Qabalah, Qliphoth e Magia Goética

Qabalah, Qliphoth e Magia Goética Thomas Karlsson

Resenhas - Qabalah, Qliphoth e Magia Goética

Serpris 22/02/2024

Confesso que estava com um pouco de receio quanto a revisita a esse material. Quando o li pela primeira vez estava começando a descobrir a Magia Goetica. Achei muito informativo na época mas estava pensando que talvez já não fosse uma leitura tão proveitosa.
Hoje com muito mais experiência e estudo nos assuntos abordados no livro, continuo achando um prato cheíssimo.

No assunto Qabalah: Muitos aspectos são abordados, então acredito que, para quem não tem nenhuma experiência ou conhecimento no assunto, pode ser um pouco confuso em alguns pontos. Justamente por sumarizar a maior quantidade de informações possível, o texto acaba não se aprofundando tanto quanto poderia. Há âmbitos da Qabalah que são muito bem dissecados, como as partes mais mitológicas e vertentes ocidentais, enquanto outros são levemente deixados de lado ou apenas citado por alto. Eu recomendaria um breve estudo do assunto antes da leitura, mas sigo achando uma excelente introdução.

No assunto Qliphoth/ Caminho de Mão Esquerda: Continua sendo um dos melhores materiais que já encontrei sobre o assunto. Sumariza e explica tudo muito bem. Já para o Caminho de Mão Esquerda, tiro o chapéu! Uma breve apresentação, mas muito acurada. Foge dos clichês que hoje em dia existem em materiais feitos para chocar o público. Meu único ponto a reclamar é novamente, em alguns aspectos, citar outras culturas e interpretações do assunto, mas sem aprofundar muito.

No assunto Magia Goética: Sinceramente já vi materiais muito melhores. Serve como introdução? Serve, mas uma introdução muito rasa. Infelizmente é um ponto que acho que deixou bastante a desejar. Uma pena, porque tenho certeza de que grande parte das pessoas que compram o livro o fazem por interesse majoritário na Goétia do que nos outros assuntos abordados.

Em suma é um livro excelente e eu recomendaria de olhos fechados a qualquer um, praticante ou não, de magia obscura.

renattomd 12/01/2024

Muito bom para conhecer sobre o aspecto mais sombrio não só da Cabala, como da existência. O autor traz uma pesquisa profunda e detalhada sobre o tema e deixa tudo muito bem explicado e organizado. Essa edição da Penumbra Livros está incrível.

Matheus Azeredo Prado 30/12/2023

Épico
Mais um livro do autor Thomas Karlsson que me surpreendeu muito positivamente, a leitura me envolveu completamente.

Neste livro, o autor demonstra não apenas uma erudição exemplar, mas também uma excelente capacidade de criar a partir de seus estudos, oferecendo como consequência disso um verdadeiro Tratado sobre Ocultismo da Mão Esquerda.

Livro completo, tanto do ponto de vista teórico, quanto prático, pois oferece uma série de exercícios introdutórios para que o leitor possa experimentar o Caminho que ele ensina em sua Ordem, a Dragon Rouge.

Esse ano li muitos livros bons, mas este foi com certeza o melhor deles, um ótimo desfecho para este ano.

Diego Piu 24/06/2021

Talvez o Livro que mais encontrei prazer até então em 2021. Acredito que pq toca em vários assuntos pelos quais sempre tive curiosidades (anjos caídos, Goetia e a Árvore do Conhecimento, por exemplo).

Escrita fluida e didática, mas ainda assim não recomendo a leitura antes de uma base sobre a Árvore da Vida, mesmo que resumida. Acho interessante ler Dion Fortune antes (não que seja a leitura obrigatória, cada um começa por onde bem entender). Mas pra entender bem as Qliphas, acho importante o conhecimento das Sephiras, uma é o oposto da outra. E fazer essa relação entre elas foi muito bacana na minha experiência.