Just Listen

Just Listen Sarah Dessen

Resenhas - Just Listen

Gio 20/05/2020

A narrativa do início se estende lenta, mas com o intuito de entendermos o desespero interno que a protagonista vive - um mundo que ela acredita estar sozinha e que é não quer atrapalhar ninguém. Quem nunca se sentiu assim? Owen a tira da zona de conforto, fazendo ela desafiar esse mundo no qual se colocou.
A profundidade e leveza que a autora trata relacionamentos abusivos, culpa e a liberdade é tocante. Não tem como não se apaixonar pelos personagens! Leitura super recomendada!

Isa Canha 30/01/2015

Resenha: Just Listen - Sarah Dessen
Nunca havia lido nada da Sarah Dessen e nem tinha muita curiosidade, assumo. Mas depois de ver tantas criticas positivas de cada uma de suas obras decidi dar uma chance a um dos seus livros, o meu escolhido para essa tarefa foi Just Listen e logo de cara me apaixonei pela escrita e narrativa da autora, me apeguei facilmente aos personagens e a
leitura fluiu facilmente, e em menos de 3 dias já tinha terminado o livro, não só com um sorriso no rosto mais também com grande satisfação.

Por mais que Just Listen trate de assuntos bem sérios e pesados eles são tratados de forma tão sutil que você quase não se da conta do peso que a historia tem, o modo como a autora soube tratar disso com tanta maestria foi um dos fatores que me impressionaram muito e fizeram eu gostar mais ainda desse livro, pois ele não é só aquele livro fofinho que no final tudo fica bem, ele te deixa uma mensagem de grande importância e que na minha opinião deve ser seguida por todos.

Eu amo musica, praticamente não consigo viver sem, talvez seja por isso que me identifiquei tanto com o Owen, que foi um personagem muito peculiar e marcante nesse livro, gostei demais dele. Amei também o fato de o livro ter essa parte mais voltada para a musica, que como já disse, é algo que eu amo e isso foi algo que só deixou o livro mais perfeito do que é.

Enfim, o livro é perfeito em vários sentidos, personagens, enredo, mensagem passada e narrativa. Fiquei apaixonada pela autora e com certeza vou me certificar de ler as outras obras dela, que parecem ser igualmente marcantes.

Dou 4 estrelas ao livro, e por ser uma leitura fácil, rápida e marcante eu mais que recomendo ;)

Ana Bruce 21/10/2013

Faltou alguma coisa
Nunca tinha ouvido falar da Sarah Dessen, mas vi ótimos comentários dela e fiquei curiosa, baixei e li no dia de ontem. Não que seja pequeno, mas dediquei todo um domingo pelo livro. Eu gostei, mas faltou alguma coisa. É tocante, delicado e cativante, mas terminei o livro esperando por algo mais. Aquela sensação maravilhosa de toda vez que leio um livro muito bom não veio. Não consegui me conectar como esperava.
Gostei bastante dos personagens secundários, do rumo que a irmã anoréxica, a Whitney, tomou (acho que foi uma das coisas mais bonitas na história). Do fim da Kirsten, da atitude da Emily, da reconciliação com a Clarke. Gostei de como a Sarah tratou a família na história, não só como um plano de fundo, mas personagens realmente importantes e participativos. O Owen também me comoveu com sua maturidade e sinceridade ensinando os passos certos a Annabel.
A protagonista que me incomodou. Tinha vontade de bater nela toda vez que deixava uma amizade ir embora e tomava a atitude errada. Que não conseguia suprir suas próprias vontades para agradar aos outros. É inspirador de certa forma, poucas ou inexistentes são as vezes que me disponho a ceder e deixar o que quero pra lá pelos outros. Mas em excesso como acontecia com ela era irritante. Era como se ela fosse criança demais, ou simplesmente faltasse personalidade. É claro que isso foi proposital por parte da autora e foi o que fez desenrolar todos os outros personagens, mas me incomodou.
E teve o fato dela não mostrar as partes mais importantes. O início do livro é basicamente momentos que a Annabel se lembra, tem muitos detalhes que ajudam a entender o resto e etc., mas os acontecimentos mais importantes ela simplesmente MENCIONOU. Quando ela conta tudo pra família e fala no tribunal. Esses eram os momentos que mais aguardei e não houve nenhum detalhe, apenas ela contando como rolou. Isso foi o que mais me deixou indignada.
A escrita da Sarah é boa, o foco diferente que ela dá na história é interessante (marcador de posição, eu sei), mas poderia ter sido melhor.
Ainda sim gostei e recomendo.

