O Que Deus Diz Sobre as Mulheres

O Que Deus Diz Sobre as Mulheres Kathleen Nielson

Resenhas - O que Deus diz sobre as mulheres

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Queila - Meu vício literário 26/07/2019

Nada novo sob o sol da religião.
A Pergunta central do livro é "Deus é sexista?", a autora garante que não, mas a forma como ela expõe e defende mostram um Deus sexista sim. Em alguns trecho a autora simplesmente se contradiz, as vezes dentro de um mesmo capítulo, senti como se ela não tivesse argumentos suficientes para embasar sua tese de que a biblia não é sexista.
Na capa, o "Feminilidade x Feminismo" dá a impressão de que a autorá traz um debate das diferenças entre o movimento feminista e a forma como as mulheres são vistas biblicamente, mas não há este paralelo, na realidade o foco é na igreja e bíblia, então o subtitulo é erroneo mesmo.
Este é bom livro de complemento ao "Feminilidade Radical", embora, pessoalmente eu veja que as duas autoras não buscam encontrar no movimento pontos positivos, apenas procuram refutá-lo como um todo.

No mais, é mais um livro que poderia ter sido escrito por um homem, porque terminei o livro com a sensação de que fomos criadas para viver em segundo plano sempre.
Leticia.Matos 18/06/2020minha estante
Acredito que mais do que refutar, em feminilidade radical a autora explica muito bem as ondas do feminismo e em contraste mostra o amor de Deus por nós mulheres, é bem claro em ambos o livros que com a cosmovisão cristã é fácil de entender que estamos em pé de igualdade com os homens, temos várias e tarefas e assim como o homem foi designado para algo a mulher também foi. O grande ponto é que por conta do nosso pecado natural queremos sempre assumir um lugar que não é nosso, que é o do homem que por sua vez se acomoda quando tem uma mulher que que assume esse papel e ai temos os papéis invertidos.
O grande ponto é entendermos nossa pecaminosidade e trabalhar a fim de que a mulher entenda o seu lugar, e o que Deus preparou para nós e da mesma forma o homem e deve entender qual o seu papel no lar e tomar para ele, não direcionando isso para a mulher.

luisera 15/04/2020

Excelente
Gostei tanto do livro que li em apenas 1 dia. Leitura fácil, conteúdo profundo e uma análise muito boa. Só achei que teve uma ?propaganda enganosa? no título, porquê não aborda nada sobre feminismo hahaha. Recomendo demais!!

Fiz umas anotações dos primeiros dois capítulos do livro:
- a criação só passou de “bom” pra “muito bom” com o surgimento do homem e da mulher, os únicos feitos à imagem e semelhança de Deus
- “não é bom” quando o homem está sozinho; é “muito bom” com o surgimento da mulher
- genesis 1 é uma análise macro; genesis 2 é uma análise micro e mais detalhada
- Deus criou o homem primeiro para ele entender a necessidade e reconhecer a sua solidão; criou o homem primeiro pra que ele precisasse da mulher. Ambos se completam
- Deus criou o homem primeiro também porque, embora iguais, os dois não são intercambiáveis: há a diferença, distinção, de “deveres”. O homem tem um papel de líder simplesmente porque, quando Deus determinou todos os afazeres, Eva não estava lá
- no relacionamento de homem e mulher é que a glória e a imagem de Deus são reveladas, porque foram criados à imagem Dele
- o homem é responsável pela queda, mesmo Eva tendo comido o fruto primeiro e oferecido pra ele, porque Deus encarregou o homem da responsabilidade, não Eva
- se a Eva fosse a responsável por cuidar e liderar o jardim, então ela seria a responsável pela queda
- o juízo dos dois são equivalentes: a mulher vai sofrer as dores do parto e será governada/mandada/liderada pelo seu marido porque ele é o responsável e líder; ao mesmo tempo, o homem sofrerá as dores de manter e provar a família, etc
Lili 18/11/2020minha estante
Agora que você disse que não aborda nada sobre o feminismo me interessei em ler

EduardaMarquess 25/01/2024

De maneira bíblica, sóbria e amável somos apresentados, nessa obra, sobre o que as Escrituras dizem acerca de Deus e sua bondade, antes do que elas dizem acerca das mulheres. Esse foi o primeiro fator que me fez gostar tanto da obra. O segundo foi que em todos os temas tratados, a autora analisa os textos, sem fugir daqueles mais controversos ou chocantes, os explica e aplica, mas sempre levando em conta o conteúdo chave da Bíblia: Jesus Cristo e seu evangelho. O terceiro ponto que muito me agradou foi que o tem abordado realmente é o ser feminino criado à imagem e semelhança de Deus, não a esposa ou mãe (mesmo havendo capítulo sobre esse aspecto), de modo que a identidade da mulher está em Cristo e não condicionada a outro aspecto ou papel. Por fim, a quarta coisa que fez-me gostar tanto desse livro foi a postura da autora, ao deixar claro que há algumas questões específicas que há margem para diferentes interpretações, e que há cristãos genuínos que discordam em um ou outro ponto, e devemos amar e respeitar uns aos outros em meio às divergências.

