Morte em Veneza

Morte em Veneza Thomas Mann

Resenhas - Morte em Veneza

Janice 03/04/2024

Um livro...
Curtinho, mas que é uma excelente porta de entrada para a obra de Thomas Mann. Relata a viagem de um escritor à Veneza e sua paixão arrebatadora por um jovem polonês, hospedado no mesmo hotel.
Qualquer coisa além pode ser spoiler hehhee mas é um livro muito gostosinho e rápido de ler, já quero conhecer tudo do autor. :)

bruna.nosferatu 26/01/2022

O título do livro é cumprido de diversas maneiras ao ensaiar sobre a morte do começo ao fim de maneira simbólica e filosófica sob o olhar de um artista em frangalhos que já sente seu fim próximo e se encaminha para a aparente cidade perfeita que tanto amou em sua vida mas que agora esconde a peste e a ruína que parece refletir a si mesmo, o que constrasta com a beleza do Narciso (Tadzio

elieltoncastr_ 19/03/2024

Um tanto frustrante a forma como os pensamentos do protagonista vão se desdobrando, em alguns momentos torna-se realmente tedioso. Por outro lado, é interessante acompanhar esse desenvolvimento de fantasia, que parece ter muito pouco a ver com o rapaz, e mais a ver com o próprio Gustav, sobretudo no que diz respeito à finitude.

teugoes3 01/08/2022

Bem mediano mesmo
Para um livro super curto foi uma leitura bem longa e cansativa. Por muitas vezes não consegui mergulhar na narrativa, fiquei só querendo que acabasse. Nenhum personagem foi cativante e a história em si não me agradou tanto.

Achei legal ter umas reflexões sobre envelhecer e a juventude que me lembrou Desonra de J.M. Coetzee. Mas mesmo assim achei um livro apenas ok

Jeffer 17/05/2009

cid 05/07/2011

Cálida emoção
Primeiro livro de Thomas Mann que li, Morte em Veneza é muito inspirador.
A prosa é agradável e inteligente. Praticamente não há um enredo. Apenas emoções.
Embora a ação seja na bela Veneza, a atmosfera é da sagrada Atenas adornada de estatuas.
Assim viajamos pelos mitos gregos , ouvimos conselhos de Sócrates a Fedro.
“O amante é mais divino que o amado pois o deus habita o primeiro.”

Guy 28/05/2012

Lembra o título de uma música : The windmills of your mind
Novela autobiográfica Tonio Kröger é, segundo o autor uma mescla de melancolia e crítica, subjetividade e ceticismo. Em Morte em Veneza, a paixão platônica de um escritor de meia-idade por um jovem e belo rapaz é enredo da questão central da narrativa - a atração do escritor é, na verdade, pela beleza e pela perfeição do jovem, que representa o reflexo temporal da beleza eterna, seu ideal de beleza que tanto buscou na arte e acaba levando-o à ruína

Silvana (@delivroemlivro) 12/06/2013

Então acesse o Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com/2013/06/morte-em-veneza-thomas-mann.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores

*Conheça aqui todos os 4Blogs: http://www.facebook.com/pages/4Blogs-de-Livros/447343685327661

Tks!

Torres 12/08/2014

Uma estória triste
Essa novela me veio junto com "Tônio Kroeger", num lançamento em dupla edição. O título já me era bastante familiar. Daí que, depois, fui procurar ler uma sinopse da estória para descobrir sobre o que, de fato, ela se tratava. Ao ler algumas resenhas, vi muito sobre homossexualidade e paixão platônica. As opiniões eram sempre equipolentes.

Li a novela de uma vez, óbvio. Oitenta e tantas páginas e sem divisão em capítulos! E em relação à paixão platônica ou às nuances homo afetivas, eu fico num meio termo. A paixão platônica, essa com certeza. Já o desejo sexual, não sei ao certo se existiu. As vezes, em alguns momentos da novela, o leitor pode ser levado a acreditá-lo. Em outros, não. No fim das contas, fica a critério daqueles que desejam de dispuserem à escrutinação.

Para mim, algo ficou bastante claro: a entrega total do poeta Aschenbach, o protagonista, à essência suprema da arte. Para ele, o jovem Tadzio é uma manifestação artística magnífica que fora traduzida num ser humano. E, com certeza, esse foi um dos motivos pelos quais o homem começou a regar pelo moço um sentimento quase que inexplicável.

O texto é, às vezes, um pouco ou meio rebuscado. Mann cita "Fédon", diálogo de Platão, e também faz muitas referências a proposições gregas. Mas a estória é graciosa e vale muito a leitura.

Pris 29/09/2015

Segundo livro de Thomas Mann, com quê de autobiografia.
A história em si é sucinta, mas junto com ela existem reflexões acerca do Belo, da Arte, do ofício de ser escritor, da juventude e velhice.
Traduz efetivamente como a paixão pode mudar concepções, preconceitos, e mudar o curso de vidas.

site: http://traduzindocultura.com/2015/09/29/livros-01-morte-em-veneza-thomas-mann/

Natália Holanda 20/05/2024

Livro extremamente delicado e sensível. Não é uma leitura fácil, porém cada pedaço vale a pena. O autor surpreende com uma narrativa tao complexa

Patricia 18/02/2020

Meu primeiro livro do autor
Foi o primeiro livro que li do autor. No começo, estava achando a escrita um pouco complexa e estava quase desistindo. Porém, persisti e me surpreendi. Um livro com muitas frases para destacar. Pretendo reler, e recomendo!