Crisálida

Resenhas - Crisálida

1 | 2 | 3 | 4

Andressa.Tabaczinski 03/02/2022minha estante
Amei a resenha!
Você tem toda a razão quando aponta para o fato da relação da Amélia ser de pura projeção e busca por identidade.

Fico muito feliz que tenha gostado e recomendado!

LAdia4 12/02/2022minha estante
aaaaaaaaa, feliz que você comentou! ?

Iza Carla 20/02/2019

A gente só larga o livro quando o crime é solucionado
Romance policial incrivelll. Contado em duas linhas narrativas, intercaladas entre os capítulos, ora acompanhamos a investigação do caso, ora temos o ponto de vista da vítima antes de ocorrido o assassinato. A autora também aborda temas como relacionamento abusivo, machismo, auto descoberta. E o desfecho, meu Deus , o desfecho.

Kelly 17/03/2019

Impactada
É muito raro eu ler livros de autoras brasileiras e eu estou impactada com esse livro. Sempre amei romances policiais e ainda tô digerindo o que foi essa descoberta incrível de Crisálida. Uma história que faz duras críticas a hipocrisia de certas religiões, ao machismo e a descoberta sobre a orientação sexual. Não sou boa com resenhas, mas amei como foi intercalada a narrativa do livros, com personagens que vai ser difícil de esquecer. Espero pode ler mais livros dessa autora.

Gabe | @cafecomgabe 20/03/2019

Amelia Moura é uma jovem que dá aulas de literatura por paixão, veio de uma família influente. Seu pai, um importante deputado em Curitiba tem um nome e reputação a zelar e criou Amelia e Gustavo para serem os filhos perfeitos. Mas as escolhas de Amélia nunca pareceram agradar nem o pai e nem a mãe, tendo então que se "desvincular" da família logo cedo em busca de independência.

Amélia é noiva de um grande empresário da região, um homem que desperta o interesse nas pessoas logo de cara, principalmente das mulheres. A vida de Amélia tem tudo pra ser perfeita, até que num fatídico dia ela chega ao fim.

Amélia some repentinamente, é procurada por meio de uma grande investigação mas que por fim é logo arquivada, chegando a conclusão de que ela simplesmente fugiu para reconstruir a vida. O jogo vira quando após uma grande tempestade numa região mais afastada da cidade, o corpo de Amélia é encontrado enterrado na lama com várias marcas de agressão. Rapidamente o caso retorna à mídia e a competência da policia é questionada. Caberá a delegada Ana Cervinski e o policial Júlio Bragatti desvendar os mistérios desse homicídio.

Brilhantemente escrito intercalando a investigação atual narrado em terceira pessoal com capítulos apresentando o passado de Amélia narrado pela própria, a autora soube como conduzir um suspense policial pra ninguém botar defeitos. A evolução da trama é totalmente instigante, o desenrolar das pistas nos deixa totalmente imersos na história buscando a cada capítulo as respostas para o grande mistério que envolve a morte de Amélia.

Mentiras, traições, relacionamentos abusivos, descobertas, sentimentos conflitantes, família, aceitação... esses são só alguns dos temas que a autora insere na história trazendo um pacote completo recheado dos mais diversos elementos indispensáveis para se construir um bom drama e levantar críticas sociais pertinentes.

Terminei a leitura totalmente surpreso com a qualidade da escrita e com o final totalmente imprevisível ao qual somos atirados, nos fazendo questionar até que ponto uma pessoa cuja mente foi corrompida com expectativas alheias pode se tornar tóxica e fora de si.

TahJacobs 29/03/2019

Aquele suspense completo
Escolhi Crisálida depois de assistir um vídeo no YouTube falando da obra, já vinha de uma bela surpresa com O Inverno dos Escritores Mortos, e decidi conferir a quantas andava a minha sorte literária.

E, bem, que bela maré de escolhas.

Crisálida é narrado no presente, enquanto a investigação sobre o caso de Amélia se desenrola na corda bamba, e os dias da professora antes do seu terrível fim, do seu próprio ponto de vista.

Conforme a leitura avançava, eu só queria abraçar a Amélia e confortar seu coração, livra-la das pessoas más e mudar seu trágico fim.