Recomendo a leitura a todos!
priscyla.bellini2023 29/01/2024minha estante
Vou ler porque tu gostou.

Lisa Mifarreg 16/10/2020

Achei esse livro tão bom que fiz um estudo bíblico baseado nele.
Matthaeus Filipe 17/10/2020minha estante
Muito bom!

Natha 05/11/2020

Homem x Mulher
Talvez, em algum momento da vida todas as mulheres já se perguntaram "porque é tão difícil a vida de uma mulher?" Não importa se ela é rica, pobre, negra, branca etc., Apenas ser uma mulher em um mundo de homens superiores e mulheres inferiores...

Daí você ler:

E disse o Senhor Deus: NÃO É BOM que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
Gênesis 2:18

Note uma coisa, sempre que Deus criava algo, Ele finalizava dizendo "É BOM", porém Deus disse "Não é bom" para uma coisa, que homem estivesse sozinho, perceba aí a importância da mulher.

Agora, leia mais alguns capítulos e veja só:

Então o SENHOR Deus chamou o homem e perguntou: ?Onde você está??.
Ele respondeu: ?Ouvi que estavas andando pelo jardim e me escondi. Tive medo, pois eu estava nu?.

?Quem lhe disse que você estava nu??, perguntou Deus. ?Você comeu do fruto da árvore que eu lhe ordenei que não comesse??

O homem respondeu: ?Foi a mulher que me deste! Ela me ofereceu do fruto, e eu comi?.

Perceba como o primeiro homem da Terra, não foi macho o suficiente para assumir a responsabilidade, preferiu colocar a culpa, em Deus e na mulher que Deus deu a ele. A mulher por outro lado assumiu com humildade que foi enganada e desobedeceu, ela não jogou a culpa em Deus por ter deixado uma serpente maligna enganar ela.

"Temos de nos lembrar que foi a ele, Adão, que Deus originalmente deu a ordem de não comer do fruto. Por que ele não PULOU para dentro daquela conversa, declarando a palavra de Deus e salvando Eva desse engano?"
E aí que desta desobediência vem às consequências, a luta da mulher pode ou é bem mais árdua que a do homem....Deus disse : ?Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará? (v. 16)

Pronto miga, Evinha estava lá de boa no paraíso, desobedece o Pai Amado, e aí já viu, agora tem que lutar pra deixar de ser apenas uma "mulher parideira".

Não é estranho Agostinho de Hipona séculos atrás compartilhar tal pensamento que só iria diminuir a mulher frente ao homem.

Disse ele:

"A mulher, junto com seu próprio marido, é a imagem de Deus para que toda essa substância seja uma só imagem; mas, quando ela é vista separadamente, em sua qualidade de auxiliadora, considerando-a sozinha, então não é a imagem de Deus; porém, no que diz respeito ao homem sozinho, ele é plena e completamente a imagem de Deus, da mesma forma que o é quando a mulher se une a ele em um só ser."

Com todo respeito Agostinho, independente de todo o drama do Paraíso, mas não creio que Deus compartilhe de tal pensamento, se a mulher sozinha não reflete a imagem de Deus, o homem muito menos, tanto o é que Deus na sua infinita sabedoria disse "Não é bom que o homem viva sozinho" e percebendo isso criou a mulher, sendo assim prefiro pensar que os dois são partes de um todo. A Bíblia fala "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:27

Resumindo, podemos e vamos continuar lutando por respeito, bons salários, contra violência, abuso, no entanto, temo que em todo tempo teremos que lidar com mulheres sendo desrespeitadas, humilhadas, violentadas e mortas. Até estupro culposo temos que lidar agora! (Absurdo) Todavia é com convicção que digo, haverá um dia que tudo isso cessará, Ele voltará, em poder e glória e graças ao amor incondicional, pelo poder do seu sangue vertido ali na cruz, estaremos com Jesus!

?Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar? (3.15)

Falei horrores haha, mas o negócio é que o livro é bom, Ketty fiquei nos primeiros capítulos porque parecia que era eu que estava jogando minhas ideias nesse livro, os capítulos seguintes analisam a mulher em outras áreas, como casamento, igreja etc, uma coisa é certa a vida de uma mulher não é fácil, nunca vai ser, exceto quando Jesus voltar.

Até a próxima! ?
Jhon 11/11/2020minha estante
Muito bom, parabéns ?

