Kitchen

Kitchen Banana Yoshimoto

Resenhas - Kitchen

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Eli 26/06/2023

No início do livro parecia que eu iria odiar a leitura, não tinha entendido até então a proposta de Yoshimoto. Mas apesar dos contras, o último conto foi especialmente tocante para mim, ela fala de luto, saudade e outros sentimentos que vêm junto com isso. Preciso ler novamente inclusive ?

Leonardo Bezerra 21/06/2023

"Kitchen" é uma história muito boa sobre o luto e tudo o que o envolve, mas que fica um pouco cansativa em seu desenvolvimento. "Moonlight Shadow" é como se fosse uma música da Phoebe Bridgers e um livro do Haruki Murakami ao mesmo tempo, e que conversou muito comigo.

pirocadeperuca 16/05/2023

Muito bom, a sensação que tive enquanto lia era de que a história fluía como uma brisa fria.
o primeiro conto, Kitchen, me surpreendeu pela inclusão de uma mãe trans, dona de um gayclub com travestis, principalmente por conta do preconceito japonês e o ano em que o livro foi publicado. também gostei bastante da forma como Yoshimoto retrata o luto, o vazio da saudade.
do segundo conto não gostei, achei brega. mas foi muito bem escrito.

bmeetsevil 02/05/2023

É aquela clássica literalmente confusa japonesa
Primeiro achei que fosse ter alguma conexão com cozinha ser o coração da casa, comida SEI LA só sei que de kitchen não tem nada skajsjsjsjs são dois contos que lidam com luto e como existem milhões de formas de processar. É gostosinho de ler, mas bem raso, as personagens não são desenvolvidas.

yoshii 19/04/2023

Incrível como Banana Yoshimoto transforma nada em tudo
Esse é meu terceiro livro da autora. Uma coisa que eu reparei é como ela passa uma suavidade nas coisas ao mesmo tempo que desperta sentimentos muito profundos.
Quando eu li Tsugumi, a leitura tinha a sensação de quando vc sai do mar depois de muito tempo.
Tive alguns problemas com a tradução desse livro em inglês, algumas coisas não batiam (como a cantora da música mencionada).

"To the extent that I had come to understand that despair does not necessarily result in annihilation, that one can go on as usual in spite of it, I had become hardened. Was that what it means to be an adult, to live with ugly ambiguities? I didn't like it, but it made it easier to go on."

Maya.Bond 12/04/2023

Kitchen
Um livro sobre o luto e suas consequências! uma leitura rápida e reflexiva. gostei de ter contato com uma autora japonesa, muda o eixo de sempre: europa-brasil-eua.

Mariana.Guimaraes 09/04/2023

O livro é composto por 2 contos, cujo tema central é o luto e a tentativa de continuar a vida após perder alguém querido. São contos com muitas reflexões nesta temática, tristes e muito sensíveis. Gostei muito, vou procurar outros livros da autora para ler.

Mari 25/03/2023

Delicado
Eu não sabia do que a história se tratava antes de começar a ler.
Esse livro fala sobre perdas de pessoas queridas, um assunto muito delicado para mim, mas a autora trata o tema de uma forma delicada e gentil.
Existem pessoas ao nosso lado para caminhar com a gente quando as coisas estão difíceis. Tenha força, coragem, e siga em frente.

Livia Barini 13/03/2023

Bom livro
Este é um livro sobre luto. Nele existem duas histórias: de uma moça que perdeu o noivo e de duas pessoas (uma moça e um rapaz) que ficaram órfãos e sozinhos no mundo.

Há no livro muito do que, quem viveu o luto sente: o vazio, a falta de sentido da vida, a injustiça de nunca mais poder falar com quem morreu, a vontade de começar uma vida totalmente diferente porque agora a que a gente vivia se tornou insuportável sem aquele que se foi ... Tudo isso de uma forma sensível, nada piegas, a conta-gotas.

Achei muito interessante a forma como o personagem trans é retratado, em especial, por estarmos falando de uma sociedade extremamente conservadora. Não como uma bandeira LGBT, nem como uma aberração, mas sim como um ser humano, com suas complexidades, qualidades e defeitos.

Não é meu livro favorito da autora (ainda prefiro Tsugumi), mas é bom e vale a leitura.

legolas_ 26/02/2023

Não consigo descrever o tanto de coisas que senti lendo Kitchen, eu já sabia que ia amar porque essa autora é uma artista impecável, mas ainda me surpreende a qualidade da escrita e a profundidade que ela coloca em cada personagem. São só 116 páginas mas eu me liguei tanto a história que não queria que acabasse nunca.

A forma como a autora descreve o luto e desenvolve as formas de cada personagem de lidar com isso traz uma angústia e uma melancolia sufocantes, mas também um alívio e uma felicidade enorme!

Em Moonlight Shadow o sentimento não é tão doloroso, e não sei se isso se dá pelo fato de Kitchen ser uma preposição do luto ou porque aqui a gente se depara com um luto recém-entendido e que mesmo no fim não visa ser superado, você reconhece a vida dos protagonistas se expandindo em torno dessa dor, com elementos não só de não-ficção mas também de alguma magia prática e gentil.

souphiss 09/02/2023

Senti
Gostei muito das duas histórias, achei a escrita da autora maravilhosa e emocionante. Cheguei a chorar lendo as duas.

Só tenho ressalvas sobre as abordagens em relação às personagens travestis e trans da obra, acho que poderia ter sido feito de outras formas.

livsok 22/01/2023

Banana Yoshimoto presenteia o leitor com uma viagem pelos sentimentos e vivências de suas personagens. O uso dos elementos da natureza e das sensações agrega complexidade à narrativa, permitindo que os temas (amor, morte, luto, resiliência?) sejam abordados de forma delicada e profunda.

Isabella.Blanco 18/01/2023

leitura simplesmente deliciosa, um dos livros mais prazerosos que já li, fluiu tanto que terminei em dois dias (sim, ele é curtinho mesmo). uma história sobre luto, sobre a vida adulta que nos engole em uma idade que não nos sentimos prontos ainda pra tanta responsabilidade, sobre relações que ajudam a construir o nosso autoconhecimento e nosso caráter. lindo, lindo, lindo.

Andreza 08/12/2022

Para aqueles que se sentem só...
Linda escrita da autora nesse livro que aborda perdas e solidão. A primeira história foi a que mais me encantou. Me apaguei àqueles personagens profundamente, me vi torcendo por eles e não queria que acabasse. Por mais que a história tenha sido curta, não me senti, naquele momento que lia, só.

1 | 2 | 3 | 4 | 5