O construtor de pontes

O construtor de pontes Markus Zusak
Markus Zusak

Resenhas - O construtor de pontes

Inaiara.LAbo 29/12/2021

Sabe aquele risinho que a gente da quando o narrador informa que o personagem também está rindo? Em O construtor de pontes o riso vinha antes mesmo do narrador falar, assim como a angústia ao acompanhar a história. Fui lendo num misto de querer saber logo o que acontecia e pausando pra que não acabasse logo. A narrativa de Markus Zusak é cativante, e ao ler entendi porque ele passou 13 anos escrevendo essa história: assim como a ponte é construída de quem Clay é, seu livro não deixa negar que ele também se doou nessa construção.

Noemy 25/12/2021

Lindo!!!
"Não era bem assim que eu imaginava... mas acho que nunca é."

Essa frase contida no livro descreve exatamente minha leitura em relação ao O construtor de pontes. Não sei bem o que esperava, mas superou e muito todas as minhas expectativas.

Nunca havia lido nada do autor, e vim conhecer sua escrita através desse livro que ganhei do Clube intrínsecos no início do ano quando fiz a assinatura anual, e essa assinatura foi uma das melhores coisas que eu fiz, pois trás livros totalmente fora da minha zona de conforto e traz agradáveis surpresas como essa.

Aqui vemos um dos irmãos Dumbar, contando a história de sua família, principalmente de Clay. Alternando entre passado e presente. E que história, linda, sofrida, cheia de dor, de luto, mas também de amizade, união e fraternidade. Aqui vemos um dos irmãos ajudando o pai a construir uma ponte e é mais que isso... ele está construindo uma nova relação familiar que foi derrubada no passado.

"...A história podia ser dele, mas não seria escrita por ele.
Já era difícil o bastante estar ali e ter que vivê-la..."

No início achei o livro lento, demorei um pouco para pegar o ritmo e entender a narrativa, mas quando dei por mim estava totalmente imersa no enredo, sofrendo e rindo junto com os irmãos Dumbar.

O Markus Zusak, foi de uma sensibilidade tão grande na narrativa desse livro, trazendo prosa e poesia, descrevendo o dia a dia que dá para sentir os sentimentos dos personagens. É lindo, é sensível e é dolorido.

Ele vai envolvendo o leitor em sua narrativa de uma maneira única, e vai costurando e amarrando as pontas soltas do livro com maestria. Quando você terminar a leitura, é uma sensação tão boa, de final bem feito, de conclusão mesmo.

É como se a história fosse a ponte, que vai tomando forma até se tornar grandiosa!

Só não dei cinco estrelas pelo imenso pesar que a morte de um certo personagem trouxe pra mim. Poxa, Clay já tinha apanhado mais que o suficiente da vida para ter que passar por mais essa dor.

Rafa 23/12/2021

Muito bomm
Livro de Markus Zusak tinha que ser triste né. É um livro cativante que traz uma ensinamento pra vida, chorei horrores.

Verbena 23/12/2021

Depois do fim
Nesse livro vamos conhecer a história de Clayton (Clay) narrada pelo seu irmão Matthew na velha tec tec. No total são 5 irmãos, conhecidos como os garotos Dunbar: Matthew, Rory, Henry, clayron e Thomas do mais velho ao mais novo.

Gosto muito da escrita do Zusak e tenho uma tendência a me apaixonar por seus narradores, achei que seria a melhor parte do livro até que ele deu personalidade aos animais que compõe o núcleo famíliar. Heitor o gato, Aurora a cachorra, Agamenon o peixe dourado, Telêmaco o pombo e Aquiles a mula ganharam meu coração.

Me prometeram um drama emocionante, não fica longe disso, mas não me emocionou tanto assim. Demorei muito para fazer a leitura, pois tinha uns momentos mt arrastados, o que é de se esperar em um livro tão longo, que nem sempre você vai gosta de tudo.

Enfim no geral tem bem mais pontos positivos que negativos, recomendo.

marie_sulieman 17/12/2021

A forma poética como Zusak conta a historia, tornando tão detalhada e tão triste, sinto como se fosse real e que aconteceu no mesmo mundo que o meu (que os garotos Dunbar estão por aí, carregando todo esse passado nas costas).

Maria 05/12/2021

E a vida e nossas decisões nos moldam
Uma jornada incrível. Comecei a ler despretensiosamente e despreparada para o que viria. Um enredo intenso, momentos delicados, profundos. Gosto muito de histórias que mostram a passagem do tempo e dos caminhos que a vida e nossas decisões levam. De histórias de família.
Marcuz criou personagens fortes, decisões importantes, rumos adversos.
Uma leitura muito boa, impactante. Terminei agora e sei que ainda irei me lembrar muito dos garotos Dumbar.

Andressa1338 04/12/2021

"De certa forma, foi poético, mas não no bom sentido."
Infelizmente não consegui me conectar com a história, gostei de algumas coisas mas o todo não me cativou. Eu prefiro histórias que seguem uma linha reta no tempo, e não ficam indo e voltando entre passado e presente. Esse livro é inteiro assim, dançando entre passado e presente a cada capítulo. É um jeito de contar história que eu realmente não gosto, acho que preciso parar com esse receio de abandonar livros, a vida é muito curta para perder tempo com coisas que a gente não gosta.
Enfim, não achei o livro ruim, o problema não é a história, mas sim o jeito que foi contada.

