O construtor de pontes

Markus Zusak

Resenhas - O construtor de pontes

Estante da Pri 19/04/2022

Melhor livro da vida!
Drama lindo, como não se apaixonar por Clay?

Mtos personagens, mas fica claro o protagonismo do Clay, uma história de mas idas e vindas pra falar de família e amor.

Lindo, lindo, lindo!

Devorei o livro

BArbara 07/04/2022

É a história de uma família que nasceu pela casualidade, viveu do seu jeito, mas que também sofreu perdas irreparáveis até que cada um dos irmãos Dumbar conseguiu fazer seu próprio caminho. O narrador foca no Clay, o quarto de cinco filhos, só que acaba mostrando a família toda através dos seus vínculos. É um livro com oscilações entre passado e presente, que começa misterioso e vai desvendando um a um os símbolos que carregam de emoções e significado o livro.

Não foi a minha leitura favorita, mas têm partes muito emocionantes e outras meio entediantes, só que vale a pena ler até o final.

Isa Maravilha 06/04/2022

o construtor de pontes
Bom, vamos lá.. comecei a ler esse livro em março de 2021 e acabei em abril de 2022. Isso nunca tinha me ocorrido antes, então acho pertinente falar sobre o processo dessa leitura.

Markus Zusak foi por anos meu escritor favorito. "A menina que roubava livros" me abriu as portas para a leitura e eu não poderia ser mais grata. Li a trilogia do "Azarão" por conta do amor pelo primeiro e li também "Eu sou o mensageiro".

Descobri "O construtor de pontes" no início de 2021, comprei em seguida e, de cara, a leitura não fluiu como nos demais livros do autor.

Eu insisti até o fim, pois era o Markus Zusak e por acreditar que o momento tinha atrapalhado a leitura (2021 foi um ano caótico emocionalmente). Mas a real é que o livro é chato. Eu entendi o conceito, me emocionei já no fim, quando, enfim, comecei a gostar da história, mas foi isso. Não recomendo a leitura desse, mas ainda amo os demais.

Foi mal, Zusak, mas esse não desceu.

Dayana Otaviano 30/03/2022

?Parei diante do arco da esquerda.
E soube que a ponte era feita do meu irmão.
De pedra, mas também de Clay.?

Marilia 02/03/2022

Uma ponte feita de Clay
Me faltam até palavras para descrever o quanto esse livro me emocionou.

Minhas expectativas já eram altas, pois ?a menina que roubava livros? está entre os meus favoritos da vida, então esperava muito do autor - e ele conseguiu me surpreender mesmo assim.

O construtor de pontes é uma história de amor e de família, uma família real, não idealizada, com irmãos que brigam, mas se aceitam, acima de tudo.

Chorei, ri e aprendi com esse livro que contém passagens tão lindas e poéticas para contar uma história marcada por uma boa dose de sofrimento, reconhecimento e muito, muito, amor.

Os capítulos são curtos e algumas incógnitas acompanham o leitor do início ao fim do livro, mas sem gerar ansiedade para revelação.

É uma leitura companhia, melhor amiga, daquelas que a gente perde a hora quando está junto. É um livro forte, com personagens marcantes e muito bem trabalhados, com um subtexto incrivelmente lindo, repleto de figuras de linguagem que o tornam uma verdadeira obra prima.

É um daqueles livros que ficam com o leitor para sempre, que transformam um pouco a vida e nos deixam gratos pela oportunidade de desfrutar de uma leitura tão especial.

Gostaria que todo mundo lesse, de verdade.

boy in blue 11/02/2022

esse livro é cheio de amor, esperança e poesia embutida em cada frase escrita. é pra ser lido com a alma.

Luísa 06/02/2022

Só leiam... é perfeito
Esse livro eu comprei por impulso quando tinha uns 11 anos ( sim, eu não era normal kkkk), mas só pude ler bem depois. E, sinceramente, é meu livro favorito desde lá. Amo o jeito do autor descrever as coisas, sempre me imagino perfeitamente na história. Depois de ler mais de 5 vezes, não sei se consigo fazer um comentário digno sem spoilers. Mas espero que gostem tanto quanto eu desse livro maravilhoso. Nunca vou esquecer os irmãos Dunbar, a mula, o assassino, "o marmoreiro" , a garota das sardas cor de sangue e o piano.

thaismag 31/01/2022

Estava muito ansiosa pra ler esse livro pois amo ?A menina que roubava livros? desse mesmo autor e não me decepcionei.
Penny, Michael, Matthew, Rory, Henry, Clay e Tommy eu amei cada página, cada detalhe da história de vocês!
Dei sorrisos tristes, me emocionei muito no final ? esse livro me envolveu do início ao fim.

duruback 15/01/2022

Não era o que esperava
Devo dizer que a história é interessante mas passa um pouco longe do que é "a menina que roubava livros", o que me desapontou muito. O livro não segue uma ordem cronológica que faça sentido o que faz ele ser maçante e atrasa a leitura. Não me cativou.

Gabs 07/01/2022

Uma história muito complexa, eu gostei mais do achei que fosse gostar, mas foi bastante cansativo ler pq é mta informação em diferentes épocas de acontecimento. Se não estiver focado no que vc está lendo, vai se perder na história. Mas foi uma boa leitura

Chanaisa 01/01/2022

Pros fãs de Markus Zusak
O construtor de pontes vai contar a história de Clay, o quarto dos cinco irmãos Dunbar. Mas a história dele não poderia ser contada sem contar a história de Penélope, uma mulher de muitos nomes, e de Michael, o Assassino.

De minha parte como leitora posso acrescentar que, este livro tem muitos inícios (assim como a Vida) e a forma como o autor vai costurando e amarrando os pontos que, propositalmente, deixou solto ao longo da história, prendeu meu interesse até que, num arremate final, foi como virar o tecido e mostrar um bordado terminado de uma cena que nunca imaginei.

Arte.

Uma obra de arte que quero reler, agora conhecendo a história toda.

Recomendo a leitura mas com um aviso:

Se nunca leu Markus Zusak, eu recomendaria começar por "Eu sou o mensageiro".

Espero ter ajudado.

Boa leitura!