Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

Giulia 09/02/2023

namoral mesmo sei nem oq pensar direito sobre esse livro, me deu mt raiva como mesmo eles sabendo que iriam morrer em nenhum momento tentaram fugir ou fazer algo mais além de "nos amamos e queremos ficar juntos vamos ver se eles nos dão um tempinho a mais"
só que enquanto eu ficava com raiva deles, eu entendia que isso refletia da nossa sociedade e de como vivemos, então fiquei me perguntando: como eu poderia sentir raiva deles se eu mesma não fazia nada para mudar meu futuro? agora tô tendo uma crise existencial

Mary652 07/02/2023

Só li pela UERJ
Só li pela UERJ só passei raiva e ansiedade e pior nem passei na po rra da prova , o livro e bom eu li em áudio book , tem um no YouTube de uma senhora muito gente boa , tem filme também com o Andrew Garfield (gostoso) e outros atores legais também, o livro e bem interessante eu gostei bastante, mais eu não conseguir ler mais depois que eu fiz a prova, mais recomendo a distopia e bem interessante pra refletir mesmo , não vem revolução nem nada e só reflexão.

clarinhalimam 06/02/2023

esse livro me tocou de uma forma muito profunda e eu não sei explicar exatamente o porquê. talvez pela inocência das crianças frente a seu destino pré-estabelecido, pelas relações genuínas que criam entre si, pela resiliência na maioria dos momentos, mas pela revolta e força pra lutar contra esse destino em outros. é um dos meus favoritos até aqui

#Anafox 05/02/2023

Bibliosmia - FEV 23
Como é difícil escrever sobre um livro gostoso de ler?? livros que a gente não gosta a gente sabe exatamente o porquê. Leituras gostosas tem todo aquele quê de tudo de bom, que fica difícil dizer.

Enfim, a história é narrada por Kathy, que narra sua história trazendo seu passado e pinceladas do seu momento presente, e nos deixa em suspense sobre o que significa exatamente serem doadores. A história caminha com traquilidade sem grandes saltos, e a rememoração é quase um processo de auto análise de seu passado, de seus arrependimentos, e das novas compreensões das situações à luz do que a protagonista sabe no presente.

Caroline.Bessi 29/01/2023

Eu sempre amo uma distopia
Porém, acredito que a expectativa estava grande demais para esse livro. Todo o mistério que tentou fazer pra mim foi inútil pq no fim nada me surpreendeu. Além disso achei que a história foi contada muito jogada, ela começava uma coisa e emendava outra pra voltar na anterior e isso acabou tirando meu interesse.
Ainda assim achei que é um bom livro.

Rafa Amorim 28/01/2023

É sobre o querer e não se conseguir, e acreditar nisso e deixar de querer querer, apenas ansiar. Acho que Vestígios do Dia se conecta com esse livro, ainda que tenha sentido que o autor consiga passear melhor pelas lembranças do mordomo do que entre a de jovens ingleses. Mas o tema é profundo e dentro dessas profundidades acho que o autor quis nós nos deparássemos com a borda e olhássemos nós mesmos para dentro dessas profundezas.
Acho que Ishiguro se sentiu mais confortável no âmbito do mistério, mas quando você trata de pessoas e uma época em especifico, tão radiante, você tem que ser mais cru.
Vale muito pelo terço final.

Eduarda P. 26/01/2023

Achei a leitura extremamente arrastada e um tanto quanto desinteressante em algumas partes. Mas, apesar de ter desgostado de certa forma, devo admitir que o livro é bem mais profundo do que pude analisar em primeira instância. A forma como os clones viviam e o seu destino já fadado, a forma como eram tratados, etc... inclusive vale dizer que chorei com o final, apesar de não ter sido uma das minhas leituras preferidas.

Bia 24/01/2023

Cinza
Esse livro é cinza. Totalmente cinza. Entenda isso como quiser. A ideia do livro é maravilhosamente genial e fascinante ? assustadora até ?, mas achei a narrativa muito cansativa. Entendo plenamente que fosse a ideia do livro ser assim. Abordar memórias, contar uma coisa para depois contar outra, ir e voltar no passado? mas realmente não dá pra negar que é uma leitura que você precisa ter foco pra terminar.
A segunda parte foi muito mais demorada e cansativa, a terceira carregou o livro nas costas. Sem dúvidas, é um bom livro. Mas não excelente, pelo menos para mim. Kathy H. me irritava tão quanto Ruth; Tommy acabou sendo meu preferido, não sei como. Acho que tinha muito potencial.

