Gaia - Alerta Final

Gaia - Alerta Final James Lovelock

Resenhas - Gaia - Alerta Final

Thaís 22/04/2024

"Gaia: Alerta Final" é uma última tentativa de James Lovelock de chamar a atenção para nossa relação com o meio-ambiente. Gaia é o nome que ele deu para a Terra, uma vez que ele concluiu que trata-se de um sistema vivo e que, portanto, devíamos tratá-lo como tal. Nossas relações com o meio-ambiente devem ser revistas por este prisma. Sendo esse o maior trabalho de sua vida como pesquisador, ele sentiu-se na obrigação de trazer ao público geral, com uma abordagem mais simples que a acadêmica, seu ponto de vista e ideias para termos um futuro melhor. Algumas ideias são radicais, controversas, mas têm seu apelo com alguma razão e um pouco de evidência. Dado o meio, achei de bom tom não exagerar na apresentação de provas, apenas o suficiente para embasar seus pontos de vista.

Morgan 06/07/2022

Os dois primeiros capítulos explicam a teoria de Gaia, mas usam uma linguagem científica. Depois disso, passa para uma linguagem mais compreensível para leigos (meu caso). É uma leitura interessante, mas não acho que tenha funcionado bem na parte de explicar a ciência por trás da teoria para um leigo. Fiquei sem entender muito bem algumas partes, em especial sobre Geologia.
Se a intenção era introduzir a teoria de Gaia ao público geral, acho que falhou.

Felipe863 23/01/2022

Sobre aquecimento global e a responsabilidade dos humanos.
O livro aborda os problemas do aquecimento global, da irreversibilidade dos problemas em escala global causado pelos seres humanos. Apresenta a Teoria de Gaia e soluções para amenizar os problemas em escala global.

Vitor Cano 28/11/2021

Fato, opinião ou conspiração?
Sendo bem direto ao ponto: essa foi minha primeira leitura do Lovelock e não gostei da abordagem dele.

Os trechos sobre a chamada Teoria de Gaia são interessantes. Gostei de como ele apresenta a complexidade do sistema Terra e de quais variáveis considera importante para modelar o clima. Ele também deixa claro que existem limitações da ciência atual sobre a compreensão de algo tão complexo. Até aqui tudo ok.

O problema é que em muitos momentos da argumentação o autor não faz nenhuma questão de deixar claro o que é fato, o que é uma opinião dele e o que é puro conspiracionismo baseado na interpretação dele sobre geopolítica ambiental/energética. De repente o livro vira uma salada.

Felizmente, eu tive a oportunidade de estudar formalmente na área ambiental (graduação, mestrado, doutorado) e conseguia separar o joio do trigo. No entanto, me preocupa muito que esse livro possar ser um dos primeiros contatos de alguém com o tema, pois o leitor pode acabar absorvendo todo o conteúdo do livro como se fosse um uma verdade amplamente estabelecida.

Resumindo, acho que esse livro só vale a pena para quem já tem familiaridade e visão crítica sobre o tema e tem curiosidade de conhecer o polêmico Lovelock. Se esse não for o seu caso, evite essa leitura. Lembrando que é um livro que já tem dados desatualizados.

Marta Skoober 24/03/2021

Foi uma boa leitura, incomodativa confesso, mas em termos de alarmismo (no se sentido, de tocar o alarme nos incautos) para mim o livro de David Wallace-Wells, é bem mais consistente e abrangente.
Mas voltemos ao Gaia, em muitos pontos achei repetitivo, e isso me incomodou. O autor tem uma espécie de obsessão com a energia nuclear, que parece ser a única solução para tudo e de todo o caos reinante. Mas não considera os efeitos nefastos da poluição, do lixo, por exemplo...
Não me arrependo da leitura que fiz, mas certamente não é o livro que pensaria em utilizar para refletir sobre o tema.
Opinião puramente leiga e pessoal.
24.03.2021

Veronica 07/02/2021

Pra mim um livro super complexo de ler e que demandou tempo. Porém adentrar no mundo como o autor nos permitiu e enxergar a maneira que ele vê e crê para o mundo é perfeito. Diversos questionamentos e suposições que nos deixam intrigados e nos fazem rever nossas atitudes perante o mundo.

Tama 19/08/2020

Livro sério.
Sobre um tema seríssimo.
Ecologia e meio ambiente.
Sem os fanatismos do ativismo ecológico.
Sem a maquiagem do GreenWash.
Debate científico sobre o nível de consumismo e suas consequências. Para ler, refletir e se transformar. Ou escolher a extinção.

Anderson916 19/08/2020

Otimo livro.
Muito explicativo.

Laísa 26/07/2020

Decepção pessoal
O livro trata de uma teoria bem interessante e muito mal avaliada pelos cientistas de forma geral, a teoria de gaia. Comprei o livro pois queria saber mais sobre a teoria e o Lovelook. Por que ele é tão "odiado" por uma parcela de cientistas. E entendi o motivo. O livro inicia falando sobre os problemas climaticos e as formas de resolve-los. Começa ai o problema quando ele inicia a defesa a Usina nuclear. Em seguida, fala sobre a geociencia, e finalmente, sobre a teoria. Essa foi a parte que eu mais gostei, pois ele mostra toda a complexidade de se criar e publicar uma hipótese, agora teoria, e seus processos. Em seguida, ele fala sobre a vida dele, se chamando de " ser verde " por defender o meio ambiente, achei bem arrogante em vários momentos e, novamente, muito extremista. Ele finaliza falando sobre o futuro da terra /gaia. Esse é o tipo de livro que se deve ler bem criticamente, pois algumas ideias tão encantadoramente apresentadas pode não ser tão belas assim..