Recomendo a leitura e parabenizo a autora pelo trabalho maravilhoso.

DeiaMolder 09/05/2019

Quando colocaram esse livro para eu ler, fiquei receosa. Livro brasileiro, atual, será? Topei. Bem, sabe quando colocamos uma roupa confortável e saímos a passear de barco e este corre suavemente para uma cachoeira ? Essa foi a minha sensação. A autora discorre por assuntos delicados com suavidade e delicadeza.
Gostei muito da narrativa é enxuta, sem excessos de palavras, como eu gosto.
O desfecho é a cachoeira, fui jogada queda a baixo, quando retorno, me dou conta que quero mais.
Falarei de um personagem, a Delegada Ana, ela já entrou para o "hall" de minhas policiais preferidas, junto com a detetive Jane Rizzoli e a inspetora chefe Erika Foster.
Gostei muito ?

Flávia HBS 14/05/2019

Grata surpresa
Tenho ficado feliz em ver como a literatura brasileira atual tem evoluído bem. Gostei da história!! Que venham mais

Guynaciria 02/07/2019

Mas do que um thriller  policial com temática LGBT, esse é um livro que fala de amor próprio, de se descobrir e principalmente de respeitar os seus limites, desejos.

Inicialmente essa foi uma leitura difícil, pelo fato da personagem principal está em um relacionamento altamente abusivo e por muito tempo não conseguir enxergar isso, sempre achando justificativas que acabavam tirando a responsabilidade de quem a tinha de fato.

Mas achei incrível como a autora conseguiu fazer com que o leitor torcesse por um final diferente para a personagem, mesmo já tendo conhecimento nas primeiras páginas do que tinha acontecido com ela.

Outro ponto positivo é que a garota amava os livros de uma forma geral, se tornou professora, contra todos os anseios que os pais tinham para ela, e sempre viu na leitura uma forma de escape para a vida que tinha.

Nesse livro temos personagens bem construídos, que vão te fazer ama-los ou odiá-los, sem meio termo.  Mas a personalidade de cada um foi moldada pelas circunstâncias em que foram criados, então fiquem atentos aos detalhes que são dados na história.

Fiquei encantada com a escrita da autora, é saber que esse é um livro nacional me deixou muito orgulhosa. Espero ter a oportunidade de ler mais coisas escritas por ela.

Isabella @epilogo.literatura 13/11/2019

Crisálida
Um ótimo romance policial brasileiro! Crisálida aborda infelizes assuntos corriqueiros da nossa realidade, como o machismo, a homofobia, a corrupção e o conservadorismo religioso, dentro de uma trama muito bem amarrada.

Amélia Moura, filha de um deputado estadual conservador religioso de Curitiba, é a ovelha negra da família. Ao contrário do desejo dos pais, a jovem é uma professora de Literatura que saiu de casa para dividir um apartamento com uma colega de trabalho de seu noivo. Quando Amélia some sem nenhuma explicação, a família e a polícia consideram como um caso de fuga e a investigação é arquivada.

Semanas depois, no entanto, depois de chuvas fortes, o corpo de Amélia é desenterrado encontrado com marcas de estrangulamento, indicando uma morte violenta e com grande carga emocional. A pressão, principalmente midiática, sobre o caso que foi precocemente arquivado, aumenta consideravelmente. As suspeitas recaem principalmente sobre o noivo, o jovem e bem sucedido empresário Rafael Salvatori.

O peso da influência da família de Amélia afetam as investigações, e “a culpa” do arquivamento deve cair sobre alguém. A delegada responsável, Ana Cervinsky, é então afastada do caso. Porém a estranheza do caso e a falta de iniciativa dos novos responsáveis pela investigação, fazem com que Ana, junto com o policial Júlio Bragatti, trace uma investigação paralela.

O livro é construído através de duas narrativas: na primeira, narrada em terceira pessoa, acompanhamos a investigação por parte delegada Ana e do policial Júlio. Na segunda temos o relato da própria Amélia, dias antes do seu desaparecimento, narrando em primeira pessoa o que aconteceu consigo.