Júlia 10/12/2012

Viciante, mas decepciona
Sempre ouvi muitos comentários positivos sobre a Sarah Dessen e quis conhecer sua escrita. Escolhi Just Listen porque foi a sinopse que mais me chamou a atenção.
Não qual foi realmente o problema com esse livro, porque eu realmente gostei da narrativa da Sarah, e não me senti decepcionada quando acabei de ler. Contudo, não posso dizer que a história me conquistou. O problema foi o tema, que eu já suspeitava desde o início, o desenvolvimento de tramas secundárias que não foram finalizadas do jeito ideal, e a própria protagonista, que me irritou MUITO.
Mas acho que isso é uma opinião muito pessoal. Só não gostei realmente do desenvolvimento da história, mas não me arrependo de ter lido e RECOMENDO MUITO!
Já comprei outros livros da autora, porque ela realmente tem uma escrita muito boa e viciante.
Marina 26/07/2013minha estante
Lendo outras resenhas fiquei com medo de só eu ter me irritado com a protagonista, alguns momentos minha vontade era de gritar para o livro pra ela colocar pra fora de uma vez o q ela queria falar... ficou massante o fato dela não conseguir se expressar e desistir muito rápido de suas amizades.

Lany 22/10/2012

(Resenha publicada em http://poressaspaginas.com)

A autora Sarah Dessen ainda não é muito conhecida aqui no Brasil. Somente três dos seus romances foram traduzidos: O que aconteceu com o adeus, Just Listen e A caminho do Verão. Como eu falei em um dos Top Ten Tuesday, essa autora foi muito citada na minha timeline no twitter. Como eu amo romances young adult, acabei ficando curiosa! O bom de ler em inglês é que eu tive a opção de escolher entre todos os seus dez livros. Entrei no site da autora, li as sinopses e escolhi aquele que mais me chamou atenção: Just Listen!

Annabel Green começou o ano letivo sendo ignorada pela maioria dos alunos de sua escola por um motivo: ela foi flagrada com o namorado da sua melhor amiga em uma festa. Sem ninguém para conversar, ela acaba conhecendo Owen. Ele simplesmente é apaixonado pela música e tem um programa de rádio semanal. Logo os dois acabam descobrindo que eles possuem uma característica muito diferente: Owen é determinado a sempre contar a verdade. Enquanto Annabel… Bem, o que verdadeiramente aconteceu naquela noite é segredo e ela não contou para ninguém…

"Seja uma música, uma pessoa ou uma história, não há como saber de algo quando se conhece apenas um trecho, quando se deu uma rápida olhada ou se ouviu parte de um refrão."

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que eu gostei MUITO de como os personagens foram trabalhados. A Annabel tem uma razão para não querer contar o seu segredo e nós descobrimos isso gradativamente durante a leitura. O leitor acaba se aproximando da personagem e foi esse um dos pontos que mais me encantou durante o livro. A família e amigos de Annabel não existem só para “povoar” o livro com personagens secundários. Cada um deles tem a sua importância. E o Owen? Ah o Owen! Seu amor pela música é tão lindo que me deu vontade de ter um dos milhares de CDs do carro dele!

Esse é um daqueles livros que um personagem secundário “rouba a cena” e torna o livro ainda melhor. Não irei dar detalhes, porque acredito que isso seja spoiler, mas a Sarah conseguiu pegar um tema muito delicado e escrever sobre ele muito bem. Ela poderia ter caído em clichês ou poderia ter feito algo muito impactante… Mas não, ela soube dosar e decidir muito bem o que entraria na história. E o interessante é que, com isso, o romance acaba não sendo o ponto principal do livro.

Just Listen é aquela leitura aparentemente leve mas que possui várias mensagens que acabam nos fazendo refletir. Afinal, o que devemos fazer? Ser sempre sincero e acabar magoando as pessoas ou guardar tudo para nós mesmos? E é quando a amizade entre Owen e Annabel começa que nós percebemos como as vezes é tão dificil achar um balanço entre as duas coisas…

Sarah Dessen conseguiu me fazer chorar no final e depois ficar com um sorriso no rosto. E, pegando uma frase do livro que eu acho que o resume bem…

“Não pense nem julgue. Apenas escute”. Ou melhor… Apenas leia!