Nágela Soares 06/06/2020

Um tanto alarmista. Considerado assim, inclusive, pelo próprio autor em entrevistas mais recentes. Foi uma forma característica de falar sobre um assunto de grande importância. Me identifiquei com as idéias do autor em diversos momentos, mas ñ sei se tenho uma opinião formada sobre o livro. Achei a leitura lenta e cansativa, me vi pulando várias partes kk talvez eu tenha lido na época errada.
Nágela Soares 29/07/2021minha estante
Definitivamente leu no tempo errado de sua vida, queridinha! Já tenho outra visão do livro, mas vou reler pra validar isso.

Simone.GAndrade 28/12/2017

"Superorganismo"
Gaia - Alerta Final por James Lovelock - Renomado cientista, inventor de vários instrumentos científicos como o medidor de CFCs (clorofluorcarbonetos) presentes na atmosfera, além de várias publicações científicas, sendo o autor da teoria de Gaia. Neste livro ele expõe suas teorias e quais foram suas motivações para publicação desta obra, aqui ele faz críticas ao IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) que é um é um órgão científico responsável pela sintetização e divulgação de conhecimentos relacionados ao aquecimento global, e a divulgação de pesquisas relacionadas às mudanças climáticas chamou verdadeiramente sua atenção sobre o consenso relacionado ao clima do futuro, baseados em modelos climáticos incompletos, nada confiáveis se comparados às previsões com os dados reais apurados, onde políticas públicas são planejadas a amenizar mudanças do clima, o próprio autor relata: "Se não conseguimos prever o que já aconteceu, como podemos ter confiança nas previsões para daqui a quarenta ou noventa anos?". Para dar ênfase em suas objeções traz gráficos que mostram as discrepâncias levantadas ao que realmente aconteceu ao nosso planeta, ou seja, previsões incompatíveis em relação às observações reais obtidas, e como a história da terra evidencia que as mudanças não são sutis como as previsões do IPCC, sendo mais prováveis mudanças súbitas, e lembra a importância das observações no mundo real e não apenas argumentações em modelos teóricos. Não há dúvida sobre o grande jogo de interesses em previsões que sejam mais aceitáveis aos interesses governamentais e as atividades humanas que potencializam o aquecimento global. O autor levanta várias questões que chamam bastante atenção, sendo evidente que a evolução da população humana ao longo dos tempos tem relação com as diversas consequências negativas ao planeta terra, o excesso de pessoas com seus animais de estimação e gado exaurem os recursos naturais com uma velocidade acima do que o próprio sistema consegue se regenerar, "os seres humanos do século XX tornaram-se quase um organismo patológico planetário" e na teoria de Gaia o planeta Terra é um grande ser vivo capaz de se autorregular, mudando para um estado bem menos favorável a nós seres vivos e outros animais para regular seu pleno funcionamento, nossa tentativa de salvar o planeta como o conhecemos já passou há muito tempo, ou seja, é um assunto extenso com vários pontos e advertências importantes que devem ser consideradas, não concordo com tudo que li, mas são discussões que valem a pena. Realmente um livro que levanta uma serie de reflexões sobre como vemos e interagimos com o planeta que habitamos.

C. Alba 05/09/2015

Planeta Gaia.
No livro Gaia: Alerta Final, o autor britânico James Lovelock disserta mais sobre a sua "Teoria de Gaia", na qual ele conceitua a Terra como um grande ser vivo capaz de autorregular a sua temperatura, um planeta vivo.
Lovelock faz um alerta a posição tendenciosa de alguns cientistas em relação às mudanças climáticas, para que elas pudessem ser mais aceitáveis aos interesses governamentais e também a influência das ações dos seres humanos no aumento do aquecimento global, “Tornamo-nos uma infecção da Terra há um longo e incerto tempo, quando usamos pela primeira vez o fogo e as ferramentas de forma deliberada, mas não foi senão há cerca de duzentos anos que terminou o longo período de incubação e começou a Revolução Industrial; a infecção da Terra tornou-se, então, irreversível.” (pág. 222). Ele busca conscientizar a humanidade do quão necessário é moderar nossas atitudes para que o meio em que vivemos não se converta em um mundo inabitável para a nossa espécie, “É assim que Gaia mantém um planeta habitável: as espécies que melhoram a habitabilidade florescem e aquelas que viciam o ambiente estão fadadas a retroceder ou se extinguir.” (pág. 175).
Para aqueles que buscam compreender melhor a situação do planeta e o nosso posicionamento nele, a obra de Lovelock pode trazer algum norte para estas dúvidas.
O livro trata de questões científicas, porém, consegue ser acessível ao leitor que está distante desse campo.

Inlectus 15/01/2013

Bom livro.

Muitos pontos interessantes.

Alécio Faria 11/04/2012

Ótimo Livro
Para aquelas pessoas simpatizantes da ecologia, amantes da natureza ou simplesmente que gostariam de compreender um pouco mais sobre as ideias de Lovelock , eu recomendo Gaia : Alerta final.

No livro, Love look compartilha sua teoria sobre o estresse que a raça humana está impondo à terra , e de que forma ele acredita que as mudanças climáticas poderão levar o mundo a um ecossistema inóspito para a humanidade. Ele fala tb sobre a teoria de Gaia, uma visão que considera a terra um organismo vivo.

Um bom capítulo é 4º , quando ele decorre sobre fontes de energia e alimento. Falando das opções energéticas renováveis .

Algumas de suas teorias eu compartilho em meu livro Amazônia 2050- a geopolítica da escassez.

Boa leitura.