Todas as cores do céu

Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

Nah 16/05/2024

Surreal, pesado, emocionante e necessário
Mukta nasceu em Ganipur, uma aldeia na Índia onde é preservado o ritual das devadasi, prática onde as garotas virgens são consagradas à deusa Yellama. Aos 10 anos, ela é forçada a seguir essa crença, que a torna uma prostituta do templo.

Sua mãe e avó, e suas ancestrais, tiveram que fazer parte desse ritual, então ela tem pouca ou nenhuma expectativa de escapar da prática que assola as garotas de sua casta.

Até que um homem a salva desse destino e a leva para longe dali, para Bombaim. Lá, ela fica hospedada na casa desse homem e logo cria um forte vínculo com a filha deste, Tara. O laço formado entre as duas é tão forte, que é como se fosse uma relação de irmãs. Depois de tantos percalços, Mukta finalmente se sente segura. Mas uma noite, tudo muda.

Mukta é sequestrada e depois de muita procura Tara e seu pai se mudam para os Estados Unidos para superar a dor da perda. Onze anos se passam até que Tara retorna à Índia para procurar pela amiga, que muito provavelmente caiu nas garras da prostituição mais uma vez.

Todas as Cores do Céu é um livro emocionante, que retrata muito bem como as antigas tradições ainda fazem parte da Índia moderna, mesmo tendo sido formalmente abolidas pelo Estado, como o sistema de castas e o próprio ritual das devadasi.

Narrado pelo ponto de vista das duas amigas, o livro evidencia a pobreza da região de Bombaim (hoje Mumbai) e a realidade das mulheres tragadas pelo tráfico de pessoas.

Não é um livro fácil de se ler. As ações narradas aqui são muito fortes e pesadas, que podem trazer gatilhos ao leitor. Mas são justamente os assuntos que o livro aborda que fazem dele uma leitura super relevante e atual, fazendo com que a obra funcione como uma denúncia da realidade indiana.

Um livro sobre exploração, culpa, família e, claro, amor e como ele nos impele a reparar os nossos erros.
Ana Gabriela 17/05/2024minha estante
tem ANOS que tô enrolando esse

Nah 17/05/2024minha estante
Pois desenrola, que é muito bomm

Camilla Szerman 16/05/2024

Completamente impactada com essa história
Tinha visto uma indicação desse livro em algum vídeo aleatório de internet e achei o título bonito. Resolvi começar a ler e fui surpreendida.
A leitura me fisgou e não consegui mais parar. Fiquei envolvida com as histórias de Tara e Mukta, com suas realidades, com vivências tão diferentes das minhas. Sofri e sorri muitas vezes, sendo levada de uma aldeia remota a triste atmosfera de uma casa de prostituição na Índia. Ansiosa para saber o desfecho, mas chateada porque iria acabar o livro, inseri Todas as Cores do Céu na minha lista de favoritos sem pensar duas vezes!

povitalolpj 13/05/2024

Mukta, Tara e Asha...
Um dos livros mais difíceis que eu já li. Histórias de um país que escancara um lado terrível da humanidade. Histórias de mulheres forjadas a sangue e lágrimas. Ainda assim, uma história de esperança. Estômago embrulhado em boa parte da narrativa, a literatura tem disso. Enfim... Histórias que vão ficar comigo por muito tempo.

mari.rsp 13/05/2024

Incrível e doloroso, super indico pra quem quer sofrer.

é uma história emocionante e ao mesmo tempo é triste.

Cíntia 11/05/2024

Prepare o estômago.
O livro começa um pouco lento, mas aos poucos a história vai ganhando vida, e uma vida triste, impactante. Um dos melhores livros que já li, quanta lição podemos tirar da história de Mukta e Tara. Preparem o lencinho para ler ele.

Nathalia1007 11/05/2024

Todas as cores do céu
Incrível como Amita Trasi soube envolver o leitor de forma que, mesmo se tratando de um contexto difícil e triste, vamos sentindo o sonho de liberdade nascer e a esperança renascer. O livro é uma imersão do início ao fim. Os personagens são fictícios, porém retratam uma realidade. Existem muitas Muktas e suas dores. É uma leitura necessária.
Gabriela 11/05/2024minha estante
tô lendo esse, a escrita tá me prendendo bastante. ??

