A montanha e o rio

A montanha e o rio Da Chen

Resenhas - A Montanha e o Rio

Davi.Leite 12/09/2021

É até legal, mas achei a narrativa bem lenta em alguns momentos e em outros queria saber o que aconteceria com o personagem, mas o ponto de vista mudava completamente!

Isa 28/06/2021

Organização
Durante um pouco tempo eu fiquei presa na leitura, queria ficar acordada para ler só mais um pouco, mas depois começou a ficar cansativo e as vezes um pouco confuso.
Ao mesmo tempo em que as coisas aconteciam muito rápido, algumas vezes aconteciam muito devagar também, acho que só faltou um pouco de organização.
Não esperava o final que teve, achei que por tudo o que aconteceu o final seria diferente e mais emocionante.

Reh 25/05/2021

Uma aula de história
Não sei porque demorei tanto para terminar de ler esse livro! Nele seguimos a história dos meio irmãos Shento e Tan, suas trajetórias, dificuldades e escolhas. O livro se passa na época de grandes mudanças na China, tanto política quanto social. Adorei a escrita de Da Chen. Se você gosta e quer aprender um pouco mais sobre um período da história do país, recomendo o livro.

Andressa 21/05/2021

Esse foi o livro mais as cegas que eu já li. Sabia o nome da obra e do autor. Mais nada. Quis ser surpreendida pela narrativa e me deixei levar pelas páginas que surgiam na minha frente.
A montanha e o rio se apresenta em dois polos, sempre conflitantes: a pobreza, a elite; a inocência, a inteligência; o comunismo, o capitalismo; o militar, o intelectual; um passeio por 40 anos da história da China por meio de personagens que representam bem a essência da vida: não existem mocinhos e vilões. Os acontecimentos influenciam nossa jornada, mas a escolha final ainda nos pertence.

Liedsonrm 31/03/2021

Seria no mínimo injusto dar menos de 4 estrela pra este livro, que me ensinou tanto em tão pouco tempo. Me guiando pela China e suas belezas, suas culturas, e pela mente de personagens muito bem escritos, me fazendo passar noites acordado, com uma vontade louca de ler cada vêz mais.

Ouvi relatos de pessoas que não gostaram do final, porém, apesar de deixar alguns pontos em abertos, me agradou bastante. Foi um final realista, triste, mas bastante real.

Fernanda.Araujo 21/03/2021

Cheio de reviravoltas
Livro com uma história muito envolvente e cheia de reviravoltas. A cada capítulo um gostinho de ?quero mais?. Trama muito bem desenvolvida, com situações que geram a revolta do leitor. Mas o final da história é muito a quem do que foi construído, senti que faltou mais detalhes, informações, enfim, o final foi decepcionante. No entanto é uma leitura agradável e interessante, ainda mais por se passar na China, com cultura, comportamentos e paisagens bem diferentes do que estamos habilitados. Vale a pena.

Laranfm 22/11/2020

Esse livro é maravilhoso, um dos melhores livros que eu já li! Um história linda que emociona e nos prende a leitura, um livro para devorar....

Mariana.Wetzel 16/09/2020

Leitura agradável
Um passeio pela china e sua cultura rigida acompanhada de uma historia de amor trágico.
Livro super gostoso de ler

hércules 10/09/2020

O pesar da complexidade
Esta história é, em todos os aspectos, uma história vasta por relatar quase toda a vida dos dois irmãos Tan e Shento, desde o nascimento até o ápice do drama de suas vidas. Na construção histórica dos fatos, o autor demonstrou um conhecimento primoroso do governo Chinês e do momento político e social pelo qual a China estava passando nos anos que abrangeram a história. Porém, este livro é, além de tudo, um romance e, muitas vezes, as cenas que compuseram o gênero foram desnecessárias, lacônicas e pobres, com personagens pouco cativantes. O resultado: esperei chorar rios ao final do livro, mas apenas consegui ficar indignado pelos acontecimentos mal planejados e frustrado por tudo o que este romance poderia ter sido.

Paula 22/08/2020

Meu livro favorito
[isso não é exatamente uma resenha - talvez seja uma declaração de amor]

Eu não sei dizer o que me fez gostar tanto desse livro, eu realmente não consigo explicar; eu apenas sinto.

Não vale a pena tentar escrever sobre a história, sobre o que se trata, sobre o que acontece, sobre o que se sente, sobre nada... porque parece que nada do que se escreve faz jus ao que o livro realmente é e transmite.

Eu acho que nunca li um mesmo livro mais de uma vez (até porque eu ainda quero ler muitos outros), então também nunca me importei em perder livros pelo caminho - sabe quando tu empresta livros pra tanta gente e depois não sabe mais pra quem emprestou?

Mas esse livro é diferente, ele tem todo o meu coração... eu gosto tanto desse livro que eu já o emprestei muitas vezes (e inclusive quis forçar algumas pessoas a ler hahah) e com isso o perdi muitas vezes. Como consequência eu o comprei repetidas vezes.

Mesmo que eu não o leia de novo (talvez um dia eu leia - acho que apenas tenho medo de perder o encanto, que eu não sei ao certo de onde vem) eu preciso ter ele perto de mim.

Na última vez que o emprestei eu também não o tive de volta e não faço a menor ideia de quem está com ele, afinal todo mundo me diz que não está consigo. Então comprei o livro de novo (foi muito difícil de achá-lo em bom estado e ainda estou aguardando chegar) e decidi que não empresto mais.

Enfim, o que eu to querendo dizer é: recomendo demais a leitura!

Luh 07/08/2020

Surreal
Assim como na história acontece aqui na vida real, o amor e o ódio são ?gêmeos? e a escolha que faz baseados neles podem ser cruciais. Incrível.

Thibu 23/06/2020

Extraordinário
Esse livro deixa muito claro que o mundo da voltas, não tem como não se envolver nessa história