Yasmin 28/12/2011

Annabel Green tem uma vida que provoca inveja nas garotas: tem a família perfeita, beleza, dinheiro, e trabalha como modelo. Entretanto, esta é apenas a vida de Annabel por de trás de um vidro. A real vida desta garota não anda tão bem assim: sua irmã com o problema da anorexia, a pressão de sua mãe em continuar a trabalhar como modelo, e por pensarem que ficou com o namorado de sua melhor amiga, está sendo ignorada pela escola inteira - ou quase toda. Com todos esses problemas, Annabel guarda o segredo que seria capaz de mudar tudo a sua volta se fosse revelado. Ao começar uma amizade muito importante com um ótimo crítico de músicas, Owen Armstrong, ela começa a ver as coisas de um outro modo, e tenta não ter medo de falar para os outros o que realmente deseja falar. O livro de Sarah Dessen fala do quanto a amizade é importante, de termos coragem de enfrentar os problemas. Acompanhando a história da Annabel e sua família nos faz entender que nem sempre o que parece ser, é, e principalmente procurar não julgar os outros.. eles podem nos surpreender bastante.
"Don't think or judge. Just Listen" - Annabel Green

Júlia da Mata 10/10/2011

Musica. Não há coisa melhor no mundo. Seja qualquer estilo, se for algo que você goste, ela é capaz de mudar o mundo. Te tranqüilizar, te fazer apaixonar, te fazer sorrir, te fazer compreender. Não importa o que for, ela tem poder sobre nós. E ela as vezes é capaz de falar por nós, e é por isso que eu sempre estou ouvindo musica. Porque eu gosto de apenas ouvir.

Just Listen, por Sarah Dessen
Editora Penguin Young Readers Group
400 páginas
Minha Nota: 5

Bem, como falar sobre esse livro? De todas as pessoas com quem conversei enquanto lia eu nunca consegui explicar a historia por mim mesma, sempre tive de ir atrás de uma sinopse por julgar que não conseguiria resumir tudo direito, mas agora eu vou ter o prazer de dizer com minhas próprias palavras o que esse livro nos mostra. Annabel Greene tem 16 anos e é a caçula de 3 irmãs. Quando eram novas ela e as irmãs sempre trabalharam como modelo, mas agora apenas Annabel faz isso, mas ela trabalha pela mãe, que gosta mais daquilo do que ela mesma.

Annabel passou todo o verão se isolando depois de ser pega com o namorado da melhor amiga, mas ela guarda um segredo sobre aquela noite, um segredo que ela não consegue contar nem para si. E agora ela não tem mais amigos, ninguém na escola olha para ela, e as amigas deixam claro que pensam que ela é uma vadia.

Então ela começa a passar o horário de almoço encostada no muro, onde a alguns metros de si sempre está Owen Armstrong. Um cara grande, de 1 metro e 90 e com muitos músculos sempre acompanhado de seu inseparável Ipod. E ele um cara que parece ser inatingível e distante se mostra realmente diferente quando é o único ao estender a mão para Annabel.

Ele se mostra um cara sincero, que nunca fala mentiras, que usa a musica para tudo, pois “o silencio pode ser ensurdecedor”. E está certo que pode mostrar isso para Annabel também. E é assim que os dois começam essa amizade.

Annabel muito se parece comigo. Não gosta de ver as pessoas com raiva, sempre gentil, e prefere mentir a dizer a verdade se isso pode desencadear a fúria de alguém. E essa preferência a guardar segredos foi o que mais me fez sentir como ela, apesar de eu ser uma bomba relógio que parece que vai explodir a cada segundo. E percebi que eu talvez fizesse a mesma coisa caso passasse por algo como o que ela passou, e chegar a essa conclusão, me assusta um pouco, pois eu sei que não é o melhor a fazer.

Owen realmente é um cara que eu gostei muito. Adoraria ter umas aulas sobre musica com ele, conhecer melhor musica eletrônica – não, não são musicas como Black Eyed Peas ou David Guetta, é algo completamente diferente – e ainda ficaria bastante feliz de poder ouvir musicas de torneira pingando. Ele está sempre controlando seus nervos e acho que isso seria uma boa para mim também, como já disse, eu pareço uma bomba relógio.

Eu gostei muito de como o livro fluiu. A leitura é fácil, terminei em apenas 3 dias, e eu comecei ele achando que ou terminaria só quarta-feira ou então o abandonaria. Realmente compreendi porque as pessoas gostam muito do que Sarah escreve. É um livro leve, e mesmo assuntos tensos são tratados com naturalidade ali. Então eu nem hesitei ao dar 5 para esse livro, e não é porque eu sempre sou boazinha com a nota dos livros, mas porque eu gostei de verdade.

Just Listen já foi lançado no Brasil com o titulo de Just Listen – A Garota Que Esconde Um Segredo. Não gostei desse subtítulo, mas manter o titulo em inglês é sempre uma boa tática. O livro foi lançado pela Farol a alguns meses atrás, então você pode encontrá-lo em qualquer livraria facilmente.

