O Ensaiador

O Ensaiador Galileu Galilei

Resenhas - O Ensaiador

JIMWauters 27/01/2010

Aulas com o Mestre
Nesta obra,Galileu Galilei defende-se das ofensas que recebeu do Sr Sarsi, autor do livro "A Balança Astrônomica e Filosófica" escrito com o objetivo de criticar as extraordinárias descobertas escritas por Galilei no livro "Nunzio sidereo" , críticas estas que enveredaram por caminhos que colocavam em cheque a genialidade de Galileu, as suas descobertas e as suas reflexões nos diversos campo do conhecimento em que ele atuou.
Em O Ensaiador podemos ter a possibilidade de acompanhar uma genúina disputa filosófica aonde Galileu desmonta parágrafo por parágrafo o livro do Sr Sarsi.
Esta descontrução realizada pelo Mestre esta escrita de forma lógica e seus argumentos nos presenteiam com aulas de matemática,física,filosofia,astronomia.
O mote que gera a discussão entre o Sr Sarsi e Galileu foi a passagem de um cometa que serviu de base para a disputa filosófica , já que o Sr Sarsi inicia a sua ofensiva duvidando das reflexões obtidas por Galileu através do telescópio.
O fato é que o Sr Sarsi apesar de ser ingênuo e até ignorante em seus argumentos serve de sparring ao Mestre que na época passava por momentos em que as suas descobertas colocavam a sua própria vida em risco.
Apesar de ter um ritmo lento, pois o autor procura aprofundar e embasar a sua defesa minuciosamente,é brilhante e prazeroso acompanhar a verdadeira "goleada" aplicada ao Sr Sarsi.
É nesta obra que encontramos a célebre passagem : "A filosofia está escrita nesse grandioso livro que se mantém continuamente aberto perante os nossos olhos (quero dizer, o Universo), mas não se pode entendê-lo se primeiramente não se cuida de entender a língua e conhecer os caracteres em que está escrito. Está escrito em linguagem matemática, e os caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem as quais é impossível entender humanamente alguma palavra; sem estes meios é dar volta em vão num obscuro labirinto". Galileu Galilei, O Ensaiador, IV.