Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

André 17/11/2023

Qual o sentido da vida?
Um livro para levar para a vida!!! Cheio de ensinamentos repletos de sabedoria de uma pessoa que pode falar com toda autoridade e propriedade. Viktor Frankl fala de sua experiência terrível nos campos de concentração nazista, mas não faz apenas uma descrição das crueldades. Antes, faz uma leitura psicológica e existencial do que ele e seus companheiros vivenciaram. Isso resulta nesse relato poderoso sobre a busca de um sentido para viver, mesmo em meio ao sofrimento mais atroz. Sempre é possível escolher viver uma vida cheia de sentido e dignidade, não importa a situação na qual nos encontremos.

EBdO 16/11/2023

Silenciosamente polêmico
Há alguns anos, foi muito criticada uma coach brasileira que, durante uma palestra, disse que judeus se entregavam "porque não tinham um propósito maior, não tinham um objetivo maior". Na época, em torno de 5 anos atrás, ela foi duramente criticada (e toda a classe) por colocar a culpa do holocausto nas próprias vítimas. Recentemente descobri que ela não estava cometendo uma gafe, mas citando este livro, mesmo que o interpretando de forma péssima.

Antes de lê-lo, li uma das mais famosas HQs de todos os tempos: Mauz, que conta da tortura sofrida por judeus nos campos de concentração. O argumento principal defendido pelo quadrinista Art Spiegelman era de que a morte nos campos de concentração não escolhia pessoas. A morte era aleatória. Rapidamente lembrei da coach e do livro de Viktor Frankl. Mesmo que implícito, entendo que Mauz é uma resposta a Frankl.

Confesso que não tenho posição formada ainda. Os sofrimentos do holocausto eram resistidos melhor por aqueles que tinham propósitos firmes, como diz dr. Frankl que esteve pessoalmente ali. Mas claramente não era o fator determinante na sobrevivência ou não dos judeus, e talvez esse segundo ponto não ficou claro no livro, o que torna seu argumento principal uma esperança vazia.
Calder 07/01/2024minha estante
Ainda estou lendo então posso me arrepender do comentário, mas fiquei pensando que o autor não foca na vida como contraponto à morte, mas sim na vida como processo. Pelo que entendi do que li até agora (58%) ele sustentava sim uma tese sobre destino, mas ao mesmo tempo dava margem para interpretarmos que não se opunha à relativa aleatoriedade. Buscar o sentido não impediria à morte, porque eles eram, mesmo com um mínimo ínfimo de liberdade pessoal, joguetes do destino, porém ter o sentido de forma nítida e clarificada possibilitava um processo de vida alinhado aos valores daquele sujeito e carregado de sentido - mesmo que morresse logo.

Thaisinha 15/11/2023

O sentido da vida
Realmente, as resenhas e depoimentos que li a respeito desse livro não foram diferentes da visão que pude ter dele agora.

Análise o ser humano como ser humano.
Prova que o amor em algo ou em alguém pode te ajudar a a seguir em frete. O poder da nossa consciência.

É surpreendente como em meio ao inimaginável, em uma situação em que nenhum ser humano na história da humanidade passou, ele conseguiu tirar lições de vida, encorajar colegas e seguir em frente.

Que todos nos encontremos nosso sentido da vida.

Julie 08/11/2023

Intenso e cheio de insights
O livro apresenta as vivências, observações e reflexões do autor que esteve nos campos de concentração nazista. Ele fala sobre o surgimento das teorias humanistas da psicologia através do olhar de alguem que, não apenas observou comportamentos e emoções dos outros, mas vivenciou situações diversas que lhe fizeram pensar e reavaliar teorias psicológicas.
Leitura excelente para reflexões diversas sobre propósito de vida e valores essenciais.

Vanessa.Perin 08/11/2023

Livro bom! Fala sobre a natureza humana e como as pessoas reagem as maiores adversidades.
Vale a pena.

Dani 07/11/2023

Breves comentários sobre
É o relato de um psicólogo que sobreviveu a um campo de concentração e uma forma de tratamento que ele desenvolveu. No começo achei que ia ser no sentido de competição de quem é mais desgraçado, mas foi mais no sentido de achar algo para que valha a pena sobreviver apesar de tudo.

Emio.Rulyan 07/11/2023

Ótimo.
Excelente obra, e que nos faz refletir o quanto as pessoas a nossa volta, e os momentos são únicos e importantes na vida.

