Paixão Índia

Paixão Índia Javier Moro

Resenhas - Paixão Índia

Rosa Daré 17/07/2020

No início do século XX um rajá indiano se apaixona por uma bailaria espanhola e contra todas as possibilidades leva a jovem para ser sua princesa, na Índia, em um pequeno estado chamado Kapurthala. Muito bacana esse roteiro de filme, bacana, criativo e real. Isso tudo realmente aconteceu com a jovem Ana Delgado e é contado no livro Paixão Índia de Javier Moro.

VO ESA 17/03/2011

QUANDO VOCE ACABA DE LER ESTE LIVRO, FICA PENSANDO NELE POR MUITOS DIAS

Olgashion 13/06/2012

Podia ter sido melhor... Muito cansativo o livro... Já li biografias belíssimas, fluidas, mas, essa deixou a desejar... Serviu para enriquecer o conhecimento sobre outras culturas!
Fernanda 13/08/2012minha estante
Nossa mas o livro é maravilhoso, é uma história verídica cheia de reviravoltas!

DeniseSC 28/06/2020

O fim dos marajas
A história da princesa espanhola foi retratado de forma muito profunda, com fontes históricas e muita pesquisa.
Não apenas vemos a Índia de 100 anos atrás pelos olhos de uma jovem espanhola, mas vemos o fim dos marajás com a saída abrupta dos ingleses da Índia.

Janaina.Granado 18/07/2011

Muito Bom!!!
Li esse livro meio que por acaso, não sabia o que ler ai ele foi o primeiro que peguei da pilha de livros, e simplesmente me encantei por ele...
A história de Anita nos prende do inicio ao fim, você fica querendo ler mais e mais para saber como foi a vida dela na Índia depois que deixou a Europa, os costumes tudo é novo para essa jovem...Lendoa livro você faz uma viagem a Índia sem sair de casa.
Recomendo a todos...
O Livro é muito bom, e por se tratar de uma hisória real fica mais fascinante ainda.

Domi 25/03/2024

A espanhola princesa da Índia
Qual a probabilidade de um raja indiano riquíssimo se apaixonar perdidamente por uma dançarina de cabaré espanhola? Se fosse cena de um filme com certeza todos achariam demasiadamente fantasiosa tal hipótese. Porém foi o que aconteceu com Anita Delgado, que de uma situação de pobreza de repente se vê cercada de todos os luxos que jamais poderia imaginar na vida e tendo que aprender a viver em um país cujos costumes se baseiam nas tradições e no sistema de castas.

Um livro riquíssimo em detalhes a que o autor dedicou muitas pesquisas , e que além de nos contar sobre a história de amor improvável nos conta também sobre os costumes, paisagens e tradições desse país oriental conhecido pelo taj mahal.

E ao final, por se tratar de uma história real, ainda nos conta o destino que os personagens tiveram.

Nem preciso dizer o quanto amei e indico essa leitura!

Hanna 09/08/2010

Cultura India
Adorei o livro!
Conta a historia de uma espanhola que foi casada com um marajá.
Apesar da história de amor, o autor dá mt enfase em explicar o assunto das castas, toda a cultura india e dos marajás.
Também explica mt bem a dominaçao da inglaterra na índia.

Vivi 03/05/2020

Uma viagem pela história da Índia e todos os seus costumes, cultura, política. Um livro rico em detalhes que nós faz viajar e um mundo tão diferente. Fantástico.

San... 08/09/2009

Belíssima história. A leitura levou-me aos confins da Índia do século 19 e 20, fazendo-me espectadora dos costumes de uma época onde a suntuosidade e a miséria caminharam emaranhadas. Um conto de fadas verídico, pungente em suas revelações. Para quem gosta de história é um livro que deve, por certo, ser lido. Há uma coletânea de fotos imperdível que proporciona ao leitor um contato mais estreito com o enredo. Em se tratando de uma história real, desnecessária a imaginação, afim de fornecer rostos aos personagens, o que é feito pelo acervo fotográfico inserido no contexto. Servirá sim, a imaginação do leitor afim de edificar palácios, jóias e momentos minuciosamente descritos pelo autor da obra, afim de trazer a vida os personagens reais da trama, o que vem a fazer do livro uma excelente leitura. Como dito por Diego de Savedra "...maior o efeito da imaginação que o dos sentidos."

Cissa 23/08/2010minha estante
San...
Adorei sua resenha. Parabéns! Também concordo com você. Belíssima história.

