Carol

Carol Patricia Highsmith

Resenhas - Carol

lulis 08/01/2023

?Seria Carol, em mil cidades, mil casas, em terras estrangeiras onde poderiam ir juntas, no céu e no inferno.?

Eu não poderia imaginar um final melhor pra esse livro, simplesmente esplêndido.

supertramp 03/01/2023

A história de amor entre as duas é algo lindo de se ler. Mesmo com todas as adversidades da época elas conseguiram viver lindos momentos. Sou encantado pela história.

ana 03/01/2023

sui generis
munida de uma trama forte e envolvente, ?carol? nos coloca em uma posição tanto apreciativa quanto provocativa, atenuando a relação ?leitor-personagem? ao adentrar-mos, de uma forma respeitosa e madura, na mente de therese.

em um trecho, a vida é posta como ciência exata em seus próprios termos, resumindo-se em uma questão de encontrá-los e defini-los.
patricia highsmith, portanto, traz therese nessa ?busca? natural dos termos.
é extremamente aprazível ver aquela confusão marrom-avermelhada das ruas secundárias de nova york passando, para therese, de opressoras para um abrigo imersivo.

carol é uma amálgama de contradições que estava presente até o ponto que therese conseguia tolerar sua presença, estando ela ausente.
é interessante ver que ?seria carol, em mil cidades, mil casas, em terras estrangeiras onde poderiam ir juntas, no céu e no inferno?.

um presente de leitura, extremamente fluida? recomendo!

Carol Lino 21/12/2022

Ótimo livro, acredito que um dos melhores que já li. Leitura fácil e que envolve desde o início ao fim.

hellflections 17/12/2022

Ouço falarem de Carol há muitos anos, um grande clássico que sempre me interessou, mas que por algum motivo desconhecido, só fui parar para conhecê-lo verdadeiramente agora. O livro me cativou muito, devorei as páginas em poucos dias, ansiando pelo desfecho e para ver as duas mulheres juntas. É realmente de se admirar que a autora tenha realizado uma obra dessas nos anos 50. Até então, não assisti o filme, mas com certeza será a próxima coisa que farei.

triz.. 04/12/2022

pertubadoramente quieto
Mas irresistível. Habitar a mente da Therese, mesmo que pouco, uma mente calma, ligeiramente lenta, inocente e ingênua, é o toque de ouro deste livro. Therese não tem muitos motivos de felicidade na vida, isso fica claro nas entrelinhas, é como se ela vivesse por viver, mantendo relacionamentos por comodidade (o que me causou tremendo incômodo de início). Mas há beleza nessa morbidade, vida tão calma e rotineira. A escritora tem grande parte da minha admiração por isso, adoro como ela transforma uma ação tão banal na realidade em um coisa emocionante, em como ela transcreve olhares em coisas tão maiores.

Outro ponto bom (e impressionante #minhaopnião) é a distância que ela mantêm do leitor da Carol e da Therese. Ela escreve de tal forma, numa linha tênue entre vivído e distante, que é como se a gente (leitor) observasse as cenas de longe, sentimos cada emoção das falas, mas estando a uma mesa de distância. É bom porque dá privacidade às protagonistas, a gente não sabe 100% do que acontece nem 100% do que se passa na cabeça da Therese, me arrisco dizer que no livro todo a gente chega nem perto de 50%, o que torna toda a história muito mais real. Eu realmente acredito que nos anos 40 houve um romance misteriso entre duas mulheres.

Por fim, cedo a crítica e admito que no desenvolvimento do livro falta detalhes, emoção, entonação e de fato, um desenvolvimento. Porém, assim como no filme, o final é repleto disso tudo e faz valer a pena. Ponto extra por ser um livro escrito em 1952 sobre duas mulheres E TEM um final feliz. (um murro em todos os escritores e diretores que só fazem obras tristes quando se trata desse tema, te amoo Patricia Highsmith)

Andreina.ConceiAao 16/11/2022

"Seria Carol, em mil cidades , mil casas, em terras estrangeiras onde poderiam ir juntas, no céu e no inferno."