Nycolas 03/11/2023

Sobre como fazer bem ao outro nos faz bem
Divido a obra em duas partes principais, a saber: "o depoimento de como eram os campos de concentração" e "explicação do fundamentos da logoterapia". A primeira parte serviu apenas para ter a noção de como eram as dificuldades de todos os que estavam no campo e de como reagiam a tudo isso; já a segunda parte, a que mais gostei, o autor dá as diretrizes de uma vida com sentido. Abaixo vai um resumo meu dessa segunda parte.

A logoterapia (logos = sentido) parte do pressuposto de que o sofrimento é inerente à vida humana e para que esta seja boa, apesar do sofrimento, o ser humano precisa de um sentido ("quem tem um por quê pode superar qualquer como" - Nietzsche). Dessa forma, a pessoa deve ter a responsabilidade de escolher (dentro de sua pequena margem de liberdade) procurar e encontrar o seu próprio sentido ou viver uma vida sem sentido (vazio existencial). Para essa escolha a pessoa deve levar em conta o seguinte imperativo: viva como se você estivesse vivendo pela segunda vez e como se tivesse agido tão erradamente na primeira vez como está por agir agora. Para encontrar o sentido é necessário que haja a autotranscendência da existência por parte da pessoa que busca tal sentido, pois é no auxílio ao outro que se encontra o sentido da vida (aqui eu lembrei dessa frase "o filé mignón da vida é a vida assumidamente dedicada ao outro" - Clóvis de Barros Filho). Essa autotranscendência pode ocorrer por meio do trabalho, de uma pessoa e/ou até mesmo do próprio sofrimento, quando este é inevitável, afinal, é no sofrimento que crescemos como seres humanos.

Tendo em vista todo esse pensamento acerca da logoterapia, penso que autor concorde com a ideia de que fazer o bem ao outro nos faz mais bem do que o bem que realizamos ao outro. E assim sendo, isso é o que dá o sentido para a vida. A bondade é multiplicada na autotranscendência do eu.
Ecklezia_Carvalho 03/11/2023minha estante
Uma boa resenha! ?

AndrAa58 24/11/2023minha estante
Boa resenha ?

Valle5 31/10/2023

Um livro surpreendente ,recomendo á pessoas com sede de conhecimentos baseados em acontecimentos reais e no caso deste um testemunho de um especialista que fez de seus desafios vencidos uma história pela qual entra como serviço a humanidade. SEGUNDO ELE ,UMA HUMANIDADE FADADA A UMA SITUACAO RUIM .
SENSACIONAL EQUILIBRIO DO AUTOR . TERMINO COM UMA FALA DO REFERIDO," DESDE AUSCHWITZ NÓS SABEMOS DO QUE O SER HUMANO É CAPAZ .FICAMOS ALERTAS, DESSE HIROSHIMA NÓS SABEMOS O QUE ESTA EM JOGO ."

Fernanda 31/10/2023

"O que é, então, um ser humano? É o ser que sempre decide o que ele é. É o ser que inventou as câmaras de gás; mas é também aquele ser que entrou nas câmaras de gás, ereto, com uma oração nos lábios."

Andrecruz.psi 30/10/2023

Um sentido para vida
Essa foi a quinta vez que debrucei sobre essa obra de arte da literatura e da vida.

Tornei a ler porque para participar de um desafio proposto pelo meu professor Luís Henrique, foram três semana nas quais me debrucei mais uma vez sobre a vida de Viktor Frankl nos campos de concentração durante a segunda guerra mundial.

Foi uma experiência incrível.

Na verdade sempre que leio qualquer material escrito por esse homem é um olhar profundo sobre a minha própria alma.

Deeh 29/10/2023

Terapia em forma de livro.
Antes de começar a leitura, eu tinha uma imagem formada sobre o livro, seria um relato sobre as atrocidades dos campos de concentração na segunda guerra mundial.

Mas não, são relatos de eventos vividos nos campos de concentração, acompanhado de análises comportamentais. O autor mescla experiência pessoal com a logoterapia criada por ele.

Logoterapia que num conceito simplificado significa a busca de sentido na vida. Vale muito a pena a leitura e também releitura, que é o que pretendo fazer esporadicamente.

Lucas 29/10/2023

Crescendo nas Dificuldades
O Autor descreve em detalhes sua experiência nós campos de concentração nazistas e partir daí aborda através de tanto sofrimento e dor como o ser humano consegue encontrar um sentido na vida. Esse livro nós faz olhar pra vida de uma outra forma, e de como quando temos um objetivo ou algo que nós mova em vida, podemos suportar qualquer dificuldade.