É agoniante e satisfatório ver o desenvolvimento de Amélia. O nome do livro tem relação direta com o amadurecimento e construção da personagem, fazendo com que nós, leitores, desejássemos que de alguma forma o seu final fosse diferente do que já sabíamos: o assassinato. Fruto de seu meio, a jovem luta para se enquadrar em uma vida social perfeita, mas, ao mesmo tempo, vai se descobrindo como uma pessoa totalmente diferente. É, também, triste reconhecer todos os problemas criticados no livro como algo extremamente real e parte do nosso dia a dia.

Com final surpreendente, Crisálida é um ótimo representante do gênero policial e sem dúvida, vale a pena a leitura!

Lethycia Dias 16/11/2019

Crisálida: Uma Metáfora
Quando um cadáver é encontrado após um período de chuvas fortes na cidade de Curitiba, as investigações sobre o desaparecimento - e agora, morte - de Amélia Moura, filha de um político conservador, são retomadas. "Crisálida" é um romance policial brasileiro e é o melhor livro desse gênero que eu li nos últimos tempos.
O livro acompanha Ana Cervinski e Julio Bragatti, dois policiais civis que querem driblar a tentativa de abafamento do caso Amélia. As suspeitas giram em torno da influência do pai da vítima e de possível corrupção na polícia. Ao mesmo tempo, alguns capítulos no passado nos permitem conhecer melhor Amélia, saber quem ela era e o que experimentou nos meses que antecederam sua morte.
Gostei muito da metáfora no título que se refere ao casulo em que lagartas se encerram até se tornarem borboletas. Amélia se permite viver experiências novas e passar por uma verdadeira transformação, rompendo a casca do mundo de controle e preconceito de sua família e descobrindo o amor por outra mulher. Considero esse desenvolvimento dela até mais interessante que a própria investigação de seu assassinato.
É um livro com um mistério muito bom e que não deixa nada a desejar em relação à dinâmica de histórias policiais. Existem reviravoltas e a descoberta do verdadeiro assassino é surpreendente. Além disso é um livro muito bem escrito, que sabe manter a tensão e nos entregar pequenos detalhes que aumentam a curiosidade. Andressa Tabaczisnki também sabe lidar bem com diferentes formatos de texto, e em certos momentos, mostra isso incluindo na história notícias de jornal e narrações de programas de TV.
Li "Crisálida" em apenas uma semana. Além de um excelente livro policial, aborda também questões ligadas a autodescobertas, a como um ambiente de pouca liberdade pode ser sufocante e como pessoas cheias de preconceitos podem ser hipócritas e ter muito a esconder.

site: https://www.instagram.com/p/B43SzvKjS8l/

Taize @viagemliteral 16/01/2020

?"O ser humano é sempre capaz de superar qualquer expectativa."

Quando a professora de literatura Amélia Moura, filha de um renomado deputado desaparece, muitas foram as suspeitas, entretanto, o caso foi arquivado por falta de indícios de homicídio, sendo assim, julgado pelos pais apenas uma rebeldia da jovem em desaparecer sem dar notícias, deixando para trás o casamento com o empresário Rafael e sua família.

Quando uma forte chuva desenterra seu corpo numa cidade afastada de onde morava, a delegada se vê envolta em um mar de suposições, mas sua ousadia e sua vontade de desvendar aquele mistério faz com que seja afastada do caso - o que não a impede de começar uma investigação fora das leis.

Amélia fora criada em um lar totalmente autoritário e frio, no entanto, camuflada como a família perfeita: um casal que se amava e cumpria as leis dos homens e sobretudo as de Deus. Que estavam sempre apoiando os filhos, mas que por debaixo dos panos recriminava a primogênita por escolher ser professora ao invés de algo "superior". Foi aí que Amélia decidiu que era chegada a hora de cortar o cordão umbilical daquele lar tóxico e criar asas, mas fora a partir dessa atitude que sua vida teve um fim.

O fim da relação de Amélia com Rafael, o início de outra com uma mulher, a morte do perito que esteve em seu caso dando fim as provas, fizeram com que todas os indícios apontassem para um único alvo. Mas estaria ele correto?

?"Como explicar o quanto é difícil não se sentir pertencente a um lugar?

