O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Strawberr.iris 20/05/2024

Simplesmente perfeito, um livro de reflexão, onde vai te fazer pensar, o ser humano nasce corrompido ou se torna corrompido??
Te faz pensar em bastante coisa, acho q vele super a pena ler pelo menos uma vez.
Li de uma vez só, super rapidinho e te prende na leitura.
Apenas leiam.

Ferot 20/05/2024

Superestimado
Bem compreensível a importância desta obra na época, assim como o escândalo que causou. Tem ótimas passagens também, sem dúvida. Mas é só isso mesmo.

A ideia do retrato em si é ótima e gerou bastante interesse na leitura, mas o enredo podia ser mais bem desenvolvido. Há momentos bastante repetitivos e a filosofia esteticista que embasa a obra é bem rala e ultrapassada.

Uma obra que tem sua importância e alguns bons diálogos, mas que não deixa saudade depois da leitura, pelo contrário.

igsuehtam 19/05/2024

Interessante
Engraçado pensar que a mais de um século atrás as pessoas se chocavam com tão pouca coisa, e ainda mais no segmento da literatura. Já hoje em dia, nada mais chocam elas.

maahwitcher7 19/05/2024

Dorian Gray é gente como a gente.
Dorian Gray é gente como a gente. Os romances, as cenas de suspense, drama, me lembram uma visão da vida pessimista. Sinceramente, eu esperava muito desse livro e ganhei o q esperava. Sibyl, uma personagem tão querida, e eu me identifiquei tanto com ela. Enfim, o livro é incrível e eu adorei os personagens, o protagonista é bem dramático e eu adoro isso

Mariane.Maske 18/05/2024

Clássico, mas na releitura gostei menos
Não é à toa que é um clássico! Gosto muito da ideia que essa obra traz.
Mas, na primeira vez que li, gostei mais. Era um dos meu livros favoritos.
Vale dizer que esta versão é a original, posteriormente Oscar Wilde acrescentou alguns capítulos e modificou algumas partes por conta da censura e das críticas que sofreu. Inclusive, ao que consta, a obra foi usada contra ele no julgamento que sofreu por imoralidade (talvez a importância da obra esteja muito nisso tudo que ela significou? aliás, assusta pensar em uma obra de ficção ser usada contra seu autor em um julgamento? me lembra um pouco a situação do filme ?Anatomia de uma Queda?, que é sensacional e faz pensar bastante nessa questão.).
Reler o livro foi interessante, não me recordava de vários dos detalhes, pois a primeira vez q li foi na adolescência? os livros q tenho relido têm quase sempre reduzido uma estrela rsrs. Não sou muito de refazer releituras, mas ate agora, o único q se manteve no status maravilhoso da primeira leitura foi o primeiro volume do continente de Erico Veríssimo.
É um livro muito bom, mas, para mim, ficou faltando mais detalhamento das coisas q Dorian Gray fez ao longo da vida? nao sei explicar, ele me pareceu mais bobinho do que eu me lembrava.
Enfim, terminando a leitura hoje, devo admitir que me parece um livro meio adolescente, o que me entristeceu um pouco, porque sempre foi uma obra (e autor) que eu defendi com unhas e dentes dizendo que é fantástico. Na releitura o encanto se foi. Será q eu tinha lido a versão pós censura? Confesso q não me lembrava do final da forma deste exemplar aqui (sem dar spoiler, naturalmente).

Kaline55 18/05/2024

Fiquei triste por ser a versão censurada
Amei o livro, super envolvente, porém por ser versão censurada não consigo dar 5 estrelas.
A versão original tem 13 capítulos enquanto a versão censurada possui 20.
Kaline55 18/05/2024minha estante
A versão censurada possui 20**

amelinha.quin 18/05/2024

Dorian, Dorian...
Não sei dizer o que eu esperava desse livro, mas certamente me entregou muito mais do que qualquer expectativa que eu tivesse (seja ela qual for).

Na minha opinião, o livro trata principalmente sobre escolhas.
Sobre o peso que elas tem nas nossas vidas. Sobre o cuidado (que muitas vezes nós não temos) ao escolher os nossos próximo passos.
Porque eu acredito que nós sempre temos escolha.

O retrato de Dorian Gray mostra um personagem que está longe de ser perfeito, na verdade ele está muito mais perto de um ser humano comum e parecido com nós mesmos do que eu gostaria de admitir.
Dorian faz aquilo que muitas vezes gostaríamos de fazer e não o fazemos. Peca como se não houvessem consequências.

Nem se eu tentasse explicar o que me prendeu a esse livro eu saberia, mas acima estão algumas das minhas suspeitas.

Um livro para ler e reler sem dúvida nenhuma.

Milene135 18/05/2024

O retrato de Dorian Gray
Dorian Gray vale a pena? Particularmente não fui muito fã da história, mas lembre-se que isso é uma opinião particular minha. O livro possui muitas filosofias interessantes, além de fazer várias críticas ao narcisismo que o personagem contém por ter uma aparência exuberante! A linguagem é formal, mas não é nada difícil de entender! ?

Madu Olifotet 17/05/2024

É este encantamento com sua própria beleza que faz com que Dorian Gray antecipe o narcisismo moderno. Dorian, enlevado por sua própria magnificência, já não percebe mais ninguém.

O narcisista é constitutivamente insatisfeito, pois a irrelevância do outro faz com que jamais se possa satisfazer.

Não há ninguém no mundo que seja bom o suficiente para ele, assim, nunca alcança aquela sensação de completude que crê que teria sozinho.

Além disso, é possível vivenciar muitas experiências acompanhado por outros, e ainda assim sentir-se solitário. Pois, novamente, quando o outro não é relevante, torna-se apenas um instrumento. Para mim, tu não representas nada, e eu, igualmente, nada represento para ti.

Pdrmcd 17/05/2024

As aparências enganam
?O Retrato de Dorian Gray? é uma ótima obra que tensiona e critica uma sociedade onde as aparências são o mais poderoso capital social.

Nesse livro vemos um personagem, que na minha visão apresenta um óbvio caso de narcisismo, que abdica de tudo em sua vida para permanecer jovem e relevante.

Esse é um ótimo livro para refletir sobre questões de quem somos no interior.

O que mais me encantou no livro é as correlações que podem ser feitas com a vida pessoal de Oscar Wilde, como essa questão de ter um segredo pessoal que você tem que guardar a sete chaves.

No mais o livro é bem legal e eu recomendo a leitura! Dos clássicos da Penguin que eu li, até agora, é um com a leitura mais fluida e de fácil entendimento.

Sofia889 16/05/2024

Que é genial e a premisaa é interessante,isso não vou negar,mas o livro não tem nada que te prenda execeto os personagens exêntricos,que nem pra mim isso foi o bastante.
3 ou 2 meses lendo esse livro que me deixou na ressaca literária,muito e desintressante,gastei 80 reais nisso acrefitando que seria uma obra prima; esperava muito mai