Ensinar a ler, aprender a avaliar

Ensinar a ler, aprender a avaliar Robson Santos de Carvalho

Resenhas - Ensinar a ler aprender a avaliar

marcia helena 18/02/2021

Avaliar é educar
Ensinar a ler aprender a avaliar é um livro extremamente importante para todo professor e futuros professores. O autor aborda o tema da leitura e da avaliação da mesma no Ensino Fundamental e Médio, com base nas suas experiências e pesquisas durante todo seu tempo de professor da educação básica e como um eterno estudante e pesquisador. No livro, Robson Santos de Carvalho inicia nos apresentando as noções de habilidades de leitura e de competência leitora para que se consiga seguir sua linha de raciocínio. A partir daí mostra como é possível de uma forma mais real mais acessível entender (e aplicar pelo menos esta é a ideia e objetivo do livro, creio eu) a complexidade da avaliação diagnóstica de habilidades de leitura. O que é importante esclarecer que o livro não mostra receitas prontas, nem "poção mágica" que permita e possibilite a melhora na leitura do aluno. O livro é antes de tudo é um convite à mudança, mudança esta que cabe a nós professores dar o primeiro passo.

Aline 09/12/2020

Formação do professor de português
Excelente livro para formação do professor de português. O autor traz várias reflexões importantes sobre o papel da avaliação nas aulas de português, além de teoria e informações para subsidiar o trabalho do professor, especialmente na hora de elaborar as avaliações de leitura.