Cinara... 24/01/2023

Lento, cansativo, e apático...
"Quer dizer que não existe a menor possibilidade de nada. Nada de adiantamento, nada de nada."

Nada define melhor o livro do que sua própria frase, nada...
Nem as digressões de Victor Hugo sobre as batalhas em os Miseráveis foram tão paradas, monótonas, massantes e chatas igual este livro... ( E olha que elas não são fáceis de encarar...) São 350 páginas de detalhes completamente esquecíveis para falar sobre doação de órgãos, vidas que valem menos ou mais, limites da ciência, clones, etc, etc, pontos chaves que passam longe do foco de quem fica páginas e mais páginas lendo sobre detalhes da amizade de crianças e adolescentes que tem relacionamentos normais de adolescentes... Nada acontece. A não ser esperar e esperar pela hora de doar órgãos e fim.
Não me cativou nenhum personagem, não sofri pelo sofrimento deles, se o ponto seria a apatia da sociedade sobre certos problemas, me vi inserida no mundo apático e sem sentimentos.
Só me restou a canseira de ler um livro que se espera, espera, espera e nada.
O autor trabalha memórias e lembranças de uma forma muito lenta, já ouvi falar que em o Gigante Enterrado ele usa essa mesma narrativa cansativa de memórias e isso me desanima muito.

Gabriel_dyd 23/01/2023

Ideia genial,porém raso demais
Uma pena que uma ideia tão boa se torne em um livro tão decepcionante.Talvez minhas altas expectativas interferiram para o aproveitamento do livro;entretanto,uma realidade a qual andróides humanoides são criados apenas para doação de seus órgãos para humanos pode servir de base para tantos questionamentos profundos,como:o sentido da vida;termos uma vida planejada por terceiros antes mesmo de nascermos;a bioética na medicina,entre outros.Porém,nada dessas discussões se encontram no livro que,apesar de possuir uma escrita fluida,permanece morna do começo ao fim.

Além disso,quanta enrolação para explicar apenas uma história,cenas extremamente longas com flashbacks cada vez mais distantes;em muitos pontos do livro senti como se tivesse assistindo um ep. de Naruto,que deixa de contar a história principal para apresentar 50 lembranças anteriores ao fato ocorrido,o que tornou a leitura desgastante em alguns pontos.

Becola 20/01/2023

Segura aí
Cara, o livro é muito arrastado. Demora para ficar interessante, demora para entender sobre o que é o livro e eu quase desisti.
Mas aguenta até o final, porque a terceira parte vale pelas outras duas. O plot é muito bom e chorei no fim.

Lucas 19/01/2023

Kathy H, uma cuidadora de 31 anos conta os desdobramentos da sua vida nada convencional.
Com os melhores amigos, Tommy, um garoto explosivo e ao mesmo tempo com um coração enorme, e Ruth, sua amiga com comportamento passivo-agressivo, que alterna entre o amor, carinho e compreensão a um ódio, rancor e ressentimento.
Do ponto de vista da Kathy, o livro é contado doravante suas memórias muitas vezes marcadas pela melancolia de sua existência. Com uma leitura arrastada em umas partes e interessante em outras, faz provocações sobre nossos diferentes estilos de convivência social, e da forma como se apresentam no universo criado, abordando questões filosóficas e científicas.

Iandra Mikaela 16/01/2023

Livro não transmite a mesma angústia que me lembro do filme
Li o livro muitos anos após assistir o filme. Me lembrava de um contexto geral da história mas não dos detalhes, o que me garantiu uma história quase inédita. Não sei se por se passar através do ponto de vista da Kathy, mas me senti incomodada com a sua amizade com a Ruth desde o princípio, enquanto a Kathy parecia sempre disposta a ajudar e entender, Ruth sempre me pareceu arrogante. E apesar da simpatia pela Kathy, seu jeito passivo me incomodou um pouco, talvez porque me identifiquei com ela e não da forma que queria. No geral foi um livro que me prendeu desde o início devido principalmente a escrita fluida do autor. Gostei do livro, mas talvez por ter assistido o filme muitos anos atrás, não senti a mesma emoção com a leitura. A sensação de angústia, melancolia que o filme passa é maior, porém a ideia da história é assustadora da mesma forma.

FernandaSiqueira19 13/01/2023

Bom oi Eduarda linda minha lindaaaaa eu te amo
Amor da minha vida espero que vc consiga ver essa mensagem !!
EduardaMeneSiqueira 13/01/2023minha estante
Oieeeee