O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Dr Perônico 21/05/2024

Falar de Dorian Gray é um exercício de resistência na tentativa de ser imparcial, mas que fique claro, esta é uma das minhas obras preferidas! Vamos aos apontamentos sobre a leitura.
Um livro perigoso! Um veneno doce e imoral, para os costumes da era vitoriana, que levou à decadência de seu autor. Oscar Wilde afirma que "o fato de um homem ser um envenenador nada depõe contra sua prosa", no entanto, seu livro tem uma força, uma vulgaridade, inexplicável. Tal como a obsessão de Dorian pelo seu retrato, o leitor fica obcecado pela obra de Wilde.
Escrito no final do século XIX, O Retrato De Dorian Gray é um reflexo de sua época. A corrente do Esteticismo Decadentista, representada no Brasil pelos movimentos Simbolista e Parnasiano, estampa sua prosa. A Arte Pela Arte nunca esteve tão bem representada!
Se valendo de artifícios da Literatura Gótica, as descrições se tornam cada vez mais lúgubres com o decorrer dos fatos, representando a corrupção de Dorian Gray, que por fim tem seu ápice num devaneio de loucura, ligando a beleza e o hedonismo de seu início à destruição e à morte no final da obra.
Não ouso escrever uma sinopse, pois posso acabar tangenciando algum ponto, apenas posso garantir que, em matéria de corrupção, espero que o livro os corrompa como fez comigo anos atrás e após esta releitura.

sameclipse 21/05/2024

Leitura complexa, mas repleta de significados
O Retrato de Dorian Gray é um livro muito complexo e detalhado. Há diálogos muito extensos, principalmente vindos de Henry. O livro em si não é muito grande por ser uma versão censurada da obra, o que é algo triste. Entretanto, minha experiência como leitora desta obra não foi tão interessante e sim, maçante. Tive muita dificuldade para continuar a leitura, pois me senti cansada em muitos momentos das longas páginas de diálogo de um único personagem e de algumas longas cenas.

O livro conta a história de um personagem que é tão lindo, mas tão lindo que passa a ser venerado por sua beleza e essa obsessão com a beleza se torna sua ruína. É um livro muito único, não acho que tem e nem vai haver um livro igual a esse. De fato, a construção da história em alguns pontos me chamou extrema atenção, enquanto outros me deixaram bem cansada.

Porém, foi uma leitura única, interessante e repleta de significação. Oscar Wilde faz reflexões muito complexas nessa obra, algo que considero bem único dele. No total, não há como dizer que é um livro ruim, longe disso, é um livro muito bom. Entretanto, não me prendeu o suficiente.

Pretendo ler futuramente em outra época da minha vida, afinal há leituras que só não funcionam em sua totalidade porque o leitor está lendo no tempo errado.

Rayane.Bahiense 20/05/2024

Eita Dorian
Esse livro eu achei que leria muito mais rápido. O início me pegou muito, fluiu pela curiosidade mesmo. Até que um clima de suspense começou e fiquei ainda mais curiosa? Depois quase morri de tédio. O final eu gostei.

Só queria mesmo que ali no meio fosse menos tedioso porque parecia que não tinha muito do que se falar. Enfim, esperei mais, apesar de curtir como acabou. É um bom livro apesar disso.

Strawberr.iris 20/05/2024

Simplesmente perfeito, um livro de reflexão, onde vai te fazer pensar, o ser humano nasce corrompido ou se torna corrompido??
Te faz pensar em bastante coisa, acho q vele super a pena ler pelo menos uma vez.
Li de uma vez só, super rapidinho e te prende na leitura.
Apenas leiam.

Ferot 20/05/2024

Superestimado
Bem compreensível a importância desta obra na época, assim como o escândalo que causou. Tem ótimas passagens também, sem dúvida. Mas é só isso mesmo.

A ideia do retrato em si é ótima e gerou bastante interesse na leitura, mas o enredo podia ser mais bem desenvolvido. Há momentos bastante repetitivos e a filosofia esteticista que embasa a obra é bem rala e ultrapassada.

Uma obra que tem sua importância e alguns bons diálogos, mas que não deixa saudade depois da leitura, pelo contrário.

igsuehtam 19/05/2024

Interessante
Engraçado pensar que a mais de um século atrás as pessoas se chocavam com tão pouca coisa, e ainda mais no segmento da literatura. Já hoje em dia, nada mais chocam elas.

maahwitcher7 19/05/2024

Dorian Gray é gente como a gente.
Dorian Gray é gente como a gente. Os romances, as cenas de suspense, drama, me lembram uma visão da vida pessimista. Sinceramente, eu esperava muito desse livro e ganhei o q esperava. Sibyl, uma personagem tão querida, e eu me identifiquei tanto com ela. Enfim, o livro é incrível e eu adorei os personagens, o protagonista é bem dramático e eu adoro isso
Wesley251 21/05/2024minha estante
Gente como a gente? Ele é um narciso, psicopata e ass*ssin* ?

