O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

Svinicius 29/11/2020

Retrato da sociedade brasileira
Que livro sensacional! Um retrato incrível do que era a sociedade brasileira de baixa renda na era colonial. Aluísio Azevedo traz a história de um grupo morador de um cortiço, contando os momentos e histórias dentro do mesmo, desde o dono do cortiço até o vizinho que se mostra aos poucos importante para o livro.

Jonathan 07/08/2020

Primeiro acho que você obrigar crianças a ler clássicos da literatura é um grande erro. Crianças não tem ( na maioria) o hábito da leitura e ter como primeiro contato obras com leitura mais difícil, palavras antigas só faz com que se afastem, esse é um dos fatos que levam a ter poucos leitores no país.

Agora falando do enredo.
Temos neste livro a história de um cortiço, e com ele a de todos os moradores que lá residem. Pessoas simples, trabalhadoras, algumas boas outras nem tanto. A história tem como base o picareta, desonesto João Romão, que na sua ambição faz tudo por dinheiro.
No seu cortiço manda em tudo, se aproveita de quem pode e quando este não tem mais nada a oferecer o expulsa.
Hoje entendo o motivo de ser um clássico, vejo sua importância e como disse no começo é necessário certa maturidade para lê-lo.
Prepare-se para várias histórias emocionantes e bem reais. Há violência, há sexo ( tudo muito bem escrito sem ser vulgar ou ofensivo), há traições, há racismo. Parece que não é uma obra de ficção, mas um retrato da favela atual.
OBS: impossível não ficar revoltado, enojado com o racismo tanto de forma explícita como implícita.

Albertina.FlAvia 12/05/2020

O livro trata de como era a vida nos cortiços daquela época. Muita gente, gente pobre e explorada. O livro é bom e dá pra extrair inúmeros ensinamentos.

Gi 05/04/2020

Leia O Cortiço
Lembro que nos meus tempos de escola tentei ler O Cortiço mas não tive sucesso, naquela época não conseguia entender quase nada do que estava escrito, era uma edição bem antiga.

Coloquei como meta a leitura desse clássico brasileiro esse ano e me surpreendi! Gostei muito e recomendo a leitura.

O livro é ambientado nos subúrbios do Rio de Janeiro do século XIX e conta a história não de uma pessoa, mas de um cortiço e seus muitos moradores, de seu dono João Romão, um português sovina e egoísta e sua eterna rixa com seu vizinho, o Miranda.