Marcia 22/12/2020

Minhas impressoes sobre o livro.
Finalizei a leitura do livro Paixão Índia do escritor Javier Moro.O livro é muito envolvente e real.
Trata-se da história da bailarina espanhola, Anita Delgado, que se casou com um marajá indiano e se tornou princesa de Kapurthala, Índia.
A história aconteceu na primeira metade do sec XX - mais um dado muito importante para termos em mente durante a leitura.
Foi uma enxurrada de sentimentos, de conhecimentos e, claro, de choque cultural. Para nós, ocidentais, ao ler, em vários capítulos podemos achar surreal, mas é cultural.
Eu achava que a vida de princesa era o máximo, mas ledo engano. Ao ler livros assim revemos muitos dos nossos conceitos.
Tambem me deparei com um absurdo mundo de riquezas, muitas futilidades e muita discriminação social.
Quando começamos a leitura de livros assim precisamos sempre ter em mente a cultura do povo e a época narrada para que o entendimento seja correto. Ao avançar na leitura eu ía buscando fotos dos lugares e das pessoas para me ambientar e desfrutar o máximo do livro.
A escrita é ótima pois o escritor nos prende na narrativa, nos envolvendo a cada página e nos ensinando muito.
Foi dica da minha irmã e uma excelente dica que repasso a vocês. Recomendadidsimo!
Sinopse da editora:
A jovem Anita Delgado era bailarina na Espanha, no início do século XX, quando um marajá indiano se apaixonou por ela, lhe deu um palácio e a transformou em princesa - mas não em sua única mulher. Depois de chegar à cidade de Kapurthala sobre um elefante luxuosamente adornado, a nova princesa descobriu que aquele aparente conto de fadas não transcorreria sem o inevitável choque cultural entre dois mundos que se mostravam mais diferentes do que ela imaginava. As outras mulheres do marajá e seus súditos viam em Anita uma ameaça à tradição hindu, e a jovem, apesar de cercada de conforto e riqueza, vivia na mais completa solidão. Determinada, porém, ela se manteve no lugar que acreditava ser o seu - até seu coração começar a bater de maneira diferente. Javier Moro realizou pesquisas detalhadas, tanto na Europa quanto na Ásia, para construir uma narrativa minuciosa da relação do casal, que deu origem a um dos maiores escândalos da Índia inglesa

Renata 19/02/2020

Historia rica em detalhes, me prendeu e me surpreendeu, ainda mais sendo uma história real. O livro é muito bem escrito, os detalhes que descrevem a Índia e seus costumes fazem a gente se sentir no próprio tempo e espaço retratados. Para quem gosta de História também é um prato cheio, pois retrata vários acontecimentos históricos e as relações entre a Europa e o Oriente.

Cíntia 28/02/2009

História, costumes e força de uma mulher
Leitura bastante agradável sobre a vida de uma menina que por sua beleza e graça tornou-se uma princesa e que por seu trabalho mereceu seu título.

No início da leitura visualizei Anita Delgado como uma mulher da vida, que nascera para se vender e me desinteressei um pouco do livro. Entretanto, conforme as páginas passam, vemos uma criança que foi morar num país desconhecido quase sem querer. Que se tornou uma princesa ao se tornar uma representante exemplar para sua novo lar, Kapurtala, que desafiou a poderosa coroa britânica que mandava e desmandava na Índia e na 'nobreza' decadente da terra. Que apesar de tantos obstáculos, e apesar de suas próprias fraquezas, não desistiu de alcançar a felicidade.

Talvez muitas mulheres pudessem se tornar princesas se tivessem a oportunidade, mas muitas, a maioria, não conseguiria. O livro fala também de casamentos de principes indianos com europeias que acabaram em tragédia (inclusive suicídios).

Contém fotos antigas, maravilhosas, algo que parece tão longe, mas que existiu.

Além dos fatos históricos que se entrelaçam com a estória dos personagens, entre os quais a decadência da nobreza indiana, um tempo de luxos e ostentação que não voltará.

Annelise 23/10/2009minha estante
Li no original ,em espanhol o exemplar pelo correio enviado ano passado como presente de aniversário de uma grande amiga que estava peregrinando pela India !!!!!

A leitura fascinante ainda possuía o contraponto de vários 'tesouros' a marcar páginas,com indicações e aromas dos lugares onde minha amiga estava conhecendo simultâneamente à leitura do que era ali descrito.

Tudo me agradou em cheio,desde a fluência de Javier Moro nos detalhes preciosos da narrativa,a iconografia belíssima e a contribuição afetuosa ao longo das páginas sinalizadas nessa dupla jornada pela INDIA em que transformou encantadoramente o meu livro!!!!!!!

...ah...ainda bem que já me devolveram(emprestei- tamanho deleite merece ser compartilhado) pois um gostinho de releitura 'paira' agora ao redor...!!!!!

@viajantedaleitura1 15/05/2012

Apaixonante!
Como gosto muito da Índia e quero sempre apernder mais sobre a cultura milenar do país, esse livro é magnifico! Rico em detalhes que imprecionam e até deixam a gente de queixo caído...cada coisa muito interessante nesta cultura!
A vida real de Anita, uma espanish dance que se torna a princesa de
kapurthala é riquíssima em todos os aspectos. Suas vitórias e dificuldades com relação as outras mulheres do rajá, sua louca paixão, o filho indiano... tudo! Eu amei!