Paixão Índia

Paixão Índia Javier Moro

Resenhas - Paixão Índia

Daniela 13/05/2019

• Apesar da ser uma biografia em formato de romance, ainda assim, as longas páginas preenchidas de narração atrás narração são desafiadoras para os que não estão acostumados com esse tipo de livro.

• A vida da princesa de Kapurthala é realmente o tipo de história que não se acredita ver no mundo real.

• Saber mais sobre a Índia daquela época e através de fatos que aconteceram com alguém que enfrentou esse choque cultural me fez perceber coisas que, mesmo pesquisando muito sobre a cultura, eu ainda não havia compreendido.
⠀⠀⠀⠀⠀
• Anita foi uma mulher notável, ainda mais considerando por tudo o que passou. Se há algo mais que valeu nesse livro, foi conhecê-la.

"Enquanto esteve em Madri, o rajá foi todas as noites ver Anita dançar. Devia ser o único cliente que pagava para ver as figurantes, e não as famosas cantoras anunciadas no cartaz.”

@dancando.com.as.letras

site: https://www.instagram.com/p/BsYwTGcgRbw/

Isabelle.Salles 04/03/2019

Cativante!
O livro quase biografia sobre Anita Delgado, a espanhola que se casou com marajá da Índia, passou bons e maus bocados, e se apaixonou pelo filho do marajá com a primeira marani (esposa). A cada capítulo é uma mistura de cultura e romance, é tão cativante que lhe faz mergulhar aquele mundo indiano... Maravilhoso e recomendo!

Marina 29/12/2018

Paixão Índia
Para mim este livro foi um dos melhores que já li. Foi o único que li duas vezes em toda minha vida. Vale cada minuto investido conhecendo essa história maravilhosa, sobre outra cultura. É tão rico em detalhes que me fez me sentir naquele local e naquele tempo. Realmente é uma imersão cultural e histórica.

ThelioFarias 05/09/2017

Livro fantástico
Javier Moro atinge seu aplica em Paixão India. A história do Marajá que se apaixonou por uma dançarina espanhola e levou-a para a Índia. Os conflitos, a história desse misterioso país, os costumes, enfim, um livro para apreender no ritmo de um romance. Ótimo, instrutivo é muito, muito, muito bem escrito.

Carla 14/06/2017

Um conto de fadas real.
Como será viver uma relação monogâmica? E a convivência no harem? A vida da jovem princesa de Kapurthala é transformada quando sua família aceita o pedido de casamento de um Raj da Índia. Um ótimo livro que envolve historias de amor bem como fatos históricos de uma Índia antes de Gandhi.

Angela.Lopes 14/06/2017

Sem fortes emoções....
Não é um livro que me fez vibrar,não me emocionei...não amei!
Mas é muito bem escrito. a narrativa cansa as vezes mas no geral é bom.

Katia 15/03/2013

Adoro ler sobre a Índia, e esse livro me deu a oportunidade de conhecer,ainda que de forma romanceada, um período da história indiana que não conhecia.

Patrick Rosário 31/05/2016

(Corujando nos Livros) Resenha: PAIXÃO íNDIA - Javier Moro
Este é um romance histórico, onde nos apresenta uma história densa e rica em detalhes, dentro de uma ambientação divergente à nossa, uma época tradicional. Um livro com vários elementos, como: amor, paixão, traição, sofrimento, dor, altruísmo, riqueza, ambição, entre outros, envolvendo Anita Delgado, Jagatjit Singh, o príncipe de Kapurthala, e alguns personagens secundários cruciais para a formatação da trama emocional de Anita. No princípio, um belo conto de fadas, onde o príncipe se apaixona pela jovem bela e pobre, e a torna uma princesa, e posteriormente, uma forte desconstrução de todas as ramificações mágicas, dando um toque de realismo a obra.
Neste livro, somos apresentados à Anita Delgado, a nossa protagonista, até então, apenas uma dançarina de 17 anos, juntamente com sua irmã, do café-concerto, o Kursaal. A espanhola tem uma beleza característica, porém era desprovida de bons estudos e pertencia há uma família muito humilde.
Dentro de uma ocasião importante na Europa, o rajá de Kapurthala, Jagatjit Singh, visita o Kursaal e, acaba se apaixonando perdidamente por Anita.
"Enquanto este em Madri, o rajá foi todas as noites ver Anita dançar. Devia ser o único cliente que pagava para ver as furantes, e não as famosas cantoras anunciadas no cartaz." (Página 37)
O rajá oferece uma fortuna para a família Delgado pela mão de Anita em casamento, no início se mostra repugnante, pois é nítido que quer comprá-la. Mas, Anita e a família vão cedendo aos honrosos e exagerados mimos do príncipe e acabam efetuando o casamento. Anita Delgado o ama e essa paixão é recíproca. Ela passa por uma série de ensinamentos, como: se alimentar corretamente, postura formidável de uma dama, idiomas necessários para se comunicar, entre vários outros. Tudo isso seria de extrema importância, pois ela se tornaria a princesa de Kapurthala.