Ray 20/03/2022

O que Deus diz sobre todos
Não achei que a proposta do tema foi completamente respondida durante a leitura. A escritora abordou na verdade o ser humano em si, e tudo o que Deus diz sobre nós. Como ela mesmo trouxe, a Bíblia não fala de uma pessoa específica, ela fala da criação e para o que ela serve e o que Deus espera da criação. Ela enfatiza que, a mulher não é menor que o homem, por que Deus não criou na intenção comparativa, mas na junção das suas atribuições, fazendo com que se completem é que precisem um do outro para ser a completa obra de Deus, assemelhando a relação homem e mulher com a trindade, onde cada um tem seu papel onde não sobrepõem um ao outro mas completam-se em harmonia.
Taty 01/11/2023minha estante
Finalizei o livro com essa mesma impressão e pensei até que tinha lido de forma errada kkk fiquei esperando uma resposta direta ao título do livro ? nos capítulos e nada. Mas não foi uma leitura ruim, gostei das informações e aprendi com a leitura .

Sam 14/01/2021

Que livro!!!
Esse é daqueles livros pra quem gosta mesmo de estudar a Bíblia. A autora explica diversas passagens difíceis, o que dá um vislumbre melhor de como toda a Escritura é tão perfeitamente "encaixada". Ela fala de bem mais coisas que imaginamos quando o assunto é mulheres e Deus. Muito boa a leitura!
Daniel Fernando 15/01/2021minha estante
Que top Men!!! Próximo mês tô lendo ele.

Pamella.Carneiro 26/06/2019

“O que Deus diz sobre as mulheres” de Kathleen Nielson, publicação da editora Fiel é um livro de onze capítulos muito bem divididos que passam por todas as questões que envolvem as mulheres durante a história cristã. Desde Gênesis até o Novo Testamento, o livro debate passagens desafiadoras com as quais as mulheres lidam na Bíblia e na sociedade, como: Submissão, abuso sexual, papel da mulher, ministério pastoral e etc. [CONTINUA NO LINK]

site: https://matutareblog.wordpress.com/2019/04/15/livro-o-que-deus-diz-sobre-as-mulheres/

Ruh 17/02/2020

Com certeza meu favorito do ano
Esse livro é incrível! A autora responde perguntas (como por exemplo "porquê Adão veio primeiro do que Eva?") muito desafiadoras e importantes de maneira leve, clara e precisa. Essa leitura me emocionou e tocou profundamente. Se você, pessoa cristã ou não, quer finalmente descobrir se Deus e a sua Palavra são machistas, leia esse livro! Não tô falando que ele vai te fazer mudar ou não de opinião, mas vai te agregar muitas informações corretas e é sempre bom conhecer outros pontos de vista! ?

Jéssica 05/05/2020

Excelente leitura
Um livro bem esclarecedor e repleto de verdades baseadas nas Escrituras. Uma boa forma de se conhecer à luz daquele que nos criou à sua imagem e semelhança. Me ajudou a entender melhor o meu lugar no mundo e o grande amor e zelo que o Senhor tem pelas mulheres, assim como por toda a Sua criação.

@liviaria 10/05/2020

Deus ama as mulheres
Eu tentei ler alguns livros sobre feminismos, mas esse foi o único que me prendeu e me ajudou totalmente a enxergar de fato o que a Bíblia ensina sobre as mulheres e me fez perceber que as coisas deste mundo estavam limitando a minha perspectiva sobre Deus, mas Ele tem MUITO MAIS do que essa vida terrena para nós mulheres, especificamente.

O propósito Dele não é só suas finanças, carreira, casamento, mulher recatada e do lar, ser mãe, se depilar, direitos iguais. Isso tudo faz parte, claro.

O propósito Dele é eterno e não é deste mundo, é muito além do que conseguimos imaginar.

Aaahh, e muito importante: tudo aqui é passageiro então, nada vale mais do que a identidade que construimos em Deus.

anapauladias 14/05/2024

Fomo todos criados a imagem e semelhança de Deus? Homens e mulheres com suas diferenças nem melhores bem piores cada um com seu papel que se ajudam e complementam

keilasantos 12/08/2020

A autora destrincha de forma simples a forma como Deus vê as mulheres e desmistifica o mito de que as mulheres não são valorizadas por Deus.

Ester 05/10/2020

Feminilidade X Feminismo
Com o tema bem recorrente para as mulheres que se questionam sobre como devemos nos posicionar tendo uma cosmovisão cristã. Esse livro vai trazer capítulos muito bem divididos e explicados. Trazendo uma didática a cada capítulo e vários esclarecimentos. O tempo de leitura vai depender do seu ânimo referente ao assunto. Teve horas em que eu fiquei um pouco cansada, mas isso não faz com que o livro perca a qualidade. É um livro ótimo que em horas será bem teórico e em outras mais prático. Ele é necessário e uma boa base para quem quer se aprofundar no assunto!!

Fabi 26/10/2020

Temos um Deus que ama seus filhos, e isso é algo geral. Ter consciência desse amor e cuidado com todos nos atribui valor, mesmo que não o tenhamos por nós mesmos. Por isso, as mulheres em toda a sua luta por algo significativo, podem se deleitar nessa certeza de que nosso Pai se importa sim!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6