Simplesmente amo demais esse estória, sou apaixonada por Carol. Confesso que achei a construção da personagem da Therese bem interessante, foi bastante retratada a garota que por mais independente que fosse, também era bastante ingênua. De todo modo, acho que a contrução em si, da relação delas e de como cada lembrança que tiveram juntas foi bem feita e guardada, fez tudo valer super a pena.

lavisnaotankou 11/11/2022

Intrigante
Sendo um romance lésbico dos anos 50/60, super da pra aturar a homofobia ao redor delas, torna o livro muito mais real e realmente te leva de volta ao passado.
Foi angustiante ler as últimas páginas e sentir que elas não ficariam juntas, eu amei todos os plot twists

Marcos Nandi 07/11/2022

Gosto muito da autora, ela conta histórias polêmicas para sua época. Por exemplo, uma história de um romance lésbico escrito nos anos 50. Uma autora genial que sabe muito bem escrever romances românticos e policiais.

Pois bem, apesar da história ser um pouco arrastada (e eu estava de ressaca literária também), é um livro muito bom.

Therese é uma aprendiz de cenografia que trabalha numa loja de departamento. Namora um cara sonso e a quem não possui nenhum paixão e vive uma vida pacata. Até que em dado momento, conhece Carol, uma pessoa indiferente, complexa e que estava passando por um divórcio litigioso.

Obviamente como todo romance homossexual (em especial, pela época em que foi escrito) as duas vão sofrer um bucado. Mas eu gostei do final.

Zabrona 05/11/2022

Mano
Você está lendo esse livro por causa do filme e,meus amigos,tem coisas que você pensa-poxa eles poderiam ter colocado isso no filme-mas a maioria você fica -ainda bel que não foi pro filme.Esse livro é um pouco problemático pra mim,o jeito que a Carol trata a Therese,como a Carol é,quão egoísta a Therese em algumas coisas,o quão a Therese é mais madura e pé no chão que a Carol e tudo mais.Chega em momentos que a Carol chega até a humilha um pouco a Therese e,quando Carol fica junto com a Abby, pelo amor de Deus é provocação sem fim.Mas você descobre o passado da T,um pouco dos pensamentos (que,alguns,recomendo não levar pro filme).Mas no geral é uma leitura legal,gostei e ficou sendo um dos meus fav pq eu sou clubista kkkkkkk tinha demorado um pouco para acostumar com a escrita da autora mas no geral é legal.Eu amo as interações entre Carol e Therese,gosto da construção deles e o final é MAGNIFIC.Meu fav

Milena 16/10/2022

carol
o filme continua sendo melhor mas n tem como não amar esse livro, só sei sentir de tanto que significa pra mim. leva o nome da carol mas a protagonista é a therese ok. amo vcs carol e therese muito!

rhamara 16/10/2022

o início do livro é meio chato e cansativo, e também meio estranho, pq a therese diz q ama a carol desde a primeira vez q viu ela kkkk mas ao longo do livro a história flui e o romance é lindo, e finalmente é uma história de amor lesbico com um final feliz, gostei bastante, e a adaptação pro cinema é muito fidedigna ao livro

Tabita.Maier 05/10/2022

Carol
Therese é uma jovem de 19 anos que trabalha como atendente em uma loja de brinquedos. Lá ela conhece Carol, uma mulher mais velha por quem acaba se encantando.

Eu havia visto o filme algumas vezes e li o livro na versão em Inglês. No livro, Therese e Carol tem uma relação ainda mais íntima e cada vez que elas se encontram você sente borboletas no estômago.

Enquanto Carol tem uma relação conturbada com o ex marido e luta pela guarda da filha, Therese ainda está se descobrindo no mundo como profissional e como pessoa. As duas se encontram em um momento pelo qual ambas podem aprender e ensinar uma a outra sobre amizade, cumplicidade, leveza e o amor.

Uma história escrita nos anos 50 e que não esconde ou resume as personagens em suas sexualidades. Tem momentos de reflexão ação, paixão e de alegria. O livro é sobre amor próprio e também sobre a coragem de se amar, seja quem for.