"Crisálida" é narrado intercaladamente por Amélia enquanto viva e pela delegada Ana enquanto investiga a morte da jovem. Essa mesclagem entre as narrativas nos instiga ainda mais a prosseguir com a leitura, afinal, vê-la narrar seus dias e acompanhar no capítulo seguinte o desvendar de sua morte é algo bastante interessante. O final nos deixa perplexos; mas na atualidade, não é algo fora de nossa realidade, infelizmente!
Casos como o de Amélia acontecem diariamente, nos deixando a mercê da violência tanto causada por desconhecidos como por pessoas que estão ao nosso lado!

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 23/01/2020

Resenha: Crisálida
Crisálida é um romance policial escrito pela autora Andressa Tabaczinski sendo de literatura nacional, a editora do livro é a Transversal. Eu recebi o livro faz um tempo em parceria com a autora e terminei esse ano de ler. Tem detalhes incríveis do livro como a parte de dentro da capa formando uma Crisálida e cada capítulo a Crisálida vai saindo de seu casulo de larva para forma de Crisálida e depois borboleta.

O livro é um romance policial que envolve a morte da Amélia mas os capítulos vão se intercalando de antes da morte dela até o dia da morte e também sobre a investigação de uma delegada chamada Ana Cervinski junto com um policial. Nisso a trama envolve o leitor fazendo que o livro faça que a leitura flua tranquilamente. A delegada é deixada de férias e o caso deixado de lado mas isso não impede dela continuar investigar e sobre a história da Amélia conforme você vai lendo o livro conhece ela melhor como professora ,nisso o livro trás referências a Dom Casmurro e ao livro Convite para um Homicídio.

Minha análise eu amei o livro tanto que dei cinco estrelas e favoritei, super indico aos fãs de romances policiais, a escrita da autora é incrível, amei as resenhas no Youtube do Victor Almeida do Geef Freak e da Feltrin, esse livro me surpreendeu positivamente. Portanto leia esse livro e descubra quem assinou Amélia e o motivo.E quero finalizar para quem gosta da temática LGBT esse livro também envolve esse conteúdo.

site: https://www.instagram.com/kemiroxtvliterario/

Leyd 27/02/2020

Crisálida é estágio central e definitivo para a transformação de uma borboleta. Quando iniciamos este romance policial, nós nos deparamos exatamente nesta fase crucial, aonde o corpo da jovem Amélia Moura é desenterrado após uma forte tempestade em Curitiba/SC.

Já havia se passado um pouco mais de um mês quando a filha do pastor e deputado Luís Henrique Moura desaparecera, e com as poucas evidencias que um crime teria de fato acontecido, o caso fora arquivado a contragosto da delegada Ana Cervinski, que enxergava nesse cadáver revelado, a chance de finalmente solucionar o caso.

Amélia era uma jovem professora de literatura de vinte e nove anos, que tinha acabado de se mudar da casa dos seus pais para dividir apartamento com Mônica, colega de trabalho de seu noivo Rafael.
Durante alguns meses seus dias monótonos eram divididos entre a escola que trabalhava e as festas aonde sua presença era requisitada devido ao status social de sua família. Em uma dessas ocasiões, Amélia despretensiosamente encontra Luana, uma mulher de espírito livre, que desperta nela desejos a muito escondidos ou melhor dizendo, nunca emergidos. .

O mistério de seu assassinato se funde aos últimos dias da nossa protagonista que aos poucos se revelam entre uma família controladora e homofóbica, um noivado estagnado e seu envolvimento e paixão por Luana.
Tudo é tão genuíno que nos causa angustia ao acompanhar uma trama de auto-descoberta e transformação de uma alma antes encasulada que em breve teria suas asas arrancadas.

Aqui temos duas linhas narrativas, uma em terceira pessoa, que acorre durante a investigação da delegada e a outra em primeira pessoa que é narrada pela própria Amélia antes de seu assassinato, intercalando acontecimentos do passado com o presente que se desenvolvem através da analogia da metamorfose de uma borboleta. A Borboleta é o símbolo da alma, assim como ela abandona a crisálida para voar, nossa personagem principal Amélia, precisou abandonar o corpo físico para ganhar um espaço infinito nas páginas desse livro.

site: https://www.instagram.com/p/B8ZawKljb7U/

1 | 2 | 3 | 4