livro incrível
Eu sinceramente li esse livro, porque foi uma indicação da faculdade para se entender um pouco melhor sobre o que é LOGOTERAPIA e eu adorei o livro. Realmente recomendo para diversas pessoas, pois nele fala-se sobre buscar um sentido da vida dentro de um campo de concentração nazista, em um lugar totalmente angustiante. A leitura é bem cativante e bem informativa sobre o que é Logoterapia e aborda também questões existenciais fortes.

Laura 05/09/2023

Sim, existe um sentido. A perspectiva precisa ser alterada para enxergar isso.

E cara, perfeito!
Esse livro é rico, é sensacional.

Todo mundo precisa ler esse livro. Todos.

Syang2 03/09/2023

Transforme seu fracasso em triunfo!
Desde a primeira vez que meu professor falou sobre esse livro e sobre o Viktor Frankl eu fiquei encantada!! Corri logo para comprar o livro e não me arrependo.
Toda a história de vida do autor, tudo o que ele passou e ao invés dele se rebelar contra o mundo ou desistir, ele transformou isso em triunfo e se tornou uma figura incrível na psicologia!

Manoel.Ramalho 03/09/2023

Não choramos o leite derramado...
Sabe aqueles dias em que acordamos de mal humor apenas porque abrimos o olho esquerdo primeiro que o direito?

Sabe quando reclamamos daquele ovo frito que saiu com gema mole, quando só queríamos a gema dura?

Este livro nos mostra que devemos ser gratos por tudo que nos acontece e como podemos enxergar os deslizes da vida com outros olhos.

Após esta leitura, cruel em diversos momentos a ponto de quase nos fazer desistir da leitura, me envergonhei pela forma como exigia algumas coisas, fazendo mudar a forma de encarar a vida

Livro maravilhoso e belo.

Filho7 01/09/2023

O sentido
Devorei este livro.

Lições pesadas foram absorvidas.

Sentido da vida, propósito, sofrimento. Tudo condensado em uma leitura densa, porém de compreensão ligeiramente fácil.

Este livro vale a pena ser lido por aqueles que eventualmente se defrontam em suas jornadas com questões existenciais.

jao 29/08/2023

É bom, mas não faz meu estilo
Li esse livro a mando da minha psicóloga, e é um livro muito bonito sobre um psicológico que estava preso em um campo de concentração. Ele narra a rotina e como os trabalhadores conseguiam encontraram felicidade em um lugar tão ruim quanto esse, e por mais que eu goste de ficção ao invés de livros de estudo como esse, é um trabalho muito bem feito e significativo

eduanton 26/08/2023

Profundo e tocante
Um livro maravilhoso que nos inspira a ser pessoas melhores por meio da consciência do sentido da própria vida.

Maria7609 22/08/2023

Em Busca de Sentido
Nota: 5,0 ??

?Sinopse: Nesse livro, o médico psiquiátrico austríaco, Viktor Frankl, explora o sentido existencial do indivíduo, relatando que mesmo diante das piores circunstâncias e situações desumanas vivenciadas nos campos de concentração, o homem ainda pode superar à si mesmo. O autor acredita que o sentido da vida se dá pela decisão do indivíduo em encontrar esse sentido e pelo senso de responsabilidade perante a escolha.

[?] ?Isto porque no passado nada está irremediavelmente perdido, mas está tudo irrevogavelmente guardado. Sendo assim, a transitoriedade da nossa existência de forma alguma lhe tira o sentido. No entanto ela constitui a nossa responsabilidade, porque tudo depende de nos conscientizarmos das possibilidades essencialmente transitórias. O ser humano está constantemente fazendo uma opção diante da massa de potencialidades presentes; quais delas serão condenadas ao não-ser, e quais serão concretizadas? Qual opção se tornará realidade de uma vez para sempre, imortal ?pegada nas areias do tempo?? A todo e qualquer momento a pessoa precisa decidir, para o bem ou para o mal, qual será o monumento de sua existência.?

O mais interessante, pra mim, foi a reflexão que Viktor fazia constantemente ante a incerteza e o sofrimento do dia-a-dia: ?Se todo esse sofrimento não valer a pena, então não há porque sobreviver?. Enquanto a maioria se perguntava se iriam sobreviver, se esse sofrimento teria sentido.
Mas como ele diz, a nossa existência não pode ser pautada somente no que temos a esperar da vida, mas sim o que a vida espera de nós.

?Cada vez mais, as pessoas têm os meios para viver, mas não tem uma razão pela qual viver.?

? Impressões: Maravilhoso, apenas.

Quel 20/08/2023

Leia este livro!
Leia este livro! Depois releia.
Empreste ou doe! Passe para frente.
Um livro que abre demais a mente.

Amei.

Elizabeth 20/08/2023

Ótimo livro.
Além de um testemunho de um médico, que esteve preso em um campo de concentração. Um pouco de seus ensinamentos em logoterapia que pode ajudar muitas pessoas.
AndrAa58 20/08/2023minha estante
É minha próxima leitura...

Fernanda.Mancini 14/08/2023

História extremamente triste. Não consigo imaginar o que o autor passou e como ele conseguiu se reerguer depois de tanto trauma. A única coisa que não gostei muito foi o final do livro porque fica mais técnico pra área da psicologia. Como não sou psicóloga e nem tenho muito interesse na área, fiquei boiando no final.

Andressa 11/08/2023

?Desde Auschwitz nós sabemos do que o ser humano é capaz. E desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo.?

Em busca de sentido é a trajetória de um homem em um campo de concentração e o que ele observou de mais humano, visceral e inexplicável nas pessoas.
Hoje, a logoterapia não é considerada uma prática científica na área da psicologia, mas é uma excelente leitura para desenvolvimento de repertório.
AndrAa58 28/08/2023minha estante
Quais são as práticas científicas na área da psicologia? Gestalt, comportamental, mais alguma? Gosto do tema, mas não tenho formação em psicologia....

Andressa 10/09/2023minha estante
Olá! A psicologia baseada em evidências engloba algumas abordagens, que são as terapias cognitivo comportamentais (TCC, ABA, DBT, ACT?). De cabeça são essas que lembro ? Gestalt e psicanálise, por exemplo, não são consideradas científicas.