Introdução aos estudos da patrística

Introdução aos estudos da patrística Joãozinho Thomaz de Almeida

Resenhas -

Samuel.Alves 23/05/2021

Introdução a Patrística
O que dizer depois de três centenas de páginas sobre esse tema tão extraordinário?

Primeiro, quanto mais eu leio sobre este período, e ainda mais sobre estes homens, duas coisas se esclarecem: sua grandeza e o aumento de minha percepção quanto a grandeza da Igreja.

A Patrística, enquanto área de saber filosófico, é um período de transição. Muita coisa está acontecendo, além das intensas perseguições, que vão definir o futuro da Igreja. Isso pode deixar o leitor desatento com a impressão de que eles cometeram algum erro. Ledo engano! Estamos sobre os ombros desses gigantes.

Os servos de Deus que contribuiram para este período, pelo que podemos observar, não tinham dimensão de toda herança que eles estavam deixando a nós e dos alicerces que eles estavam firmando para este edifício que é a Igreja. Seu serviço, mesmo limitado pela juventude da fé evangélica, foi decisivo para o estabelecimento social do mundo moderno, e desenvolvimento intelectual da cristandade.

Os primeiros escritos apologéticos saíram da pena desses irmãos. Pensadores, professores, tribunos, mártires. Seu legado foi uma herança diante da qual a história tem que se curvar, pois é maior que o tempo.

Fran 31/03/2021

Abrindo a "Aaixa Preta"
Nem tudo é perfeito... Não pode ser diferente, os desapontamento também nos faz valorizar o que é de fato importante.

Tenho lido algo sobre o cristianismo primitivo. Os relatos são devidamente referenciados com fatos "documentados".

Ass coisas de César e as coisas de Deus se misturaram e o Imperador se torna um representante de Cristo. De perseguidos a perseguidores...

O que antes era condenável por ser "costumes pagãos" é incorporado no seu meio.

- grinalda nupcial, vestido noiva, bolo de casamento, troca de anéis e até o cerial que era jogado nos noivos para dar sorte (superstições outrora condenado)...

- procissões e comemorações de datas sagradas (embora no judaísmo já se comemorava a Páscoa).

- o dia 25 de dezembro designado como o dia natalício de Jesus éra desde muito tempo consagrada como natalício do deus Sol e de Mitra (figura messiânica dos persa).

É gratificante conhecer os primórdios do cristianismo... os alicerces da Igreja Cristã, sem dúvida alguma teve grandes arquitetos.