Todas as cores do céu [ebook]

Todas as cores do céu [ebook] Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

Karla Serra 05/09/2023

Emocionante
Uma historia envolvente e emocionante que nos prende do início ao fim de cada capítulo. Acompanhar a história de Tara e Mukta nos faz acreditar que ainda possa existir amizades para uma vida toda.

Thaygaleao 29/08/2023

O céu é esperança
Uma história de amor envolta de muitos sofrimentos. Fala de dor e amor. De mulheres e de preconceito.
Fala de irmandade, da infância e de esperança.
Como as pessoas podem ser cruéis e bondosas.
E como a memória pode ser uma fonte de vida.

Ceci 25/08/2023

Maravilhoso
Simplesmente não tava dando nada pelo livro, mas a forma como ele foi construído quando eu menos esperava ja tava devorando

Irlania Dantas 23/08/2023

Uma jornada emocionante e arrebatadora
A história se passa na Índia e aborda temas como amizade, amor, perda, superação, resiliência e busca por justiça. O livro segue a vida de duas amigas de infância, Tara e Mukta, que são separadas em uma noite fatídica.
A narrativa se desenrola em duas linhas do tempo diferentes. A primeira linha do tempo é ambientada na década de 1980, quando Tara e Mukta são crianças e vivem em uma vila remota da Índia. A segunda linha do tempo é ambientada na década de 2000, quando Tara, agora adulta e morando nos Estados Unidos, retorna à Índia em busca de Mukta.
Ao longo da história, o livro explora as dificuldades enfrentadas por Tara e Mukta, bem como a resiliência e determinação de Tara para encontrar sua amiga de infância. Também aborda questões sociais e culturais da Índia, como o tráfico humano e a exploração de crianças, trazendo uma carga emocional muito forte.
É uma história emocionante e arrebatadora que retrata a força do amor e da amizade, mesmo em meio a circunstâncias difíceis revela a resiliência da alma humana diante de adversidades. Amita Trasi tem uma escrita sensível, envolvente, que capta a atenção do leitor desde o início.
Vitor Dilly 14/11/2023minha estante
Legal!! Uma das minhas próximas leituras será uma trilogia também ambientada na Índia:)

Bruna Aparecida 22/08/2023

Triste, bonito e infelizmente, bem real.
Adorei! iniciei a leitura com altas expectativas e elas foram atingidas com sucesso! Ele é triste, mas é bemm real, e trás um vislumbre de como deve ser difícil conviver com as marcas que o sistema de castas deixou na Índia. Tem uma mensagem linda sobre relações humanas, perdão, amizade e família. Vale demais a leitura.

AndrAa58 22/12/2023minha estante
Legal saber que gostou. Tenho ele na estante e ainda não tinha me animado a ler

22/12/2023minha estante
O enredo é quase uma denúncia

@Estantedelivrosdamylla 08/08/2023

Emocionante
Mais um livro do projeto "lendo Asiáticos ", dessa vez com uma autora indiana e com uma história que se passa na Índia: Todas as cores do céu.

Todas as cores do céu foi um achado, na época comprei em uma promoção muito boa, mas ainda não havia tirado um tempinho para lê-lo, e aproveitei o projeto e o fiz.

Como mencionado antes, a história de passa na Índia e vai contar sobre a vida de duas meninas : Mukta e Tara. Duas crianças com uma diferença mínima de idade, mas com um abismo social gigantesco.

Mukta, pobre, filha de uma devadasi (ou escrava sexual/prostituta), sem pai, e de casta inferior. Tara, classe média, pais presentes, e de casta superior. Em um contexto bem realista da Índia, a autora faz a vida dessas duas meninas se entrelaçarem quando o pai de Tara decide adotar mukta.

Enfim, para não dar mais detalhes da história, vou direto ao ponto. Esse livro mostra como a humanidade, ao negligenciar as pessoas pobres, cria uma subcultura da crueldade e da exploração ,onde crianças são levadas à escravidão sexual e exploradas pelo resto de suas vidas, sendo ignoradas pelas autoridades.

O que mais me tocou nesse livro foi o fato de que a realidade é palpável, visto que mais de 500 mil crianças estão em situação de prostituição no Brasil a cada ano, além disso, se formos falar em castas indianas, no Brasil não se diferencia muito, já que a quantidade de pessoas em situação de fome é gigantesca, sendo totalmente ignoradas em sua maioria.

Por fim, recomendo a leitura para fazer-nos refletir também sobre a situação do nosso país, que não se distancia tanto da Índia quanto a essa realidade, assim como para nos sensibilizarmos com uma história de fé e esperança.