Tauana.Putton 25/11/2021

Tenho A menina que roubava livros como um dos meus preferidos, então sempre quis ler essa obra do mesmo autor. Coloquei muita expectativa no livro e esse erro foi meu.
Eu só li o livro até o fim porque eu realmente queria ler esse livro; a distribuição é um pouco confusa nas idas e voltas, não me prendeu muito, eu não ficava na expectativa de ?o que vai acontecer agora? que sempre costumo ter quando leio. Não é um livro ruim, mas não é um livro que eu indicaria a um amigo.
Ainda assim, foi um prazer conhecer Clay.

Ju 16/11/2021

pontes
(eu preciso cumprir o desafio, e só 10/89 que eu resenhei)

por onde eu começo a falar de o construtor de pontes? é um favorito, um livro absurdamente tocante (não me decidi até hoje se é mais ou menos que a menina que roubava livros, por enquanto está no mesmo nível). o modo como zusak descreve os personagens, a dura realidade que eles tiveram que viver e o modo como uma das pessoas mais importantes do vida deles foi perdida de modo tão avassalador. gente, é indescritível com palavras.

Marjory.Vargas 16/11/2021

“Quando se vê uma pessoa morrer, não é só a morte dela que você testemunha.”

Outro livro do Zusak que me fez chorar!!

A história é sobre os cinco garotos Dunbar: Matthew, Rory, Henry, Clayton e Thomas. Os cinco irmãos foram abandonados pelo pai após a morte da mãe, e desde então um cuida do outro. Junto com os cinco irmãos, também vivem o gato Heitor, o pombo Telêmaco, o peixe Agamenom, a cadela Aurora e a mula (sim, uma mula!) Aquiles.

No começo da leitura, fiquei um pouco perdida, pois são muitos personagens e várias linhas do tempo que se alternam. Temos o tempo atual, a história de Penny, a mãe dos garotos, a história de Michael, o pai dos garotos, e a história da família Dunbar antes de Penny morrer. Mas depois que você se acostuma com a escrita do autor, a leitura flui que é uma beleza. Os capítulos são curtos e quando vi eu já estava terminando o livro.

A ponte construída, apesar de ser física, é muito mais do que isso: Clay construirá uma ponte por sua família. Quando descobrimos os motivos por trás do desaparecimento de Michael, é inevitável não se emocionar.

Se você gostou de A menina que roubava livros, pode, sem medo, se jogar nessa leitura.

Tinosa 05/11/2021

Alps - Novo Amor
Se eu tivesse lido de maneira corrida eu talvez teria dado 4 estrelas. Mas eu acho que compreendi o objetivo do autor, uma historia poetisa na qual a trama nao importa tanto, mas sim cada individuo. E quando eu percebi que isso poderia me atrapalhar por ser movida por trama e ritmo, decidi ler lentamente de forma terapeutica ao som de Novo amor no Spotidy. Obrigada por emprestar, Naty. Foi uma experiencia diferente e interessantissima.
Nat Macêdo 05/11/2021minha estante
AAAA ???

1usuario 04/11/2021

Minueto em sol maior-Bach
A música marcou porque foi quando comecei a chorar.
Adoro a escrita de Markus, assim como em "a menina que roubava livros" as narrações são feitas como se fossem em uma "simples" conversa em que uma história é contada. Nesse caso uma grande história, feita de Clay, Penélope e toda a família Dunbar. Os capítulos são curtos mas em cada um deles há uma sensação de imensidão, não consigo explicar, é como se em cada página tivesse um peso enorme e ele fosse carregando uma parte do meu coração, e então só precisou chegar na metade do livro para eu desabar de vez,com Bach.
Os ensinamentos que esse livro trás são incríveis. Uma porção de arrependimentos e amor fraternal misturados em uma pessoa só (Como aguentar isso, eu me pergunto até agora). Há muitos segredos? Sim. Vc fica doido para que as coisas acontecem mais rápido? Às vezes sim também. Toda a espera, todas as histórias, passado e presentes alternados valem a pena no final. Mesmo achando que faltou alguma coisa (ainda não sei o que) e que outras possam ter sido desnecessárias (talvez não) recomendo demais esse livro!

Jéssica 01/11/2021

Recomendo muito!
"Um coração inundado de cores em meio a tanto cinza."

Esse livro conta a história de cinco irmãos que, após a morte da mãe e abandono do pai, precisam viver a própria sorte. Os capítulos são divididos entre diferentes épocas, nos mostrando diferentes momentos da vida dos personagens. O passado do pai, da mãe, como eles se conheceram... até chegar no presente.

É uma delícia ler e ir, aos poucos, entendendo o que aconteceu na vida desses meninos, como a música influenciou o destino de cada um deles e como chegaram aonde estão. E mais gostoso ainda é desfrutar da escrita de @markuszusak, poética e fluída, nos transportando pra dentro da história com muita facilidade.

Recomendadíssimo ? ?

Faluz 22/10/2021

O CONSTRUTOR DE PONTES - Markus Zusak
Numa linguagem simples, poética e envolta em idas e vindas o autor nos conta a história de uma família. A superação a morte da mãe, pilar emocional da trupe de cinco meninos.

Marta 03/10/2021

Morri de chorar...
Essa é a história dos Dunbar, contada pelo mais velho dos 5 irmãos.
A mãe, Penélope veio da Polônia para a Austrália, só essa parte já me arrancou lágrimas...
O pai, Michael teve um outro amor, antes de conhecer Penélope.
Mas juntos formaram uma família incrível com seus 5 garotos Dunbar.
Muita coisa acontece e uma ponte deve ser construída. Clay, o quarto irmão, é o responsável pela construção da ponte e sua história e contada pelo irmão mais velho Matthew.