Termino essa resenha com as palavras de Owen, que com certeza é o maior concelho que eu já ouvi: “Não pense nem julgue, apenas ouça”

Natália 26/07/2011

Dramas reais, personagens complexos e uma história emocionante.
Annabel Green é uma adolescente que tem, aparentemente, tudo o que uma garota gostaria de ter: beleza, uma família perfeita, dinheiro e uma promissora carreira de modelo. Entretanto, a sua vida está longe de ser um verdadeiro conto de fadas, pois além dos problemas familiares, decorrentes do distúrbio alimentar da sua irmã do meio Whitney, Annabel é ignorada por todos da sua escola, que a julgam, por acharem que ela dormiu com o namorado da melhor amiga. Desde então ela guarda um segredo que poderia mudar a sua vida e a das pessoas que estão ao seu redor.

Annabel vive um grande conflito, pois ela não consegue expor seus sentimentos e falar às pessoas o que realmente pensa e sente com medo de magoá-las. Annabel prefere se esconder atrás de simples mentiras e omissões à dizer a verdade e acaba criando uma barreira em torno de si.

No entanto, quando ela conhece Owen Armstrong, um jovem DJ, que estuda na mesma escola que a dela e é completamente fascinado por música, a vida de Annabel passa a ter um outro significado, e ela começa a repensar sobre quem ela realmente é. Owen é um personagem bastante cativante, super verdadeiro e fofo, que tem um forte senso critico com relação a música. Através dele Annabel irá descobrir que dizer a verdade, talvez, seja o melhor caminho para a cura de nós mesmos.

Just Listen é um livro que fala de amizade, confiança e superação e nos mostra o quanto é importante saber enfrentar os nossos medos e procurar não julgar o outro, pois nem sempre tudo é o que parece e por mais difícil que os problemas possam parecer, às vezes, tudo que precisa ser feito para seguir adiante com o passado é ouvir a si mesmo.

Rafaela 13/05/2011

A vida de Annabel está caos,sua irmã tem um disturbio alimentar, sua mãe vive empurrando ela para mais trabalhos como modelo - coisa que ela não quer fazer mais -, todo mundo no colégio a ignora,quer dizer nem todo mundo,pois sua ex-melhor amiga Sophie fica humilhando quando tem chance por algo que ela pensa que aconteceu mas que não é verdade, e o pior de tudo é que o que realmente aconteceu com ela na festa de fim das aulas ela não conta para ninguém, e não consegue lidar com sua emoções.
Então aparece Owen, o bad boy do colégio,que já foi preso, que senta sozinho na hora do lanche escutando música, e cara que diz a verdade o tempo todo.Owen a introduz em seu mundo musical e a ajuda a começar a falar aquilo que realmente sente.

Eu adorei! No começo, até mais da metade um pouco do livro, eu ficava pensado "nossa, como ela está aguentando essa vida?" , é muito angustiante e o pior é que ela não fala nada pra ninguém,mas enfim... Owen é um fofo, e Mallory mais ainda,tem várias partes engraçadas no livro,mas é excecialmente mais dramatico. Eu adorei o final, o que as vezes não acontece com o final de outros livros de Sarah, que acabam não explicando direito o que aconteceu no fim.Mas nesse não, fica tudo explicadinho, só achei que ficou faltando Sophie se pronunciar no final, de qualquer forma, com uma amiga dessas ninguém precisa de inimigos, então Annabel ficou bem melhor sem ela.

tá bom, vou parar de escrever...=]

Amandha 02/12/2010

Just Listen a princípio mostra a situação da irmã anoréxica, o acontecimento daquela noite, e os problemas da família como ponto principal. Mas, de verdade, a história não é sobre anorexia, ou problemas familiares, ou amizade ou ab… O título diz tudo, mas pouca gente presta atenção nisso. É muito mais sobre os medos de Annabel, as coisas pelas quais ela passa e como isso a afeta; é sobre música e gostos opostos e a conciliação.
Eu amei esse livro porque ele é muito pessoal. A sinopse orginal é honestamente melhor que essa sinopse brasileira. Aqui eles estão dando ênfase no segredo quando a verdadeira história está em presumir alguma coisa. A autora fez o livro quando ela encontrou uma foto de três garotas jovens, lindas, loiras, numa piscina, obviamente irmãs. E ela pensou “elas são tudo o que eu sempre quis ser no ensino médio, confiantes, populares, bonitas e felizes.”

para ler a continuação da resenha, entra aqui: