Aventuras na História Nº 01 (Julho de 2003)

Aventuras na História Nº 01 (Julho de 2003) Editora Abril

Resenhas - Aventuras na História - nº 01

z..... 14/08/2018

Primeira edição de Aventuras na História, publicada em Julho de 2003. Comparativamente às edições atuais, tinha mais conteúdo, com maior número de reportagens especiais, porém, o texto era menos dinâmico para leitura.
Tenho quase toda a coleção e resolvi revê-la e registrar alguma coisa no Skoob, aproveitando meus dias de licença até novembro.

"Gêngis Khan" - Não sei por que escolheram essa como a reportagem de capa (em minha visão não é a mais legal). Será por conta da guerra recém-iniciada no Iraque, com um líder que se julgava grandioso, capaz de barbaridades como o Khan em seu reino de terror?
O texto não o cita, mas a leitura trouxe-me a lembrança de Alexandre, o Grande, afinal, Gengis Khan é mencionado como o maior conquistador da História e seu reino Mongol, o mais extenso de todos os tempos. Seria legal uma reportagem também com um paralelo entre os dois.
A revista cita muitas coisas de sua personalidade e povo, até então pouco organizado (mongol), sem leis ou cultura refinada e modos bárbaros (entre outras coisas, comiam carne crua também), impondo seu domínio com o terror.

"Peste Negra" - A reportagem que mais gostei. Apresenta a epidemia na Europa do século XIV com detalhes impactantes: uma em cada três pessoas morreram no espaço de cinco anos da epidemia; destacaram as causas (crescimento populacional, desconhecimento científico e contexto insalubre) e caracterizações do mal (peste bubônica e pneumônica, com seus agravos). Isso não é novidade e o que realmente chamou minha atenção foi a xenofobia que gerou-se diante da calamidade pública, causando isolamentos entre nações, influenciando o desenrolar histórico. Raízes de animosidades.

"Quem eram os Olmecas?" - A civilização da América Central foi citada como a pré-colombiana mais antiga, sendo precursora dos Maias e Astecas. O apogeu e desaparecimento ocorreu antes de Cristo e mostrou-se um pouco de sua cultura.
O que me instigou foi uma das hipóteses do desaparecimento. A gente topa com informações sobre mudanças climáticas rotineiramente, mas ainda não tinha visto a hipótese de doenças congênitas devido manterem isolamento de outros povos, o que talvez estimulasse relações consanguíneas e consequências ao longo do tempo. Registro do texto.

"Brasil ancestral" - Estudo do contexto pré-cabral, cercado por confrontos de ideias entre os pesquisadores.