Mariane.Maske 18/05/2024

Clássico, mas na releitura gostei menos
Não é à toa que é um clássico! Gosto muito da ideia que essa obra traz.
Mas, na primeira vez que li, gostei mais. Era um dos meu livros favoritos.
Vale dizer que esta versão é a original, posteriormente Oscar Wilde acrescentou alguns capítulos e modificou algumas partes por conta da censura e das críticas que sofreu. Inclusive, ao que consta, a obra foi usada contra ele no julgamento que sofreu por imoralidade (talvez a importância da obra esteja muito nisso tudo que ela significou? aliás, assusta pensar em uma obra de ficção ser usada contra seu autor em um julgamento? me lembra um pouco a situação do filme ?Anatomia de uma Queda?, que é sensacional e faz pensar bastante nessa questão.).
Reler o livro foi interessante, não me recordava de vários dos detalhes, pois a primeira vez q li foi na adolescência? os livros q tenho relido têm quase sempre reduzido uma estrela rsrs. Não sou muito de refazer releituras, mas ate agora, o único q se manteve no status maravilhoso da primeira leitura foi o primeiro volume do continente de Erico Veríssimo.
É um livro muito bom, mas, para mim, ficou faltando mais detalhamento das coisas q Dorian Gray fez ao longo da vida? nao sei explicar, ele me pareceu mais bobinho do que eu me lembrava.
Enfim, terminando a leitura hoje, devo admitir que me parece um livro meio adolescente, o que me entristeceu um pouco, porque sempre foi uma obra (e autor) que eu defendi com unhas e dentes dizendo que é fantástico. Na releitura o encanto se foi. Será q eu tinha lido a versão pós censura? Confesso q não me lembrava do final da forma deste exemplar aqui (sem dar spoiler, naturalmente).

Kaline55 18/05/2024

Fiquei triste por ser a versão censurada
Amei o livro, super envolvente, porém por ser versão censurada não consigo dar 5 estrelas.
A versão original tem 13 capítulos enquanto a versão censurada possui 20.
Kaline55 18/05/2024minha estante
A versão censurada possui 20**

amelinha.quin 18/05/2024

Dorian, Dorian...
Não sei dizer o que eu esperava desse livro, mas certamente me entregou muito mais do que qualquer expectativa que eu tivesse (seja ela qual for).

Na minha opinião, o livro trata principalmente sobre escolhas.
Sobre o peso que elas tem nas nossas vidas. Sobre o cuidado (que muitas vezes nós não temos) ao escolher os nossos próximo passos.
Porque eu acredito que nós sempre temos escolha.

O retrato de Dorian Gray mostra um personagem que está longe de ser perfeito, na verdade ele está muito mais perto de um ser humano comum e parecido com nós mesmos do que eu gostaria de admitir.
Dorian faz aquilo que muitas vezes gostaríamos de fazer e não o fazemos. Peca como se não houvessem consequências.

Nem se eu tentasse explicar o que me prendeu a esse livro eu saberia, mas acima estão algumas das minhas suspeitas.

Um livro para ler e reler sem dúvida nenhuma.

Milene135 18/05/2024

O retrato de Dorian Gray
Dorian Gray vale a pena? Particularmente não fui muito fã da história, mas lembre-se que isso é uma opinião particular minha. O livro possui muitas filosofias interessantes, além de fazer várias críticas ao narcisismo que o personagem contém por ter uma aparência exuberante! A linguagem é formal, mas não é nada difícil de entender! ?

Madu Olifotet 17/05/2024

É este encantamento com sua própria beleza que faz com que Dorian Gray antecipe o narcisismo moderno. Dorian, enlevado por sua própria magnificência, já não percebe mais ninguém.

O narcisista é constitutivamente insatisfeito, pois a irrelevância do outro faz com que jamais se possa satisfazer.

Não há ninguém no mundo que seja bom o suficiente para ele, assim, nunca alcança aquela sensação de completude que crê que teria sozinho.

Além disso, é possível vivenciar muitas experiências acompanhado por outros, e ainda assim sentir-se solitário. Pois, novamente, quando o outro não é relevante, torna-se apenas um instrumento. Para mim, tu não representas nada, e eu, igualmente, nada represento para ti.