Anita viaja para Kapurthala e aquele conto de fadas vai se desconstruindo num processo doloroso, pois as outras mulheres do rajá a desprezam por inveja, pelo fato de Anita ser branca, europeia e princesinha que todos admiram por sua simpatia e beleza, além do choque cultural de um povo exótico para Anita.
Em seguida, o vazio a preenche, mas situações polêmicas vão se introduzindo, nos levando para um cenário denso e corrompido. As ideias começam a tomar um novo rumo e vamos percebendo que nem tudo são flores, nem mesmo para os poderosos da época.
Gostaria de detalhar muitas cenas e até mesmo dizer o que acontece com Anita Delgado, todavia, anularia as sensações inovadoras que a leitura poderá causar em vocês. A história é muito envolvente e escrita de forma muito inteligente. A desconstrução perfeita dos nossos ideias de contos de fadas. A realidade emocional em foco.

A diagramação do livro físico é confortável. Bons espaçamentos e imagens ilustrativas enriquecedoras. Editora Planeta está de parabéns pela edição em português da obra do historiador e antropólogo Javier Moro.

Por fim, amei o livro e super recomendo para os amantes de romances históricos, estes que apresentam uma série de fatos verídicos com datas e imagens. O romance nos oferece um belo e importante passeio por uma Índia colonial, onde destaca com veemência o domínio do Império Britânico sobre o subcontinente indiano. Em outras palavras, vale muito a pena.

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/2016/05/resenha-paixao-india-javier-moro.html

Iara.Gomes 13/03/2016

Paixão lndia
Uma história linda. Amor, traição, sofrimento, perdão. Tudo em em um cenário diferente do nosso. Uma história real, pois na realidade é um biografia.Cumã historia que mexe com nossas emoções.

Lorrayne 16/09/2015

Saudoso!
Confesso que durante a leitura, diversas vezes fiquei enfadada com tanta história um pouco "desnecessária". Não conhecia a narrativa de Javier, e apesar da leitura se arrastar muitas vezes, fiquei com um sentimento de saudade no final. Parece ter muito mais páginas do que realmente tem, por ser um livro denso. Mas acredito que a leitura valeu a pena sim!

Elis 13/04/2009

Romance onde um Raja quer mudar a cultura de seu povo por amar uma estrangeira. Ele deseja torná-la princesa, porem tem de ir contra tudo e contra todos. Uma história veridica onde no começo tudo é um conto de fadas, no entanto termina em traições, morte, saudade e vitórias.
Além de ser inesquecível, ensina palavras,lendas e tradições indianas. Nota 10.

P.S: Mostra como as pessoas podem ser invejosas, mesquinhas, vingativas e audaciosas.
Faz nós pensarmos, no que estaríamos dispostos a fazer por amor. E se seguimos o coração ou a tradição de nossas famílias. Outra questão levantada é se você aceitaria qualquer coisa para deixar sua família segura na questão material o resto de suas vidas.

Kah 20/02/2011

Cultura e Amor !!!
Um livro fascinante, onde podemos entender a cultura da Índia (pela visão de uma pessoa que não era indiana) e o amor !!! É uma história de amor, mais acima de tudo um relato de como este sentimento, pode ultrapassar qualquer barreira. O enredo do livro, te deixa "preso", e toda um rumo que você jamais imaginaria.