Val 26/07/2023

Entre prostituição e libertação
O livro conta a história de Mukta, uma jovem indiana que nasceu em um sistema de castas inferiores e Tara sua amiga que a salvará. A partir dos 8 anos, mais ou menos, Mukta seria posta à prostituição. Isso foi uma das coisas mais chocantes para mim: crianças sendo colocadas para viver nessa situação e, por mais que seja uma história fictícia, com um pouco de pesquisa vemos que é fato a existência de tal sistema nesse ambiente e sociedade. Foi o primeiro livro indiano que li, e a leitura até que foi agradável, apesar de, em certos momentos, só querer terminar logo.

lav 24/07/2023

Gostei do livro por conhecer novas culturas. Apesar de já ter ouvido falar um pouco sobre o sistema de castas indianas, o livro trouxe de uma forma profunda e bastante pesada. Saber que além da ficção, existem de fatos meninas, ou melhor, crianças obrigadas a prostituição é muito impactante.
Contudo, o livro em algumas partes é maçante, arrastado e confuso. Mas gostei da jornada da Tara e da esperança da Mukta. Ótimo final!

Malu Batista 21/07/2023

Livro muito real e triste
Comecei a ler o livro em busca de aprender algo sobre uma cultura diferente da minha e saí com um choque de realidade absurdo.

É uma escrita tão sensível que nos é trazida nesse livro que você, principalmente se for mulher, começa a se colocar no lugar da personagem durante a leitura e perceber o seu local atual de privilégio.

Muito triste a situação que as mulheres são submetidas por algo meramente cultural, a sensação da leitura é surreal.

Não preciso nem avisar que tem muito gatilhos, principalmente envolvendo abuso sexual e exploração sexual com menores.

Natália 20/07/2023

Palavras não conseguem descrever meus sentimentos em relação a esse livro
Comecei a obra e me segurei MUITO para não ler tudo em um dia. A ambientação é espetacular e realmente me senti na Índia com as garotas, como se fizesse parte do dia a dia delas.

Não preciso nem comentar que adorei os personagens. São bem construídos e, mesmo em seus erros, não conseguia ficar brava com eles (a não ser quando envolvia o pessoal da Madame etc, obviamente).

Os capítulos são intercalados entre Tara e Mukta ao longo dos anos. Gostei muito de acompanhar a vida familiar da Tara e o bem que faziam pelas crianças. A Mukta deixou de ser uma criança a muito tempo, mas era lindo ver o mundo através de seus olhos, valorizando cada pequena coisa, cada estrela e até mesmo o vento. Tudo tinha um significado importante e isso só me fez refletir ainda mais sobre questões da vida.

Foi um livro intrigante e emocionante que com toda certeza recomendo a leitura.
Lauren / Biblioteca de Lilith 21/07/2023minha estante
Adorei muito esse livro. Acho que foi uma das histórias que mais chorei lendo hehe. Muito emocionante.

Luana0612 20/07/2023

Somos como as flores de datura que se abrem durante a noite
Uma história triste, dolorosa e dificil de engolir. Amita Trassi nos conta a história das devadasis, jovens indianas que casam com uma deusa e passam a vida toda sendo prostitutas do templo, tendo suas filhas a obrigação de levar a tradição em frente. Isso tudo acontece desde o século VI d.C, e, apesar dessa prática ser proibida desde 1988, ainda existem cerca de 70 mil devadasis na India, muitas delas são vendidas pela própria familia, que vê nas filhas mulheres a possibilidade de não passar fome em um país extremamente desigual.

Com uma narrativa comovente, acompanhamos a história de Mukta e Tara ao longo dos anos, onde uma vive o desespero de ser vítima de exploração sexual e outra o desespero de procurar pela amiga que desapareceu nesse mundo.

Certamente foi uma das leituras mais tristes que tive, mas compreendo que existem leituras necessárias para
compreender um pouco a complexidade do mundo.

"Não importa quão ruim o tempo,
Quão dificil a estrada,
Sempre estaremos juntas,
Subindo a colina, Atravessando aguas turbulentas,
Sempre juntas."

Patricia Peres 19/07/2023

Angustiante e emocionante!
O livro, além de abordar o tema de castas existentes na Índia, aborda um assunto seríssimo que é a compra/venda de meninas, ainda crianças, para prostituição. Inclusive, recentemente assisti a um filme indiano que aborda o assunto e fala da ativista social e prostituta Gangubai Kothewali. A leitura do livro fluiu de forma tensa e angustiante. Por vezes, não consegui segurar as lágrimas. Recomendo demais a leitura.

Adriana396 17/07/2023

Ameiii a leitura, tem personagens muito bem construídos e ensinamentos pra vida toda e a gente fica muito intrigado pra saber o q vai acontecer ??