Andresa 07/05/2024

"Mas que se pode fazer? A esperança é como um pássaro. Quer se manter em movimento, por mais que se tente aprisioná-la." p. 265

GabiThe 05/05/2024

Único
Esse se tornou um dos meus livros favoritos. É sensível, é sobre uma história que foge do nosso comum e da nossa cultura. Me peguei muitas vezes chorando, pesquisando sobre as diferentes castas e totalmente imersa na história!
A cada novo capítulo da busca pensando ?é agora?, ?vai ser agora?! Enfim, é um livro que indico para todos lerem

Gabriel.Milli 03/05/2024

Excelente
Sao livros como esse que me fazem ter orgulho de ser leitor.
Uma história muito triste, porém carregada de sentimento, personagens bem construídos, enfim zero defeitos.
Vale a pena cada página.
Recomendadissimo

Inaiara3 03/05/2024

Quanto sofrimento ! Quanta tristeza!
Um livro lindíssimo , que nos mostra uma cultura que muitas vezes nem sonhamos que exista ?
Uma cultura onde meninas já conhecem o que é sofrer muito cedo?
Me apaguei e senti junto com Mukta, chorei junto com ela ao decorrer do livro
Um livro triste , mas que você não consegue largar até terminar.

Carol 30/04/2024

Que leitura
Que livro maravilhoso! Uma história intensa de tirar o fôlego e encher os olhos de lágrimas, uma pena ter lido alguns capítulos no ônibus e não querer chorar kk

Miriam_Santos 29/04/2024

Índia - exuberante e encantadora, mas , ao mesmo tempo, dura e cruel.

''Todas as cores do céu'' foi o livro do mês do clube de leitura que participo. É uma leitura impactante, pois narra a jornada uma garotinha chamada Mukta e com apenas 10 anos é forçada a seguir um ritual de sua casta, que, essencialmente, a torna uma prostitut4. (PASMEM)

E a trama vai ficando cada vez pior quando a gente percebe que o que está sendo narrado no livro é a realidade de muitas garotas indianas. Uma realidade que é falsamente chamada de ''cultura''.

" - Ahhh é cultura deles. É passado de geração em geração...'' ?

Mas enfim, eu gostei do livro. Gostei de ler um livro ambientado em um país com uma cultura diferente, mas a cultura verdadeira e não a ''cultura'' disfarçada de crim£

lee.scarvalho 29/04/2024

Que livro doloroso! É uma história importante, que precisa ser contada, mas é nauseante acompanhar a violência, nada fictícia, que aparece aqui. Apesar disso, a autora constrói uma narrativa que te faz sonhar com finais felizes e com a possibilidade de essas personagens viverem algo para além do horror.

Letteles 26/04/2024

Emocionante
Acho que é o primeiro livro de uma autora indiana que eu já li e traz como abordagem um romance que gira em torno de problemas que ainda existem nas aldeias com as castas mais baixas, principalmente, em relação a prostituição infantil.

É um livro pesado mas que nos faz suspirar pela história de amor entre duas amigas que tentam se reencontrar, o que o torna viciante, porque você não consegue largar enquanto não acontece o desfecho da história

Eu gostei de como a autora transita alternando a narração entre as duas, como ela aprofunda nas relações e no amor entre os envolvidos e principalmente nas passagens poéticas que nos fazem refletir

Mas o livro possui algumas problemáticas:

Achei a visão da India muito estereotipada, parece que lá é um país que SÓ possui violência, abuso, preconceito, exploração e prostituição.

Além disso, me incomodou a forma como eles trouxeram a caridade. Tem um personagem que participa de uma ONG e todo lugar que ele chega ele chama uma pessoa que ele ajudou para demonstrar gratidão a ele na frente da mulher que ele quer impressionar.

E nos últimos capítulos foram muito jogado muitas resoluções, que foram bem desenvolvidas no começo do livro. Deixando o livro pobre.

Mas vale a pena a leitura. Foi bom ter contato com a India e com certeza quero ler mais autores indianos sobre outros temas. Além de a prostituição infantil, infelizmente, ainda ser uma grande questão não só na India mas no Brasil também.

Rfgaugustin 15/04/2024

Esse é um livro sobre culpa e sobre resiliência num país em q seu futuro é determinado pela casta em q vc nasceu.

Ele conta a historia de duas mulheres indianas que moraram na mesma casa quando criancas e ficaram amigas. É daqueles livros com capítulos de passado e presente se intercalando.

Uma, a Tara, era filha do dono da casa e a outra, a Mukta, era como uma serviçal mirim que foi acolhida para que não fosse obrigada a cumprir seu destino de devadassi no templo da sua aldeia de origem. O q significa ser devadassi? significa servir com seu corpo aos homens da aldeia em nome da deusa.

Só q essa menina, a Mukta, é sequestrada após a morte da mãe da Tara. E a Tara acha q a culpa é dela pq ela transferiu a dor da perda da mae pta uma raiva da amiga e encomendou o sumiço dela pra uns bandidinhos da rua. Anos se passam, a Tara estava morando em outro país e volta para tentar reencontrar a Mukta após a morte do pai. A Mukta está numa das casas da profissão mais antiga do mundo e vai contando como são seus dias.

As questões do livro são: a Tara é realmente culpada? Qual a relação entre a Mukta e o pai da Tara? A Mukta vai conseguir sair dessa vida?

É uma história previsível, mas interessante.